Robôs investidores: o que você precisa saber sobre esta tendência?

Não é novidade que a tecnologia e a automação de processos têm ganhado cada vez mais espaço em diversos setores. Essas inovações estão chegando também no mercado financeiro. Um exemplo disso são os robôs investidores.

Com a alta da concorrência, a velocidade de informações e os acontecimentos do mercado e do mundo dos investimentos, os estudos em inteligência artificial estão crescendo para apresentar resultados mais rápidos e assertivos.

Para ficar por dentro das inovações capazes de otimizar as suas aplicações financeiras, você vai saber como os robôs investidores podem fazer parte da sua estratégia. Confira!

O que são robôs investidores?

Os robôs investidores tratam-se de um código elaborado por uma linguagem de programação. Ao ser implementado, esse código permite o recebimento e processamento de dados do mercado financeiro de acordo com regras pré-estabelecidas pelo usuário, que consideram indicadores e demais critérios das aplicações.

Em outras palavras, os robôs fazem todo o roteamento de ordens para a bolsa de valores, fazendo inclusive perguntas de acordo com seu perfil de investidor e seus objetivos para traçar a melhor estratégia para você.

No entanto, esses robôs investidores não são iguais aos dos filmes de ficção científica, já que os códigos são operados e acompanhados diariamente por pessoas que têm experiência no mercado financeiro e que conhecem todo os processos envolvidos.

Quais são as vantagens do uso de robôs nos investimentos?

Como você sabe, grande parte do trabalho do investidor é acompanhar, analisar e compreender informações do cenário econômico e do comportamento dos investimentos. Quanto mais o tempo passa, essas informações acontecem com mais velocidade e constância. Dessa forma, os robôs trazem alguns benefícios à sua estratégia. Veja!

Aumento da produtividade

É fato que a inteligência artificial consegue processar informações consideravelmente mais rápido que a mente humana. Os robôs investidores levam segundos para realizar ações que demandariam mais tempo, como negociar, enviar ordens ou tomar alguma atitude que considere a situação do mercado financeiro. Portanto, quanto mais rápidas as respostas, mais processos poderão ser feitos e menos oportunidades serão perdidas.

Mais acertos

Um simples erro na interpretação ou no lançamento de valores pode gerar uma série de prejuízos nas suas aplicações. Por isso, todo cuidado é pouco quando você está operando manualmente. Ao optar pela inteligência artificial na automação dos processos, você fica praticamente imune às falhas humanas mais recorrentes em investimentos.

Não leva em consideração o fator emocional

O seu estado de humor e suas respostas em relação às oscilações do mercado podem afetar diretamente o desempenho dos seus investimentos. Tanto o pessimismo exagerado quanto a confiança extrema afetam suas decisões. Por serem baseados em códigos, os robôs têm a vantagem de não serem influenciados por emoções.

Os robôs investidores são seguros?

A automação de processos dos seus investimentos é uma prática totalmente segura. É natural que, por ser recente, ela pode ser vista como ameaça por alguns investidores. Entretanto, assim como no ambiente corporativo, o mercado financeiro não tem mais espaço para profissionais desatualizados.

Como já mencionamos, por trás da tecnologia de inteligência artificial dos robôs, existem operadores com grande experiência no mercado financeiro. Dessa forma, os códigos são baseados em contextos e históricos de investimentos que permitem aos robôs processarem informações com precisão e segurança.

Inovações como os robôs investidores já comprovaram que são capazes de gerar resultados surpreendentes e as melhores opções de rentabilidade. Atualmente, o mercado de robôs gerencia quase R$ 300 milhões só no Brasil.

Os robôs investidores fazem parte das inovações que tem como objetivo gerar resultados melhores e mais rápidos para as suas aplicações financeiras. Uma boa alternativa para considerar seu uso é começar aos poucos, intercalando entre a operação manual e o uso dos robôs até que você ganhe confiança.

E aí, como andam os seus investimentos? Se você está precisando dar uma alavancada nas suas aplicações financeiras, conheça as tendências para os investimentos em 2018!