Veja 5 dicas para viver de rendimentos

De fato, o grande objetivo de quem busca a independência financeira é conseguir viver de rendimentos. Entretanto, essa é uma tarefa que exige, além de muito comprometimento, uma boa dose de conhecimentos sobre finanças, o que faz com que muitos se sintam perdidos, sem saber por onde começar.

Então, você se identificou com isso? Pois este post foi feito para você! Separamos aqui 5 dicas sobre o que você precisa fazer para, um dia, conseguir viver de rendimentos. Confira!

5 principais dicas para viver de rendimentos

1. Fique longe das dívidas

Não é novidade para ninguém que ser endividado não é uma boa ideia. Por isso, evite contrair dívidas desnecessárias e com as quais você não poderá arcar no futuro.

Além disso, não é raro que os juros cobrados nas dívidas sejam maiores do que o rendimento que você teria investindo. Então, se já estiver endividado, o ideal é quitar suas dívidas antes de começar a investir.

Se não tiver condições de quitá-la imediatamente, renegocie-a com o credor ou, pelo menos, pague os juros, para evitar que essa dívida cresça.

2. Poupe parte da sua renda

Para conseguir viver de rendimentos, é fundamental ter dinheiro disponível para investir. Dessa forma, poupar parte da sua renda é um dos principais passos rumo à independência financeira.

Para isso, busque sempre viver em um patamar abaixo do que a sua renda permite — ou seja, gaste menos do que ganha.

É claro que isso exige certo sacrifício a curto prazo e muito comprometimento. Mas, com o tempo, você verá que é possível encontrar alternativas para economizar sem deixar de fazer o que gosta e o que é importante para você.

Em outras palavras, gaste o seu dinheiro com consciência. Você ficará surpreso com o quanto conseguirá poupar.

3. Planeje-se e estabeleça metas

Ter objetivos e metas bem definidas é um importante passo para atingir o sucesso financeiro. Você pode, por exemplo, estabelecer um orçamento mensal e encará-lo como uma meta de gastos, ou ainda ter metas relacionadas à rentabilidade de seus investimentos.

Tem algum sonho de consumo ou quer fazer uma viagem divertida com sua família? Planeje-se financeiramente para isso, reservando mensalmente parte da quantia poupada para a realização desses e outros objetivos.

Dessa forma, o seu fluxo de caixa usual não será afetado e você não precisará ficar endividado (lembre-se da dica 1!).

4. Aprenda a investir

Pouco adianta poupar dinheiro e ter metas claras se você não souber como fazer esse dinheiro trabalhar para você.

Investir seus recursos é essencial para acelerar sua caminhada rumo à independência financeira. Por isso, dedique-se a ampliar continuamente os seus conhecimentos e habilidades em investir. Estude diferentes tipos de investimentos e escolha aqueles que mais se adéquam às metas que você traçou.

Além disso, não se esqueça de diversificar sua carteira de investimentos, para reduzir os riscos, e de se manter sempre informado sobre a situação econômica do país e as tendências do mercado financeiro.

5. Monitore os resultados

Uma vez que tenha feito investimentos, monitore continuamente sua rentabilidade e, se julgar necessário, mude de estratégia, aproveitando também as oportunidades e oscilações do mercado.

Estabeleça indicadores para acompanhar seus investimentos e esteja sempre atento aos sinais que eles podem transmitir sobre a saúde e a solidez da sua carteira. Para facilitar todo esse controle de maneira segura e ainda economizar tempo, você pode contar com softwares ou aplicativos especializados nessa função.

Por onde começar

Viu só como não é tão difícil começar a caminhada em direção à independência financeira? Com planejamento, dedicação, autocontrole e estudo é possível, sim, construir um patrimônio suficiente para viver de rendimentos.

Agora que você já tem noção de por onde começar, faça-o o quanto antes! Afinal, lembre-se de que o tempo é um fator importantíssimo quando estamos falando de investimentos e enriquecimento. Boa sorte!

Por fim, se gostou do nosso artigo e quer ter acesso a novos conteúdos como esse, aproveite para assinar a nossa newsletter para receber outros conteúdos em primeira mão!

Sobre o Autor

LiveCapital

LiveCapital é um gerenciador de investimentos que ajuda você a controlar online todas as suas ações, derivativos, fundos, renda fixa e outros ativos.