Selic em queda: saiba como pode influenciar em seus investimentos

Quem se interessa por investimentos e acompanha o noticiário a respeito do assunto sabe que a taxa Selic, sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, vem apresentando sucessivas quedas nos últimos meses. Essa é uma taxa básica de juros determinada pelo Copom (Comitê de Política Monetária) e usada pelo Banco Central como ferramenta de controle da política monetária do país. Ela alcançou o valor de 14,25% nos anos de 2015 e 2016 e na última reunião ficou estabelecida em 7,5%.

O impacto da Selic em queda no mercado financeiro é grande, uma vez que essa é uma taxa base para rendimentos de alguns produtos disponíveis para investimento e afeta, também, os rendimentos da poupança. Diante desse cenário, listamos alternativas de investimento para aqueles que querem buscar um melhor desempenho da sua carteira.

Debêntures

São papéis emitidos por empresas que precisam de financiamento para alguma operação ou pagamento de dívida. O investidor, dessa forma, empresta seu dinheiro em troca de retornos interessantes. As debêntures não são um investimento garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) e, portanto, apresentam mais risco que outros investimentos. Em contrapartida, os retornos se mostram, muitas vezes, um pouco maiores também.

LCIs e LCAs

As letras de crédito imobiliário e as letras de crédito do agronegócio são alternativas de investimento nos setores aos quais se referem. O investidor empresta o dinheiro para financiar atividades do setor imobiliário ou do agronegócio, em troca de rendimentos futuros. É uma opção que atualmente exige um investimento inicial um pouco maior, mas que apresenta a garantia de restituição pelo FGC em caso de falência das instituições emissoras do título.

Fundos multimercado

Os fundos multimercado são investimentos que combinam diversos ativos para montar carteiras que podem mesclar renda fixa e renda variável. O diferencial desse investimento é que a gestão do fundo fica na mão de especialistas no assunto, que tratam de garantir melhores resultados. Dessa forma, o investidor precisa escolher uma carteira que se adeque ao seu perfil e atenda seus objetivos, mas não precisa se preocupar em administrá-la.

Tesouro IPCA

Os títulos do Tesouro Direto podem ser indexados a outras taxas de rendimento que não a Selic. Dessa forma, o tesouro IPCA apresenta um desempenho que acompanha a taxa de inflação e pode ser uma ótima opção para contornar a Selic em queda.

Mercado de ações

O aumento da confiança na economia do país e os recentes resultados do índice Ibovespa fazem com que as ações sejam uma boa opção para quem deseja experimentar o mercado de renda variável. Apesar de ser um cenário mais dinâmico e que exige maior dedicação do investidor, o mercado de ações é justamente a contrapartida da queda na Selic, uma vez que a facilidade de crédito aumenta a capacidade de consumo e, consequentemente, melhora o desempenho das empresas.

Preparado para colocar nossas dicas em prática? Com a Selic em queda, é essencial conhecer novas alternativas de investimento e buscar bons rendimentos. Aproveite para nos seguir em nossas redes sociais. Acesse o Facebook, Twitter e LinkedIn da LiveCapital e tenha acesso a conteúdos de qualidade que vão te ajudar a ter os melhores resultados em seus investimentos!