Onde investir: confira as vantagens e desvantagens do processo fora do banco

Quando alguém opta por aplicar seu dinheiro, uma dúvida surge: onde investir? Há duas possibilidades: bancos e corretoras de valores.

Muita gente opta pela primeira alternativa, devido ao relacionamento com a instituição financeira. No entanto, a segunda também apresenta vários benefícios — e pode ser até melhor para o seu caso.

Como saber disso? O ideal é conhecer as vantagens e desvantagens de fazer esse processo fora do banco.

É por isso que criamos este post. Aqui, você entenderá melhor como funciona o investimento em corretoras e em quais casos ele vale a pena.

Então, vamos lá?

Diferenças entre corretoras e bancos

O primeiro ponto a se saber é que as corretoras podem ser independentes ou atreladas a instituições financeiras. Mesmo no segundo caso, elas funcionam de modo separado do grupo e atuam autonomamente.

A diferença entre as corretoras e os bancos reside, então, na oferta de produtos. Geralmente, as primeiras têm mais opções, por receberem aplicações de diferentes instituições, como as gestoras de investimentos.

A vantagem dos bancos, por outro lado, é o grande número de clientes. Devido a isso, as corretoras tendem a oferecer taxas mais atrativas, inclusive gratuitas.

Em questão de risco, não há diferenças significativas, porque existem mecanismos de proteção ao investidor mesmo em caso de quebra da corretora. Porém, há bastante disparidade em relação aos custos.

Por exemplo: nas corretoras, encontram-se fundos DI em torno de R$ 5 mil, com taxas de administração menores que 1%. Os bancos costumam cobrar taxas mais altas.

Outra situação é o Tesouro Direto. Muitos bancos não oferecem essa modalidade e, quando o fazem, cobram uma taxa de administração entre 0,4% e 0,5% ao ano. Em corretoras, a média é de 0,2%, mas pode sair de graça.

Existe outra justificativa para procurar além do banco: a possibilidade de ter uma rentabilidade mais alta.

Além de poder escolher entre mais opções de investimentos, você tem a chance de selecionar uma aplicação que possua maior risco e que, por isso, trará retorno mais atrativo.

Vantagens de optar pela corretora

As corretoras são bastante interessantes e oferecem diversos benefícios para os investidores. Confira os principais:

Produtos com custos e ganhos diferenciados

Os investidores têm mais ofertas de investimentos e podem escolher aqueles que apresentam menores custos e/ou maiores ganhos. É uma boa forma de diversificar e melhorar o seu rendimento.

Foco na oferta de investimentos

O gerente bancário trabalha para a instituição financeira e tem uma meta mensal que precisa ser atingida.

Por isso, ele nem sempre tem a melhor das intenções quando oferece um investimento.

Essa situação fica clara quando oferece o título de capitalização, que não é uma aplicação, podendo não ser uma opção vantajosa para você.

Atendimento mais adequado

A corretora oferece um atendimento diferenciado, porque é voltada somente para investimentos. No caso dos bancos, há diversos outros tipos de clientes e produtos. Ou seja, as aplicações ficam em segundo plano.

Diversificação

A corretora indica formas de diversificar os seus investimentos, o que permite alcançar o maior potencial de ganhos. Você pode mesclar, por exemplo, títulos da renda fixa e da variável para ter um retorno maior.

Desvantagens de optar pela corretora

Existem três principais desvantagens ao optar pela corretora:

  • o consultor nem sempre conhece o seu perfil de investidor e, por isso, as recomendações feitas podem ser erradas;
  • a transferência de dinheiro para a conta da corretora sofrerá a incidência da taxa relativa a esse procedimento;
  • os bancos são mais conhecidos pelo público em geral, o que pode fazer com que o investidor aceite mais facilmente a indicação.

Entendeu quais são as vantagens e desvantagens de investir fora do banco e já sabe onde investir?

Então, aproveite para tomar sua decisão e acompanhar mais conteúdos relevantes seguindo a gente no FacebookTwitter e LinkedIn.