Os principais hábitos dos grandes investidores

O sonho de muitos, na atualidade, é prosperar nos investimentos e fazer o dinheiro trabalhar por si. É claro que, para isso, não há exatamente uma fórmula mágica, visto que cada investidor tem seu modus operandi.

Entretanto, existem alguns hábitos muito saudáveis que todo investidor deveria cultivar para melhorar seus resultados a longo prazo. Construir certos hábitos financeiros pode ser a chave para você finalmente alcançar a liberdade e investir com muito mais sucesso. Neste post, vamos listar alguns dos principais hábitos dos grandes investidores para você!

1- Busque constantemente formas de poupar dinheiro

Não é novidade para ninguém que saber se planejar financeiramente é um dos caminhos mais confiáveis para o sucesso como investidor, afinal, tudo o que não for gasto com supérfluos pode ser aplicado e gerar mais renda no futuro. Para isso, economizar dinheiro deve ser um hábito tão natural quanto escovar os dentes.

Nesse sentido, é preciso que haja uma verdadeira mudança de comportamento e de foco, resistindo à tentação de se render ao consumismo e às compras por impulso e concentrando-se naquilo que for extremamente essencial. No começo vai ser difícil mas, com persistência e uma certa dose de força de vontade para saber dizer “não”, esse “espírito econômico” vai acabar se tornando um hábito, e você vai conseguir poupar muito mais dinheiro sem sofrimento.

Dessa forma, você vai acabar descobrindo que sobrará muito mais dinheiro ao fim do mês para você investir e viabilizar seus sonhos e objetivos.

2- Aprenda a correr mais riscos

Muitos investidores priorizam a segurança em detrimento da rentabilidade, focando apenas nos investimentos mais conservadores. Entretanto, os que aceitam correr mais riscos são, de um modo geral, aqueles que conseguem obter os melhores resultados. Afinal, voltar-se totalmente para a segurança e preocupar-se somente com a proteção do patrimônio pode acabar fechando seus olhos para excelentes oportunidades.

Mesmo que seu perfil de investidor seja naturalmente conservador, a tolerância a riscos um pouco maiores também pode ser exercitada e se tornar um hábito. Com o tempo e um pouco de paciência, você acaba entendendo que não tem tanto problema perder um pouco de dinheiro aqui e acolá, afinal, a volatilidade do mercado é um fato, e pode muito bem ser utilizada ao seu próprio favor. Portanto, esqueça um pouquinho da segurança e mova seus esforços para a rentabilidade dos investimentos.

3- Diversifique seu portfólio de aplicações

Na hora de escolher onde aplicar o capital, a melhor dica é diversificar o portfólio o máximo possível ao invés de colocar todo o seu dinheiro em uma só aplicação. É importante, por exemplo, ter uma parte investida em renda fixa e outra em renda variável, pois isso aumenta exponencialmente sua possibilidade de aumentar os ganhos.  

Para isso, pesquise as melhores opções existentes no mercado, selecione aquelas que estejam mais alinhadas com o seu perfil, utilizando critérios como a liquidez, a garantia, o prazo para resgate etc. e, após analisar atentamente todos os produtos disponíveis, distribua o capital a ser aplicado em diferentes investimentos, mantendo um portfólio variado, inteligente, e ampliando as chances de ter bons resultados a longo prazo.

Dica: se você precisar de ajuda para acompanhar a evolução da sua carteira de investimentos, conte com o LiveCapital: o gerenciador universal de investimentos mais inteligente do mercado!

4- Busque conhecimento. SEMPRE!

O autoconhecimento e o foco são habilidades importantes para um investidor mas, sem um conhecimento sólido, elas não são capazes de operar milagres. É por isso que a busca constante pelo conhecimento é um dos hábitos dos maiores investidores, capaz de potencializar os ganhos de uma maneira inacreditável!

Nesse sentido, é importante ler livros sobre educação financeira e finanças pessoais, para ajudar na tomada de decisões e abrir a mente, estar inteirado sobre as notícias do setor financeiro, e também estudar com afinco o mercado, para entender a dinâmica por trás de cada aplicação e não ser pego de surpresa.

Mantenha-se atualizado sobre os novos tipos de investimento, as novidades tecnológicas que facilitam a gestão do dinheiro, novas instituições financeiras no mercado, entre outras informações preciosas que podem fazer total diferença para você ganhar mais dinheiro!

5- Seja menos imediatista, e foque mais no longo prazo

É muito comum que, na nossa sociedade atual, queiramos tudo “para ontem” e tenhamos muita pressa para ter resultados. Essa questão cultural se reflete também nos investimentos, afinal, muitos investidores acabam caindo na armadilha de focar 100% no curto prazo e não pensar na sua vida financeira a longo prazo. Mudar esse foco é essencial para promover mais ganhos e ser um investidor mais eficiente. Portanto, cultive o hábito de resistir ao imediatismo e à ansiedade, e deixe o tempo fazer seu trabalho.

Pensar em objetivos de longo prazo e direcionar seus investimentos para isso ajuda a criar reservas mais sólidas e planejar um futuro mais tranquilo. Além disso, quanto mais tempo o capital fica investido, maiores são os rendimentos, graças à magia dos juros compostos. Isso significa muito mais dinheiro no momento do resgate!
 

Se você ainda não criou esses hábitos, a hora é agora! Siga essas sugestões e otimize seus ganhos de uma forma que você nunca tinha imaginado.

 

Sobre o Autor

LiveCapital

LiveCapital é um gerenciador de investimentos que ajuda você a controlar online todas as suas ações, derivativos, fundos, renda fixa e outros ativos.