Suitability – O conceito que todo trader precisa assimilar

Todo investidor que se preze almeja obter bons resultados no mercado financeiro e, para alcançar esse objetivo, é necessário determinação e dedicação para estudar o mercado atentamente. Nesse contexto, é essencial fornecer as informações necessárias para a corretora checar o Suitability, ou seja, o perfil de risco de cada investidor que se cadastra e cria uma conta na corretora.

Nesse post,vamos explicar o conceito de Suitability, a sua importância para o investidor, e também comentar sobre os diferentes perfis de risco.

O que é Suitability?

Esse conceito se refere à verificação e à adequação dos produtos financeiros às possibilidades e necessidades dos investidores. Seu principal objetivo é definir o perfil de cada investidor para a corretora. Isso é feito com base nos dados preenchidos durante o cadastro.

Algumas das informações que devem ser preenchidas no momento da abertura da conta são os dados pessoais do investidor, o capital disponível para investimento e o tipo de mercado em que ele pretende investir, por exemplo. Tudo isso ajuda a garantir a segurança dos investimentos e a proteção dos clientes.

Quais são os perfis de risco de investidores?

Há três diferentes perfis de risco e, para cada um, existem investimentos mais recomendados.

O primeiro perfil é o conservador. Investidores conservadores procuram aplicações mais seguras, com menos riscos e surpresas envolvidos, e que tenham boa liquidez. Esses investidores analisam questões como a expectativa de retorno do capital aplicada a longo prazo e a baixa possibilidade de perdas financeiras.

Para investidores que se encaixam nesse perfil, os investimentos mais indicados são os fundos de renda fixa, o Tesouro Direto, o CDB (Certificado de Depósito Bancário), Debêntures, LCA (Letras de Crédito do Agronegócio),  e LCI (Letras de Crédito Imobiliário).

O segundo perfil é o moderado, um investidor que está um pouco mais disposto a correr riscos do que o conservador na hora de investir, mas que ainda preza pela segurança e pela garantia de retorno financeiro. Ele procura focar na obtenção de ganhos mais elevados do que as opções consideradas “tradicionais”, mas que não representem riscos tão altos assim. Boas recomendações de investimentos para esse perfil são os Juros Pós-fixados, Juros Pré-fixados, Ações e Multimercado.

Por fim, o investidor de perfil agressivo é aquele que detém mais conhecimento sobre o mercado financeiro e, por isso, se sente relativamente mais seguro a correr riscos mais altos visando a um retorno financeiro maior. Para esse perfil de investidor, é recomendado um “mix” de aplicações conservadores e moderadas e de investimentos de alto risco, como as ações e os derivativos.

Por que o conceito de Suitability é tão importante para o investidor?

A identificação do perfil de risco do investidor permite que ele seja direcionado para as alternativas que mais se encaixem às suas necessidades e expectativas de retorno. Com isso, é possível montar uma carteira com produtos segmentados e variados, o que garante que as possibilidades de bons resultados sejam muito melhores. Evidentemente, o investidor precisa ser o mais sincero possível no momento do cadastro, para que sejam indicados os produtos mais alinhados às suas demandas.

Seja qual for o seu perfil de investidor, o LiveCapital é a solução perfeita para controlar o seu patrimônio e fazê-lo aumentar. Se você já sabe qual é o seu perfil, mas precisa de um auxílio para gerenciar seus investimentos de uma forma segura, pode contar com a gente! Clique e conheça nossas soluções.