O Banco Neon quebrou – O que acontece com o dinheiro dos correntistas?

Na última sexta-feira (04/05/2018), uma notícia impactou o mercado financeiro: o Banco Central decretou liquidação extrajudicial do Banco Neon por conta do que chamou de “graves violações às normas legais e regulamentares que disciplinam a atividade da instituição”. O Banco, de pequeno porte, detinha 0,0038% dos ativos do sistema bancário brasileiro e estava autorizado a operar como banco comercial antes da decisão do BC.

O que acontece com o dinheiro dos correntistas do Neon?

Apesar do decreto da liquidação extrajudicial da instituição financeira, os correntistas do Banco Neon não precisam entrar em desespero. A assessoria de imprensa do banco já informou que os valores que estavam depositados nas contas-correntes poderão ser sacados nos caixas 24 horas, com um limite de 2 mil reais por dia. Entretanto, fique atento: os clientes têm direito a apenas um saque mensal gratuito, a partir do segundo, é preciso pagar uma taxa de R$ 6,90 por cada saque.

Os valores que sobrarem e não forem sacados serão levantados pelo liquidante, um responsável de confiança indicado pelo Banco Central, e serão restituídos entre 7 e 10 dias, respeitando o limite do Fundo Garantidor de Crédito de 250 mil reais por CPF.

Clientes que tenham valores depositados em contas no Neon podem continuar a usar o cartão de débito pré-pago. No entanto, o uso do cartão de crédito do banco, o pagamento de boletos bancários, o resgate de CDBs (Certificado de Depósito Bancário) e a recarga de telefones celulares estão temporariamente bloqueados. Ainda assim, quem tiver faturas de cartão de crédito por vencer deve pagar as parcelas normalmente. Também estão bloqueadas as transferências entre contas do próprio Banco Neon e as transferências para outros bancos.

A boa notícia é que as irregularidades verificadas no Banco Neon não estão relacionadas com a abertura e a movimentação de contas digitais ou com a emissão de cartões pré-pagos, já que tais operações eram feitas por outra pessoa física, a Neon Pagamentos S.A, que não foi objeto da liquidação extrajudicial e, portanto, essas operações não serão afetadas. Segundo a Neon Pagamentos, já foram tomadas as providências para contar com um novo banco liquidante para regularizar a prestação de seus serviços. A empresa reforçou, em nota, o compromisso de manter  os clientes e o mercado informados.

Para mais notícias sobre o mercado financeiro, não deixe de acompanhar nosso blog e nos seguir nas mídias sociais.

Sobre o Autor

LiveCapital

LiveCapital é um gerenciador de investimentos que ajuda você a controlar online todas as suas ações, derivativos, fundos, renda fixa e outros ativos.