O que é um trader e como se preparar para essa carreira?

Há vários mitos em torno da figura do trader, em grande parte, reforçados pelas obras de ficção como filmes e seriados que mostram o investidor profissional de uma forma estereotipada, como alguém que vive para cima e para baixo no prédio da Bolsa de Valores, gritando ordens como “COMPRA!” ou “VENDA!”.

Na realidade, porém, a carreira de trader é séria e muito importante para a economia nacional. Para ajudar a desmistificar esse profissional, decidimos fazer um post explicando o que faz, efetivamente, um trader, e dando dicas de como você pode se preparar para ingressar nessa profissão. 

O que é um trader?

O trader é um investidor do mercado financeiro. Ele ganha dinheiro tirando proveito da volatilidade do mercado, vendendo ou comprando ações ou outros ativos na Bolsa de Valores, em transações de curto prazo. Por essa razão, essa figura é extremamente importante, já que ajuda a definir os preços dos ativos e dá liquidez ao mercado. 

Como a volatilidade aumentou muito no Brasil nos últimos tempos, a carreira de trader se popularizou e começou a atrair muitos interessados. Entretanto, engana-se quem pensa que o trader é um apostador barato, atuando sem critério algum. Ao contrário, o trader trabalha criando estratégias de investimento, otimizadas e aprimoradas a cada dia. Seu sucesso é fruto de muito estudo, análise de mercado e boa capacidade de negociação. 

Confira a seguir algumas das características que julgamos essenciais em um trader de sucesso. 

Características de um bom trader

Uma das principais qualidades de um trader é a resiliência, o que significa dizer que esse profissional sabe se adaptar às adversidades e às mudanças do mercado, que são recorrentes. Ele deve, também, ser racional e saber controlar suas emoções para não deixar que elas prejudiquem a tomada de decisões importantes. 

Além disso, evidentemente, é preciso conhecer profundamente o mercado financeiro para saber investir com mais segurança e aumentar as chances de êxito. É claro que, no mundo dos investimentos, nada é garantido, mas entender o cenário pelo menos ajuda a fazer previsões mais realistas e assertivas. Por isso, esse profissional deve ser extremamente disciplinado e buscar um aprimoramento constante, absorvendo o máximo de conhecimento que conseguir. 

A persistência e a paciência também são características importantes de um bom trader, afinal, nem sempre os negócios vão dar retorno imediato, e é preciso conter a afobação para não colocar tudo a perder tomando uma decisão precipitada. Por falar nisso, saber gerenciar riscos também é uma habilidade imprescindível para quem quer crescer nessa carreira. 

Por fim, é necessário salientar que o bom trader deve ser estratégico e saber o momento certo de agir. Isso significa dizer que ele precisa operar na medida certa, na hora exata em que é necessário. Afinal, é muito melhor operar menos, mas fazer bons negócios, do que fazer mil operações diárias aleatoriamente, sem critério, e ainda correndo o risco de perder dinheiro.

Como se tornar um trader

A maneira mais recomendada de iniciar essa carreira é investindo na Bolsa de Valores e operando nas horas livres, afinal, na Bolsa, as ações são negociadas, e há várias maneiras de proteger o capital de grandes oscilações. Outra vantagem é que, nessa modalidade, é possível investir nas horas livres, o que é fundamental para quem não quer pedir demissão do emprego tradicional e se jogar de corpo e alma na carreira de trader logo de início. 

Tenha o cuidado de separar uma parcela das suas economias para investir no mercado de ações, pelo menos nesse começo. Não é aconselhável aplicar todo o seu dinheiro de uma só vez no início da carreira. Prefira, ao invés disso, reservar parte do capital para investir em outros investimentos que ofereçam menos riscos. Assim, você terá uma garantia se os negócios na Bolsa não forem tão bem quanto o esperado. 

O trader poderá operar com diferentes tipos de posicionamentos. Os day traders ou scalpers (já falamos deles aqui!) são investidores de curtíssimo prazo, vendendo e comprando ativos em um período inferior a 24 horas. Como faz mais negociações, esse tipo de trader deve operar com um valor que compense o pagamento das taxas envolvidas. Em geral, esse posicionamento costuma trazer mais riscos do que os demais, porém, com um bom gerenciamento de riscos, isso pode ser facilmente contornável. 

Já os swing traders são aqueles negociadores que adquirem um ativo hoje e encerram sua posição em prazos superiores a 24 horas, fazendo bem menos operações do que os scalpers. Esta estratégia tira proveito das valorizações do mercado que durem mais de um dia, e para que ela dê certo, é preciso ter muito conhecimento técnico do mercado. 

Por fim, os position traders são mais conservadores. Eles compram as ações e as seguram por anos e anos, visando a lucrar pelo pagamento dos dividendos (também já fizemos um post sobre eles aqui no blog). O objetivo desse investidor é ter boa rentabilidade a longo prazo, e não ganhar dinheiro com a venda dos papéis em si. 

Para atuar como trader, sobretudo se você não for trabalhar por conta própria, é recomendável ter uma certificação específica. As principais certificações requisitadas pelos bancos e corretoras são as seguintes: ANBIMA CPA-10, ANBIMA CPA-20, ANCORD, APIMECCFP® e CNPI

Para quem um trader trabalha?

O trader pode trabalhar de diversas maneiras. Uma das possibilidades é ser um trader autônomo, aquele que opera com recursos próprios e executa as suas próprias ordens pelo Home Broker

Existem também os traders institucionais, aqueles que são contratados por instituições como bancos, corretoras ou seguradoras. Esse trader não tem total autonomia para tomar as decisões, mas é pautado pela estratégia institucional da empresa que o contratou. 

Além disso, também existem os Brokers, aqueles traders que executam ordens de clientes ou mesmo de empresas, ao invés de criar estratégias próprias. 

Por fim, existe a possibilidade de trabalhar como sales trader que, como o nome sugere, é uma mistura de vendedor com investidor. Esse profissional mantém um relacionamento comercial com clientes para mostrar as oportunidades do mercado e executar as operações às suas ordens

Como você pode perceber, há várias formas de se firmar na carreira de trader. Cumprindo alguns requisitos básicos e conhecendo o mercado, é possível, sim, ganhar muito dinheiro com essa profissão. 

E se você gostou desse conteúdo, fique atento, que em breve traremos grandes novidades sobre esse assunto!