Veja quais os principais indicadores de investimento que você deve acompanhar

Quem investe em ações precisa realizar um acompanhamento sistemático e detalhado do mercado financeiro, visando sempre obter as melhores rentabilidades. E existem indicadores de investimento que são fundamentais para definir se você está fazendo um bom negócio ou não.

A boa notícia é que, atualmente, a obtenção de informações é uma tarefa bem mais fácil do que era há alguns anos. Se antes só era possível contar com balancetes publicados em jornais impressos, hoje em dia a Internet democratizou muito o acesso aos números.

Com isso, você pode optar por aqueles investimentos mais promissores, reduzindo os riscos de arcar com prejuízos.

Veja, abaixo, 5 indicadores de investimento que você deve acompanhar:

1. Liquidez

A liquidez é a capacidade da empresa honrar com seus compromissos dentro do prazo estabelecido. Significa que a organização possui uma situação financeira positiva, que pode fazer com que seus investidores recebam de volta os valores aplicados.

O principal índice é o de liquidez corrente, que se refere a quanto a empresa tem para receber em um curto prazo, comparando esses valores aos compromissos de pagamento assumidos por ela. Este indicador deve sempre estar acima de 1, o que significa um resultado positivo.

2. Endividamento

Os indicadores de endividamento referem-se a quanto do capital de terceiros está sendo utilizado para o financiamento organizacional. Além disso, esses indicadores demonstram a capacidade que a empresa possui de gerar lucros suficientes para pagar os juros das dívidas contraídas, garantindo o crescimento de sua estrutura.

É importante ficar atento ao valor do endividamento total dividido pelo patrimônio organizacional. Esse índice demonstra a capacidade da empresa de quitar suas dívidas com o valor patrimonial que possui, o que traz segurança para o investidor.

3. Rentabilidade

A rentabilidade está ligada ao faturamento bruto da empresa por mês ou por ano. Avalia-se os lucros obtidos por meio de vendas, ativos e capital investido em outras ações.

Em relação a este indicador, deve-se ficar atento à margem operacional, que determina a margem de lucros obtida após a dedução de todas as despesas da organização, com exceção do Imposto de Renda.

4. Valor patrimonial

Quanto vale a empresa na qual você pretende investir? Este número é referente ao valor patrimonial, que é a soma de todos os bens da organização.

É importante ficar atento ao índice P/VPA, que faz uma comparação entre o valor de mercado e o valor contábil da empresa. Se este índice estiver muito baixo, significa que a empresa está “barata”, segundo o jargão do mercado financeiro.

5. Distribuição

Este indicador é utilizado para que o investidor saiba qual o percentual do lucro líquido vem sendo distribuído para os sócios. Também é conhecido como payout ratio.

Fique atento, pois há variações importantes neste índice, principalmente no caso de empresas que passam por fases de crescimento. Se está sendo destinado um grande percentual para investimento em melhorias, a distribuição entre os acionistas pode momentaneamente ser menor.

A análise detalhada desses indicadores de investimento é fundamental para que você obtenha resultados satisfatórios no futuro. Esteja sempre antenado ao mercado financeiro. Para isso, assine já a nossa newsletter e receba em seu e-mail nossos próximos textos!

Sobre o Autor

LiveCapital

LiveCapital é um gerenciador de investimentos que ajuda você a controlar online todas as suas ações, derivativos, fundos, renda fixa e outros ativos.