Tipos de Seguro – Como proteger seu patrimônio

De nada adianta investir, conseguir acumular uma boa quantia ao longo dos anos, se você não tiver a preocupação de proteger o patrimônio adquirido. Bens como automóveis, apartamentos, e até mesmo a sua própria vida podem ser protegidos por meio de seguros distintos. Pode acreditar, hoje em dia, já existe um tipo de seguro específico para qualquer coisa que você imagine! 

Infelizmente, porém, não são todos que adotam essa precaução, e o mercado de seguros ainda é uma incógnita para grande parte dos brasileiros. Nesse post, portanto, vamos falar sobre os diferentes tipos de seguros e sua importância para garantir a segurança do seu patrimônio

O conceito de seguro

Convencionou-se chamar de seguro qualquer operação que tome forma jurídica de um contrato, pelo qual uma das partes (o segurador) se obriga a indenizar a outra parte (o segurado) em caso de ocorrência de determinado sinistro, como forma de compensá-la por um prejuízo. 

A necessidade de proteção contra potenciais riscos, a imprevisibilidade em relação ao futuro e a insegurança levaram à criação de mecanismos de proteção para a própria vida e para a propriedade privada. Um desses mecanismos são os seguros, idealizados para a prevenção de prejuízo econômico resultante da destruição ou perda do patrimônio acumulado. 

Nos contratos de seguro, há obrigações e direitos tanto para o segurador quanto para o segurado. Enquanto o segurado paga para obter a proteção dos seus bens, o segurador cobra o prêmio, ou seja, o valor estipulado em contrato que o segurado tem que pagar todos os meses.

Para que seja feito um contrato de seguro, é preciso que exista um interesse segurável (o bem em questão, como a casa ou o carro do beneficiário),  um risco segurável (o evento possível, incerto e futuro que possa prejudicar o interesse segurável), um prêmio (o valor do seguro) e a obrigação do segurador a indenizar o segurado em caso de sinistro.

Do seu surgimento em tempos longínquos até a atualidade, os seguros passaram por transformações e se aperfeiçoaram. Hoje, existem seguros de diferentes tipos, cada qual com sua especificidade, como veremos a seguir. 

Os principais tipos de seguros

Existem diversos tipos de seguros no mercado, e nem sempre todos eles serão indicados para as suas necessidades. Listaremos abaixo algumas das principais opções. 

– Seguro patrimonial

Esse seguro protege contra incêndio e roubo de imóveis, bem como outros prejuízos. 

– Seguro de automóvel

Com os índices de roubos de carros crescendo, esse seguro é imprescindível para qualquer um que use veículos próprios como meio de transporte. O seguro de automóveis protege contra roubos e acidentes de carros, de responsabilidade civil contra terceiros e DPVAT. 

– Seguro habitacional

Esse tipo de seguro também é de fundamental importância para quem tem casa própria em financiamento. Trata-se do seguro contra riscos de morte e invalidez do devedor e de danos ao imóvel financiado

– Seguro de vida

Esse é especificamente indicado cado você ainda esteja começando seu planejamento de aposentadoria ou seus investimentos em previdência privada, e não queira deixar sua família desassistida caso aconteça alguma coisa com você. O seguro de vida garante a segurança de seus entes queridos nos casos de morte previstos no contrato

– Seguro de incapacidade

Esse tipo de seguro, da mesma forma que o seguro de vida, cobre uma eventual invalidez do beneficiário. Dessa forma, se o segurado sofrer um acidente, tiver uma doença ou tornar-se incapaz de trabalhar por qualquer razão, terá uma salvaguarda para conseguir se manter. 

– Seguro saúde

Esse é o famoso plano de saúde, em que se paga uma mensalidade fixa e, em troca, ganha-se a cobertura médica e hospitalar na rede credenciada. Normalmente, as empresas oferecem esse tipo de seguro aos seus colaboradores mas, se não for o caso, sugerimos que você o contrate por conta própria. Afinal, as despesas por trás de uma cirurgia ou uma eventual internação hospitalar podem ser muito altas, e nunca se sabe quando uma emergência pode ocorrer. 

– Seguro viagem 

Para quem planeja uma viagem internacional, é interessante contratar esse seguro, pois ele pode livrar o segurado de dívidas astronômicas caso algo dê errado, e ainda evita incidentes que eventualmente possam ocorrer durante o deslocamento. 

É claro que existem muitos outros tipos de seguros mas, em geral, esses são os mais visados. Nossa dica principal é: faça seguro daqueles bens (materiais ou não) que lhe forem mais caros, e evite dores de cabeça desnecessárias no futuro. 

A importância de fazer um seguro para seus bens mais valiosos

A contratação de um seguro tem duas grandes vantagens. A primeira delas é garantir a proteção do bem, evitando rombos no orçamento para repor eventuais danos patrimoniais. A segunda delas é garantir o conforto e a tranquilidade do beneficiário desse seguro, evitando a ansiedade que o medo da perda dos bens segurados poderia causar. 

Contratar seguros, assim como ter um bom planejamento financeiro e uma reserva emergencial, é uma estratégia para evitar que imprevistos e fatalidades possam vir a comprometer seu patrimônio e, de quebra, tirar sua paz de espírito. Contando com essa proteção, você tem a garantia de que, se qualquer coisa acontecer, não terá de arcar com gastos imensuráveis para repor o bem roubado ou danificado. Dessa forma, sobra mais dinheiro no seu orçamento para poupar e investir. 

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais!