Qual a diferença entre rentabilidade esperada e rentabilidade observada?

O conceito de rentabilidade propriamente diz respeito ao percentual de retorno quando se decide investir em algo (seja no mercado financeiro, em imóveis, ou em empresas, por exemplo). Por meio do cálculo de rentabilidade, é possível saber a porcentagem de remuneração de uma aplicação sobre o capital investido, ou seja, quanto determinada aplicação trouxe de retorno se comparada ao valor investido.

E existem diversas formas de analisar a rentabilidade de um investimento. Entre elas, podemos destacar a rentabilidade esperada e a rentabilidade observada. Neste artigo, falaremos sobre o tema, explicando as questões de rentabilidade e mostrando as diferenças entre os dois tipos aqui mencionados. Acompanhe:

Definições de lucratividade e rentabilidade

Para começar, é preciso definir os conceitos de lucratividade e rentabilidade, já que há bastante confusão entre eles. Apesar de ambos serem indicadores simples, é preciso compreender as distinções que os caracterizam para otimizar os resultados dos seus investimentos. Entenda:

Lucratividade

A lucratividade refere-se ao índice de ganho obtido sobre as vendas realizadas. A fórmula para encontrar o lucratividade é:

  • Lucratividade = lucro líquido ÷ receita bruta x 100

Por meio da lucratividade, é possível saber se as vendas estão gerando lucro, ou seja, se o que se ganha é o suficiente para cobrir todas as despesas e ainda sobrar.

Rentabilidade

Ao contrário da lucratividade, que serve para demonstrar os ganhos imediatos em determinado período de tempo (mês, semestre, ano), a rentabilidade serve para calcular o retorno por um período maior. A rentabilidade pode ser obtida pela fórmula:

  • Rentabilidade = lucro líquido ÷ investimento total x 100

Diferenças entre rentabilidade esperada e observada

Entender o que é rentabilidade esperada e rentabilidade observada, com suas características e diferenças, é fundamental para o atual e/ou futuro investidor.  A análise desses conceitos ajuda a saber qual o real retorno alcançado. Saiba mais sobre cada um a seguir:

Rentabilidade esperada

Todo mundo que investe deseja ter retorno sobre o valor investido, certo? Pois a rentabilidade esperada é justamente a expectativa de rendimento sobre o capital aplicado.

Normalmente, o cálculo é feito com base na rentabilidade passada do mesmo investimento (por um período mínimo de 12 meses), porém, o valor obtido não deve ser visto como garantido, uma vez que o percentual pode mudar conforme as oscilações do mercado.

Rentabilidade observada

A rentabilidade observada, diferentemente da esperada, diz respeito à média de rendimentos (pelo menos dos últimos 12 meses) de determinada aplicação, sendo periodicamente divulgada por fundos de investimentos.

Rentabilidade e variações do mercado

De maneira geral, os investimentos são diretamente influenciados pelo mercado, com suas alterações de juros, câmbios e condições econômicas, entre outros fatores. Nesse contexto, a rentabilidade dos investimentos também pode variar de acordo com o perfil da aplicação e o seu risco.

Investimentos conservadores tendem a ter uma rentabilidade esperada bem próxima da observada, devido a seus baixo riscos, enquanto um investimento de renda variável apresenta maior oscilação. Portanto, antes de investir, atente-se a essas condições e estude qual a alternativa mais viável para o seu caso.

Neste artigo, falamos sobre os conceitos de rentabilidade esperada e rentabilidade observada, explicando as distinções entre eles. Entender bem desse assunto pode ser de grande ajuda na hora de aplicar seus recursos, independentemente do seu perfil e valor investido.

Agora, aproveite a leitura e assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre o tema, assim como notícias e novidades da nossa empresa!