Os livros sobre investimento que não podem faltar na sua estante

A melhor maneira de dominar o mundo dos investimentos é estudar muito sobre o assunto e procurar renovar seus conhecimentos constantemente. Uma ótima maneira de aprender coisas novas e estar sempre em dia com as principais tendências e conceitos do mercado financeiro é ler livros sobre o assunto. Escolhendo os títulos certos, é possível aprender a investir com inteligência, de um jeito lúdico e interessante. O problema é: como saber em que autores e obras apostar? 

Não se preocupe: neste post, contaremos quais são os principais livros sobre investimento que não podem faltar na estante!

Pai Rico, Pai Pobre

Este livro de Robert T.Kiyosaki já é considerado um verdadeiro clássico das finanças pessoais. Nele, o autor explica os conceitos-chave da educação financeira tomando por base suas experiências pessoais. Ele também propõe uma reflexão sobre a importância de uma mente bem preparada para o sucesso com as finanças: para ele, a inteligência não só resolve problemas como gera dinheiro. A boa notícia é que é possível treinar essa inteligência financeira. Leitura recomendada, com uma linguagem acessível e muitos ensinamentos relevantes. 

As 5 Etapas do Planejamento Financeiro

Para Elisson de Andrade, doutor em Economia pela USP, os cinco passos para um bom planejamento financeiro são os seguintes: Convencimento Pessoal, Conhecimento Financeiro, Definição de Objetivos, Mudança de Hábitos e Investimentos.

Nessa obra, o autor explica cada um deles detalhadamente e mostra a importância do autoconhecimento e de um bom planejamento para quem deseja administrar melhor suas finanças. Trata-se de um livro básico para quem quer ter maior controle sobre seu orçamento e sair do vermelho. 

Os Segredos da Mente Milionária

Neste livro, T. Harv Eker explora as diferenças entre o comportamento e o pensamento de uma pessoa rica e de uma pessoa com problemas financeiros e, é claro, mostra o caminho das pedras para se mudar a maneira de pensar e agir em busca do sucesso.

Suas dicas fazem o leitor pensar que, antes de mudar as ações cotidianas, é necessário primeiro rever alguns conceitos para que as mudanças realmente surtam efeito e ajudem a pessoa a ser mais bem-sucedida financeiramente

Ações Comuns, Lucros Extraordinários

A obra de Philip Fisher é uma verdadeira aula para quem quer começar a investir em ações! Em Ações Comuns, Lucros Extraordinários, o autor explica como funciona a Bolsa de Valores e faz uma análise detalhada sobre o mercado acionário. Ele também dá dicas valiosas sobre como escolher a melhor ação para investir, entre outros ensinamentos fundamentais para quem quer investir nesse tipo de ativo, mas não sabe por onde começar. 

O Investidor Inteligente

O clássico do economista Benjamim Graham foi lançado na década de 40 e ainda continua atual, ao explicar, a partir da experiência do autor, os conceitos principais da economia, dialogando com acontecimentos históricos.

Graham compartilha com seu leitor suas filosofias de vida, como elas afetam seus investimentos e, é claro, explica quais são os fatores a serem considerados na hora de aplicar em renda variável

Investimentos – Os Segredos de George Soros e Warren Buffett

Nesta obra, o autor Mark Tier se dedica a contar a história de dois famosos investidores: George Soros e Warren Buffett. No livro, Tier explica passo a passo as principais estratégias utilizadas por esses verdadeiros magos dos investimentos para obter sucesso. 

Além de fornecer caminhos para que o leitor também consiga ter bons resultados investindo, um dos grandes trunfos da obra é inspirar mudanças de comportamento e ações, levando o leitor a adotar atitudes mais empreendedoras e ousadas, por assim dizer. 

Como bônus, Tier ainda faz uma síntese dos 23 hábitos em comum entre Soros e Buffett, e que podem ajudar o investidor iniciante a também chegar lá. Imperdível!

O Homem Mais Rico da Babilônia

George S. Clason aborda o tema da educação financeira de uma maneira extremamente criativa! Utilizando parábolas baseadas no território da Babilônia na antiguidade, o autor mostra como as pessoas comuns ajudaram a região a se consolidar como uma das mais prósperas do mundo,  apenas com uma mudança de hábitos e de pensamentos. 

O escritor aborda conceitos básicos e essenciais para ser bem-sucedido financeiramente, e mostra como, na vida real, a coragem de arriscar é um dos principais fatores para alcançar a riqueza. É por isso que, mesmo datando da década de 30, o livro de Clason continua sendo um dos mais vendidos da área! 

Investimentos: como administrar melhor seu dinheiro

Sentiu falta de um autor brasileiro na lista? Mauro Harfeld representa lindamente o mercado nacional com esse ótimo livro sobre investimentos que leva em conta a realidade do Brasil. De forma didática, Harfeld utiliza exemplos comuns para apontar os erros mais recorrentes que prejudicam as finanças pessoais.

Dentre outros temas, ele  mostra os caminhos para a independência financeira, com uma escrita fluida e acessível. É um ótimo livro para quem ainda está começando a se aventurar no mundo dos investimentos. 

E você, tem mais alguma obra a acrescentar a esta lista? Qual desses títulos você já leu?