Saiba como fazer o controle de investimentos de ativos financeiros

Investir em ativos financeiros é uma ótima maneira de fazer seu patrimônio crescer. No entanto, não basta fazer as aplicações e “abandoná-las”: é preciso registrar novos aportes, verificar a distribuição, acompanhar as rentabilidades e compará-las com indicadores da economia.

Dessa forma, você tem mais dados para avaliar se o desempenho dos investimentos está sendo satisfatório e se as decisões tomadas foram corretas, podendo corrigir possíveis erros.

Se interessa pelo assunto? Então veja como fazer esse controle agora!

Verifique a distribuição de ativos

Não existe um investimento que seja o melhor: há várias opções disponíveis no mercado e cada uma delas é adequada para determinados objetivos e perfis de investidor. É importante ter isso em mente e fazer uma alocação adequada ao que você deseja alcançar.

O ideal, portanto, é saber quanto cada um dos tipos de ativos financeiros está presente em sua carteira de investimentos. É bom ter um pouco de tudo como forma de diminuir riscos e destinar parcelas maiores a alguns tipos de ativos, dependendo do que você procura.

Quem está investindo com foco em curto prazo, por exemplo, pode preferir a certeza da renda fixa. Já quem deseja um crescimento considerável no patrimônio visando a aposentadoria, pode colocar uma fatia maior de seus investimentos em ações e ETFs (fundos que acompanham índices e são negociados na bolsa), como forma de obter ganhos com o crescimento da economia do país.

Registre os aportes e retiradas

O hábito de investir todo mês é excelente. Além de contribuir para o crescimento do patrimônio no longo prazo, os aportes mensais podem ser usados para reequilibrar sua carteira — basta verificar a distribuição de ativos do tópico anterior e destinar o aporte para os que estão abaixo da alocação ideal.

Entretanto, é importante registrar o que é “dinheiro novo” na sua carteira de investimentos. Assim, você consegue saber exatamente quanto do crescimento do seu patrimônio se deve às novas aplicações e quanto é resultado do rendimento. O mesmo vale para as retiradas: anote sempre que precisar recorrer a um resgate.

Acompanhe a rentabilidade e compare com os indicadores

Por mais que sua estratégia de investimentos seja de longo prazo, você precisa checar o desempenho periodicamente. Consulte os extratos de seus títulos do Tesouro DiretoCDBsLCIsLCAs e de seus fundos de investimento, bem como a variação na cotação de suas ações.

Também é importante saber como sua carteira está indo comparada aos indicadores da economia. Para ações e fundos com renda variável, o índice Ibovespa serve muito bem como comparativo. Para investimentos em renda fixa, as taxas de juros Selic e CDI são ótimos parâmetros.

Em ambos os casos, é bom também não perder de vista os indicadores da inflação, como o IPCA e o IGP-M. Eles são essenciais para definir qual está sendo sua rentabilidade real, isto é, quanto os rendimentos estão superando o crescimento dos preços.

Use um software especializado

O controle dos investimentos em ativos financeiros geralmente é feito usando uma planilha. Porém, muitas vezes, você precisa ter um conhecimento avançado para desenvolver as fórmulas necessárias para essa tarefa.

Se você não quer ter esse trabalho, a melhor alternativa é recorrer a um software especializado. Com um sistema desse tipo, você consegue fazer todo o processo de controle de maneira muito mais simples e rápida. Basta registrar suas movimentações que ele se encarrega do resto.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe como fazer o controle dos seus investimentos em ativos financeiros, assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossos posts mais recentes!