Quando é vantajoso fazer investimento em renda fixa?

O ramo dos investimentos vive um momento de desmistificação, tornado-se interesse de um público cada vez mais amplo e diversificado. Com o avanço tecnológico e disponibilidade de informações na internet, hoje é possível entender melhor o mercado financeiro e buscar o investimento mais adequado para cada perfil de investidor, seja ele iniciante ou já atuante na área.

De forma geral, dois grupos dividem os tipos de investimento: o de renda variável e o de renda fixa. Trataremos brevemente, neste artigo, sobre investimento em renda fixa, esclarecendo pontos básicos, como: o que é esse gênero, quais são seus benefícios, como investir nele e quais são os principais tipos de investimento nessa categoria, bastante recomendada para o atual momento econômico que vivenciamos atualmente. Acompanhe!

O que são os investimentos em renda fixa?

Trata-se dos investimentos menos arriscados, feitos em Títulos Públicos e Privados. Suas condições de rentabilidade são definidas no momento da aplicação, no qual é possível conhecer a remuneração que será gerada por determinado prazo.

Nesse tipo de movimentação, o investidor empresta dinheiro ao emissor, e a remuneração é composta dos juros em torno do capital investido. Esse emissor pode ser um banco, uma empresa ou mesmo o governo, que, dessa forma, capta recursos para financiar projetos. Bancos e corretoras de valores disponibilizam a compra de títulos em renda fixa.

Quais são seus benefícios?

Um dos principais benefícios do investimento em renda fixa é o baixo risco — por isso, é uma forma de investir bastante indicada para o perfil de investidor conservador. Sua previsibilidade é outro ponto favorável, pois gera segurança para o investidor.

Outra vantagem desse tipo de investimento é a boa rentabilidade, acompanhada das expectativas acerca da recuperação econômica que vem se desdobrando aos poucos no país. Além disso, outra vantagem do investimento em renda fixa é sua liquidez, permitindo que o investimento possa ser retirado a qualquer momento, sem perda de valores.

Como investir em renda fixa?

O primeiro ponto a ser definido é a quantia que será investida, de acordo com os objetivos do investidor. Há opções em que o investimento inicial é bastante acessível. Após a definição da quantia a ser investida, é preciso abrir uma conta em uma corretora que desenvolverá o intermédio entre o investidor e o mercado.

Aberta a conta, será feita a transferência do capital que será investido para a corretora. Posteriormente, é feita a aplicação nos produtos que serão adquiridos.

Em quais produtos de renda fixa investir?

O leque de opções para o investimento em renda fixa é amplo. Veja alguns deles:

LCI – Letra de Crédito Imobiliário

São os investimentos voltados ao financiamento do setor imobiliário, sem imposto de renda.

LCA – Letra de Crédito do Agronegócio

Investimentos também sem imposto de renda, que direcionam recursos para o setor agrícola. O dinheiro investido, portanto, é um empréstimo ao agronegócio.

CDB – Certificado de Depósito Bancário

Bastante procurado por investidores por proporcionar segurança, o CDB consiste em títulos emitidos pelos bancos para que captem recursos.

CRI – Certificado de Recebíveis Imobiliários

Esse tipo de investimento gera direito de crédito ao investidor, que receberá uma remuneração do emissor, de forma periódica ou no momento do vencimento do fundo.

CRA – Certificado de Recebíveis do Agronegócio

Categoria de investimento recente, também ligada ao agronegócio, voltada ao financiamento de produtores rurais e cooperativas.

Debênture

Forma tradicional de investimento no país, esse é um título de dívida que dá ao investidor o direito de remuneração que será concedida pelo emissor, que recebe o empréstimo do valor investido.

FIDC – Fundo de Investimento em Direitos Creditórios

Destina ao menos 50% dos recursos à aquisição de direitos creditórios, que são os títulos de crédito originados por uma empresa a partir de transações diversas.

Pesquise outras informações sobre cada tipo de investimento, escolha o mais apropriado ao seu perfil, condições e objetivos e aposte no investimento em renda fixa para aumentar seu patrimônio.

Se você gostou das dicas do post, siga nossos perfis nas redes sociais — Facebook, Twitter e LinkedIn — e não perca nossas atualizações!

Sobre o Autor

LiveCapital

LiveCapital é um gerenciador de investimentos que ajuda você a controlar online todas as suas ações, derivativos, fundos, renda fixa e outros ativos.