Siga essas dicas para chegar ao seu primeiro milhão

Ser milionário é um sonho que desde sempre figura no imaginário popular. Porém, muitas pessoas acham que esse é um feito utópico e inalcançável para os “reles mortais”, viável apenas para aqueles que já nasceram em berço de ouro. Porém, a gente tem um segredo para compartilhar: não é bem assim que a coisa funciona, e conquistar o primeiro milhão não é uma tarefa tão inatingível como se costuma pensar.

Duvida dessa afirmativa? Nesse post a gente prova para você que chegar ao seu primeiro milhão é possível (e ainda damos o caminho das pedras para começar desde já)! 

1- Monitore seus gastos

O primeiro passo para conseguir juntar dinheiro o suficiente até chegar ao sonhado milhão é saber exatamente para onde o seu dinheiro está escoando. Muitas vezes, perdemos o controle das pequenas despesas do dia a dia, e isso é um erro pois, no final do mês, esses gastos que pareciam insignificantes vão se somando e podem causar um grande impacto no orçamento.

Por isso, o melhor a se fazer é ter disciplina para gerenciar tudo o que se gasta, desde o cafezinho pós-almoço até as corridas de Uber, passando, é claro, para todas as faturas e boletos a serem quitados todos os meses. Utilize planilhas, aplicativos, anote, guarde notas fiscais, enfim, utilize o melhor método para sua rotina, mas não deixa de efetuar um monitoramento constante das despesas

2- Tenha um planejamento financeiro 

Quando você começa a manter suas despesas sob controle, fica mais fácil se planejar.  Muitos  têm dificuldade de economizar justamente por falta de disciplina financeira, e uma boa organização pode ajudar na desafiadora tarefa de juntar um milhão. 

Para efetuar seu planejamento financeiro você precisará somar todas as suas fontes de renda e descobrir de quanto você dispõe para gastar mensalmente. Essa será a base de seu orçamento. Depois disso, você precisa elencar todas as despesas a serem pagas, dívidas a serem quitadas e, de preferência, alocar um percentual para emergências. Feito isso, o próximo passo é identificar quais dessas despesas são supérfluas e poderiam ser cortadas (ou reduzidas) sem grandes impactos.

Alguns exemplos de despesas que podem ser riscadas da lista são as anuidades de cartão de crédito (hoje já existem várias opções de cartões sem anuidade!), planos de telefonia cheios de funcionalidades que você não usa, pacotes muito extensos de TV a cabo, entre outras. Depois de eliminar todos esses gastos desnecessários, você vai começar a estabelecer as suas metas de curto, médio e longo prazo. 

3- Comece a poupar hoje mesmo

Ninguém chega ao primeiro milhão sem fazer alguns sacrifícios. Por isso, acostume-se com a ideia de que você vai ter que começar a economizar. Uma boa dica é sempre viver um degrau abaixo da sua renda, ou seja, não gastar o máximo que o que seu salário permite e, em lugar disso, ter um padrão de vida um pouco mais modesto. 

O ideal é você estipular uma meta mensal do quanto deve poupar para aplicar em investimentos, e analisar as oportunidades para conseguir chegar a essa meta. Portanto, economize dinheiro com supérfluos, evite compras por impulso, pesquise preços e negocie descontos nas lojas, comece a fazer um uso mais consciente de energia elétrica e busque alternativas para economizar sempre que possível. Acredite, sempre dá para fazer um esforcinho para enxugar um pouco mais o orçamento. 

4- Invista o que você conseguir economizar

Quando você tem um bom planejamento financeiro e economiza uma boa quantia todos os meses, é possível finalmente começar a investir. Engana-se quem pensa que é preciso muito dinheiro sobrando para aplicar: na realidade, existem investimentos de valor mínimo muito baixo e, com disciplina, é possível encontrar o produto perfeito para a sua realidade financeira e o seu perfil de investidor.

Procure fazer aportes mensais de acordo com suas possibilidades, afinal, eles são extremamente importantes para aumentar o volume de recursos poupados e permitir que você chegue mais rapidamente ao tão sonhado primeiro milhão.

O ideal, para ter melhores resultados, é optar por aplicações com liquidez diária e rentabilidade próxima à  da taxa Selic ou 100% do CDI. Essa é a melhor forma de fazer os juros compostos fazerem sua mágica e trabalharem a seu favor! 

5- Busque uma renda extra

A matemática é simples: aumentando a sua renda você terá mais dinheiro disponível para poupar e caminhar mais rapidamente em direção ao seu objetivo. Por isso, busque alternativas: preste serviços como freelancer, alugue sua vaga na garagem caso não esteja usando, preste consultorias, dê aulas particulares e faça o que estiver ao seu alcance para ter uma fonte de renda extra

Vale lembrar que não é só porque a renda aumentou que você está liberado para gastar mais! A regrinha de viver um patamar abaixo continua valendo aqui. 

6- Procure orientação financeira para viabilizar seu sonho

Nem sempre é simples dar conta de tudo sozinho. Às vezes, você pode precisar de orientação para saber como investir melhor. Nessa hora, ter um mentor pode ser de grande valia: pode ser um contador, um investidor mais experiente ou até mesmo uma assessoria especializada em ajudar seus clientes a poupar de forma mais inteligente e assertiva, otimizando seus resultados. 

Você também pode contar com a ajuda do LiveCapital para gerenciar seus investimentos. Com ele, é possível controlar suas ações, derivativos, fundos, renda fixa e outros ativos em um só lugar, totalmente online e com segurança.

Esperamos que essas dicas ajudem você a investir melhor e finalmente conquistar o seu primeiro milhão!