Você sabe o que é alavancagem financeira?

O termo “alavancar”, em um contexto financeiro, se refere à tática de maximizar a rentabilidade através de uma espécie de endividamento, fazendo um empréstimo para investir. Na prática, a alavancagem financeira serve para aumentar a rentabilidade de um investimento sem fazer acréscimos em seu custo inicial. Essa é uma estratégia muito utilizada para multiplicar rapidamente o patrimônio.

Falando assim, parece que tudo são flores, mas a verdade é que, como se pode esperar, os riscos também aumentam muito com essa técnica. Por isso, ela só deve ser adotada por quem realmente tem conhecimento e experiência. 

Neste post, você entenderá como funciona a alavancagem financeira e quais são seus benefícios. 

O Que é Alavancagem Financeira?

A alavancagem financeira é um mecanismo utilizado por investidores para fazer aplicações com valores mais altos do que ele conseguiria arcar sozinho. Esse recurso pode ser utilizado na Bovespa, com ações, e na BM&F, com contratos futuros, e falaremos um pouco sobre isso mais adiante. 

Com ativos alavancados, é possível melhorar o desempenho da carteira e obter retornos muito mais rápidos. É preciso, entretanto, atentar para os riscos pois, assim como a rentabilidade, os prejuízos nesse tipo de estratégia também podem ser impulsionados. É por isso que o recurso deve ser restrito àqueles que já sabem fazer um bom gerenciamento de risco. 

Como funciona a alavancagem?

A alavancagem financeira nada mais é do que um crédito especial. Ela é utilizada quando o investidor acredita no potencial de determinada operação, mas não tem dinheiro suficiente disponível para fazer a aplicação. Nesses casos, para não deixar a oportunidade passar, ele toma um empréstimo para investir e, mais tarde, com o lucro obtido, cobre o débito feito. 

Para lançar mão desse recurso, o investidor deve depositar um valor como garantia, que pode ser em dinheiro ou em ativos, e, caso o pagamento do empréstimo não seja feito no período determinado, haverá incidência de juros e perda de capital. 

Como é uma operação arriscada, afinal, o mercado financeiro não é totalmente previsível, nem precisamos dizer que a alavancagem financeira não é recomendada para iniciantes, não é mesmo?  

Por que investir alavancado?

A principal vantagem da alavancagem financeira é que ela permite que pequenos investidores também alcancem resultados expressivos, assim como os maiores investidores. Isso não seria possível sem o empréstimo de capital para fazer determinadas operações.

Usando a alavancagem, o investidor consegue movimentar quantias muito mais expressivas do que aquelas que ele realmente tem disponíveis. Portanto, a rentabilidade é maximizada de uma maneira que seria inimaginável de outra maneira. 

O porém é que, ao aplicar um valor que ele não tem, o investidor automaticamente contrai uma dívida, o que representa um risco maior. Ainda assim, vale a pena se ele souber o que está fazendo, pois as operações que permitem alavancagem normalmente são muito rápidas e têm oscilações menores, como 0,5% ou 1%. Isso faz com que se ganhe no montante de várias operações. 

Principais cuidados a serem tomados

Como já explicamos, não só os lucros são amplificados com a alavancagem financeira: as possibilidade de perdas também o são. Por isso, algumas precauções devem ser tomadas. 

Para começar, cada operação deve ser analisada individualmente. Antes de prosseguir com uma operação alavancada é preciso conhecer o ponto de entrada, o capital mínimo, o stop loss e a perspectiva de risco. Só então, munido dessas informações, o investidor deve estipular a proporção de alavancagem. 

Outra dica é nunca tentar ganhar muito dinheiro apenas com uma operação, pois isso é bem arriscado. O ideal é, como falamos anteriormente, fazer várias operações e ganhar no montante, diluindo os riscos. O bom trader consegue ganhar dinheiro fazendo várias operações de sucesso, com ganhos que superam as perdas. 

Portanto, antes de apostar todas as fichas em um único palpite, o ideal é aplicar uma pequena quantia, avaliar o potencial do investimento e ir, pouco a pouco, investindo mais dinheiro na operação. 

Alguns tipos de alavancagem

Existem várias estratégias de investimento que oferecem a possibilidade de operar alavancado. Falaremos sobre três tipos comuns que podem ser utilizados para alavancar o capital.

Alavancagem no day trade

O day trade é a modalidade mais popular entre os traders que operam alavancados. O objetivo do day trader é obter retornos rapidamente,  se beneficiando das oscilações no preço das ações. A regra é fazer o maior número de operações possível para lucrar no montante de todas. E, é claro, alavancando o capital é possível investir quantias maiores e obter retornos mais expressivos.

Caso você queira saber mais sobre day trade, sugerimos dar uma olhada nesse post

Alavancagem no short selling

As operações de short selling são operações de venda a descoberto, e se dão quando o investidor procura ganhar com a queda do preço de uma ação. Para isso, ele vende o ativo mesmo sem tê-lo, e o recompra quando o preço baixar.

Em operações de day trade, a compra é feita em poucos minutos e, assim, o débito é zerado. Já se for um processo que leve mais de um dia, será necessário alugar a ação negociada de algum investidor, e fazer a devolução depois de recomprá-la. Nesse processo, também é possível alavancar o capital para investir uma quantia maior do que se tem. 

Alavancagem no mercado futuro

O mercado futuro é uma modalidade da Bolsa de Valores que permite que o investidor, ao invés de comprar ações, compre contratos de commodities, índices ou dólar. Quando o investidor adquire um contrato futuro, ele se compromete a pagar a diferença de preço que houver na data de vencimento. Ou seja, ele só precisa ter dinheiro o bastante para pagar a oscilação do preço, e não o contrato inteiro. Já fizemos post sobre isso e, na ocasião, explicamos que só é possível operar no mercado futuro alavancado.

A grande vantagem é que, investindo em contratos futuros, é possível alavancar o capital até 30x, o que o torna uma opção muito mais visada por quem quer ter ganhos altos e estiver disposto a correr mais riscos para isso. 

Esperamos que esta postagem tenha sido útil para tirar as principais dúvidas sobre o assunto, Você já tem o costume de operar alavancado?