O que é Small-Cap e Big-Cap?

Investir na bolsa de valores está em alta. Com as recentes quedas na taxa de juros e os primeiros sinais de reaquecimento industrial, muitos investidores começam a voltar a atenção para o mercado de ações.

Mas quais serão as empresas que apresentam mais perspectivas de crescimento, as Small-Cap ou as Big-Cap?

Neste post, vamos explicar essas definições e mostrar como elas são importantes para garantir o sucesso dos seus investimentos. Confira!

Saiba como funciona a capitalização na bolsa de valores

Os termos que apresentaremos neste artigo se referem ao valor de mercado das empresas ou à sua capitalização: as ações de companhias Small-Cap são de baixa capitalização, enquanto as Big-Cap são de grande capitalização.

Para chegar ao valor de mercado, multiplica-se o valor das ações pela sua quantidade em circulação na bolsa. Essa definição pode sofrer variação de corretora para corretora e também ao logo do tempo, de acordo com os índices inflacionários.

Apesar de ser um importante conceito para dividir as empresas no ambiente de negociações, a capitalização não significa, necessariamente, que uma empresa é maior ou mais valiosa do que a outra.

Afinal, existem outros fatores que influenciam nessa classificação, como, por exemplo, a liquidez das ações.

Entenda as Small-Cap

São geralmente definidas como Small-Cap as empresas com capitalização inferior a 2 bilhões de dólares. Muitas delas são companhias ainda pequenas, algumas entrantes no mercado financeiro, e isso faz com que sejam vistas com grande potencial de crescimento.

Por outro lado, é preciso considerar os riscos do investimento em uma Small-Cap, visto que os papéis dessa categoria tendem a ser mais voláteis do que as ações das Big-Cap. Sua liquidez também costuma ser baixa, com um volume menor de ações sendo negociadas.

A pouca experiência dessas empresas nas bolsas de valores também pode representar algumas incertezas, como a dificuldade de se fazer uma análise aprofundada de seus resultados e, consequentemente, precificar suas ações de maneira compatível com a realidade.

Entenda as Big-Cap

São classificadas como Big-Cap as empresas com valor de mercado superior a 10 bilhões de dólares. Nesse grupo, estão diversas companhias que dominam seus setores e, portanto, tendem a possuir papéis mais estáveis nas bolsas de valores.

Essa condição torna as ações de uma Big-Cap menos voláteis, o que representa maior segurança para seus investidores. Outra característica importante é sua maior liquidez, com seus papéis sendo amplamente comercializados.

Diferentemente das Small-Cap, essas empresas já são conhecidas e consolidadas no mercado financeiro, fato que ajuda na hora de analisar as suas reais perspectivas de retorno.

Saiba como escolher entre Small-Cap e Big-Cap

Como vimos, existem riscos e benefícios associados a cada escolha, o que torna o estudo sobre o mercado fundamental para tomar uma decisão.

Nessa hora, é importante considerar que as Big-Cap, devido a sua maior estabilidade e solidez, costumam ter desempenho superior em tempo de recessão econômica, já que estão mais estruturadas para atravessar esses momentos.

As Small-Cap, por sua vez, têm seu potencial de crescimento aumentado quando a economia começa a se recuperar.

Small-Cap e Big-Cap estão entre os conceitos mais importantes para quem investe no mercado de ações. Contudo, existem muitos outros que você precisa conhecer.

Tendo isso em mente, não perca as nossas próximas dicas sobre investimentos: siga já as nossas páginas nas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Twitter — e fique por dentro de todo o conteúdo do blog!