Quem tem os melhores investimentos: bancos, corretoras ou fintechs?

Certamente, se você está lendo esse post, possui algum dinheiro parado ou está pensando em começar a investir. Investimentos seguros como a poupança não possuem boa rentabilidade, então por que não encontrar melhores investimentos e fazer com que a rentabilidade do seu dinheiro seja maior?

Hoje não é mais difícil encontrar bons investimentos para seu capital, porém você deve saber por onde começar.

Para entrar no mercado financeiro e começar a investir, precisamos de um intermediário, uma instituição licenciada. As três opções mais conhecidas são os bancos, as corretoras e as fintechs. Neste artigo iremos falar sobre cada uma delas e apresentar qual oferece os melhores tipos de investimentos, suas vantagens e desvantagens. Boa leitura!

Bancos

Os bancos são hoje as instituições financeiras mais conhecidas entre todas as pessoas. Logo, quando alguém está pensando em investir, eles são o primeiro lugar que elas procuram.

Comodidade

Provavelmente a maioria das pessoas possui uma conta corrente ou uma conta poupança em algum banco, isso fará com que elas procurem essas instituições para investir. Aplicações como a poupança são opções bastante seguras e fáceis para começar, porém elas oferecem uma baixa rentabilidade se comparadas com outros investimentos de fácil acesso.

Se você possui algum dinheiro guardado no banco, certamente nem precisará procura-lo. É bem provável que o ele mesmo entre em contato com você oferecendo alguma oportunidade de investimento ou algum fundo da própria instituição.

Rentabilidade

Os investimentos oferecidos pelos bancos geralmente possuem uma rentabilidade baixa se comparados aos oferecidos por outros tipos de empresa. Dessa forma, só é vantajoso aplicar seu dinheiro neles se a taxa cobrada for zero ou pelo menos muito baixa, o que é um pouco difícil de se encontrar atualmente entre as grandes instituições.

Conflito

É claro, da mesma forma que o cliente busca melhores investimentos para seu dinheiro, os bancos procuram aumentar seus lucros buscando novos investidores. Ou seja, o banco está mais interessado em aumentar sua renda do que fornecer melhores rendimentos para seu cliente.

Corretoras

As corretoras de valor são empresas intermediárias, responsáveis por ligar os investidores às aplicações financeiras. Elas podem oferecer uma extensa gama de opções e são especializadas em investimento.

Rentabilidade

Aqui pode estar uma das principais vantagens de uma corretora: você é livre e pode escolher pelos produtos que quiser, pois elas oferecem diversos tipos de investimento em diferentes instituições, fato que não ocorre nos bancos. É possível criar um equilíbrio entre segurança e rentabilidade para seu capital utilizando diferentes aplicações.

Complexidade

Dentro de uma corretora é possível encontrar investimentos em renda fixa e em renda variável. Por conta disso, é necessário pelo menos um conhecimento básico sobre eles para que haja um bom aproveitamento de sua rentabilidade.

O investimento na bolsa de valores exige bastante atenção e expertise, por exemplo. Dependendo da operação, será necessário a análise de diversos dados em um intervalo de tempo e isso requer uma base de estudo para entender tudo o que acontece nesse ambiente.

Fintechs

Muitos ainda não conhecem o que são as Fintechs — “Financial Technology” ou “Tecnologia Financeira”, em tradução livre. Resumidamente, são empresas startups que criam inovações tecnológicas na área de serviços financeiros, com o intuito de facilitar a interação entre o investidor e o mercado financeiro. Vantajoso ou não?

Praticidade

As fintechs costumam usar aplicativos para descomplicar a vida do investidor. Elas possuem uma plataforma onde o investidor pode ver a experiência que terá com seus investimentos. Esse serviço é automatizado, ou seja, não precisa de contato com ninguém, o que o torna mais rápido e eficiente. Quem possui o mínimo conhecimento possível de computadores não terá muita dificuldade de interação com o sistema de uma fintech.

Assim como as corretoras, as fintechs também possuem melhores taxas e serviços mais baratos se comparados aos bancos tradicionais.

Para decidir quem possui os melhores investimentos você terá que observar, então, qual o aspecto que mais pesa na sua vida: comodidade, rentabilidade ou praticidade? São diferentes opções para investir e, a partir das informações apresentadas aqui, será possível escolher qual delas é melhor para você e para o seu dinheiro.

Gostou do nosso post? Então siga as nossas páginas nas redes sociais e fique ligado em mais dicas como essa!