Você sabe o que faz e o que é um trader?

Era da informação, internet, redes sociais, diferentes relações de trabalho: esse é o nosso mundo, diferente do que estávamos acostumados a ver quando crianças. Hoje, vários profissionais fazem home office, com horários flexíveis e até para mais de uma empresa.

É dentro desse cenário que surgiu a profissão de trader, uma carreira que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Quer saber mais sobre a atividade, o perfil desse profissional e o que ele faz? Continue a leitura!

O que é um trader?

A evolução no mercado de trabalho trouxe algumas mudanças na forma como as pessoas vivem, se relacionam e como investem seu dinheiro.

É aí que surge a necessidade do trabalho de um trader: ele é o profissional que cuida de investimentos, em especial na Bolsa de Valores, lidando com as muitas formas de investir e incrementar seu capital.

Esse especialista no mercado financeiro é, conforme a tradução livre de sua função, um negociador. Comprar barato e vender com preço mais alto é a tônica de seu trabalho. Para isso, sua formação deve ser em administração, economia ou finanças.

Engana-se quem acha que o trabalho é simples. Para alcançar seu objetivo, o trader precisa conhecer de economia, política, finanças, comportamento, ser excelente em matemática, proativo, ter raciocínio rápido, lógico e boa capacidade de avaliar riscos.

Com as possibilidades que a tecnologia trouxe para o mercado financeiro, ele também deve saber lidar com armazenamento de dados na nuvemaplicativos financeiros e contábeis. Isso porque o segmento é tão ágil e sensível ao ponto de um segundo representar milhares de reais ganhos — ou perdidos.

Onde o trader atua?

O mercado financeiro deixou de ser privilégio de poucos. O trader pode atuar para diferentes públicos, como veremos abaixo:

  • Bancos;
  • Corretoras;
  • Fundos de pensão;
  • Pessoa física.

Trabalhando para bancos ou fundos de pensão, a função do trader é, de acordo com os valores disponíveis, negociar diariamente para gerar ganhos para a instituição. Geralmente ele compra e vende papéis durante um mesmo dia, de forma a fechar seus resultados e atingir os objetivos.

No caso de corretoras, o atendimento é feito aos clientes da empresa de maneira diferente. Normalmente os clientes decidem quais papéis comprar ou vender, cabendo ao trader a negociação efetiva.

Ele pode, conforme sua experiência e relacionamento com o cliente, sugerir a compra ou venda de determinados papéis, sempre deixando a decisão final com o cliente.

Além disso, muitos traders atuam na gestão de seu próprio capital. São profissionais de diversas áreas que preferiram administrar seu dinheiro, em vez de terceirizar essa atividade.

O que um trader precisa para ser efetivo?

Além de excelente em cálculos, é preciso estar atualizado em relação a tudo o que acontece no mundo. Mudanças políticas, novas regras na economia, países em situação financeira delicada ou empresas com queda de vendas: cada detalhe é importante e interfere no humor do mercado financeiro.

Sendo assim, o trader precisa estar atualizado o tempo todo. Para isso, sua grande aliada é a tecnologia. Aplicativos de agenda, financeiros e, obviamente, o acesso às notícias em tempo real facilitam as análises e, consequentemente, os ganhos.

Falando em ganhos, vale lembrar que um dos riscos da profissão é que o trader nunca tem certeza de quanto ganhará em um mês. Ainda assim, ele deve ficar atento às leis e declarar os ganhos ao fisco para não ter problemas no futuro.

Outra necessidade de um bom trader é ter controle psicológico. Saber avaliar riscos de uma operação, decidir em que informação acreditar — a incidência de boatos é gigante nesse segmento —, saber lidar com eventuais perdas e traçar um plano de investimentos eficaz são atitudes essenciais nessa carreira.

A definição de seu perfil de investidor também é relevante. Conhecê-lo permitirá desenhar a estratégia mais eficaz para alcançar seus objetivos. Afinal, vale lembrar que não existe receita de bolo: sua autenticidade será predominante em suas negociações.

Agora que você conhece todas as características de um trader de sucesso, que tal compartilhar o post nas suas redes sociais? Mostre aos seus amigos o papel desse profissional nos dias de hoje!