Mitos e verdades sobre investimentos

Quando se trata de investimentos, ainda existem muitas dúvidas no ar. O desconhecimento sobre o assunto e a falta de educação financeira contribuem para a perpetuação de diversos mitos que acabam impedindo as pessoas de aproveitar os rendimentos que poderiam obter investindo.

Mas, calma, estamos aqui para ajudar! Neste post, vamos listar o que é mito e o que é verdade no mundo dos investimentos!

Dá para ganhar “dinheiro fácil” investindo

Esse é um grande mito! Se você receber uma proposta oferecendo lucros estratosféricos em menos de um mês, desconfie! Isso porque, no mundo dos investimentos, não existe dinheiro fácil. Seu capital não vai se multiplicar como um coelho caso você não saiba tomar as decisões corretas. Inclusive, os investimentos mais rentáveis são aqueles que oferecem rentabilidade a médio e longo prazos, portanto, não espere milagres. 

Investir em ações traz retorno imediato

Um dos mitos mais comuns é o de que investir na Bolsa de Valores traz retornos financeiros instantâneos e sem esforço algum. Porém, isso não é verdade. Na realidade, o mercado acionário é lucrativo, entretanto, também está sujeito a muita oscilação. É preciso ter paciência, dedicação e conhecimento de mercado para saber o momento certo de comprar e de vender os ativos, caso contrário, pode-se até perder dinheiro. 

Investir na Bolsa é arriscado

Isso é verdade!

Por envolver muita variação de preços dos ativos, o mercado de ações é mais arriscado do que outras aplicações ditas conservadoras. Porém, a rentabilidade é alta, o que acaba compensando os riscos. De mais a mais, os riscos também podem ser amenizados, e nesse post a gente explica como. 

Títulos do Tesouro Direto são investimentos seguros

Verdade! Embora muito se especule que, com a crise econômica, existiria a possibilidade de o governo brasileiro “dar calote” da dívida pública, esse é um boato completamente infundado! Pelo contrário, os maiores economistas afirmam que o Tesouro Direto é uma das aplicações consideradas mais seguras. Portanto, nada de neuras! 

As ações estão sujeitas ao pagamento de impostos

Essa é outra verdade. As ações pagam, sim, impostos, mas há uma regra para a cobrança dos tributos: ela só acontece quando o valor das vendas de ações é maior que R$20.000. Nesses casos, o investidor deve pagar um valor equivalente a 15% do ganho obtido. Para as negociações de day trade, esse percentual sobe para 20%. Por isso, aconselha-se fazer a declaração de renda variável, mesmo que o investidor não tenha tido ganhos na Bolsa naquele mês.

As ações são um investimento de longo prazo

Isso é verdade.  Embora muitas pessoas resolvam investir em ações por achar que elas são uma verdadeira árvore que dá dinheiro, a realidade é bem diferente:  deve-se buscar o rendimento com o tempo. As ações se encaixam na categoria de renda variável, e estão sujeitas a mudanças de mercado. Por isso, os preços variam tanto.

O ideal é investir no mercado acionário a longo prazo, optando sempre por papéis de empresas que tenham reputação confiável e um histórico de bons resultados. Assim, a chance de ter lucro é muito maior. 

Variar a carteira de investimentos é mais seguro

Essa é outra grande verdade. O ideal é que o investidor procure vários tipos de investimentos, tanto de renda fixa como de renda variável, alocando seu capital em aplicações diferentes. Assim, se uma delas der prejuízo, as outras acabam compensando. 

É preciso ter muito dinheiro disponível para investir na bolsa

Isso é um grande mito!

Na realidade, não é necessário ser milionário para investir na Bolsa. Ao contrário, é possível começar com quantias pequenas e, conforme o ativo for rendendo, aumentar o aporte. 

Investir em fundo imobiliário é melhor do que investir em imóvel físico

Verdade! Houve um tempo em que se dizia que os melhores investimentos são os imóveis, já que são bens que tendem a valorizar com o passar dos anos. Entretanto, hoje, os especialistas apontam que pode ser mais interessante investir nos fundos imobiliários do que na compra de imóveis. Isso porque, ao investir em títulos de fundo imobiliário, não há preocupação com problemas típicos de donos de imóveis, tais como manutenção, inadimplência do locador, impostos sobre o valor do aluguel, entre outros. 

Além disso, a liquidez dos fundos imobiliários é garantida, uma vez que os títulos são negociados na Bolsa de Valores. Isso permite que se compre ou venda os títulos a qualquer momento. 

É preciso especular para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores 

Isso é mais um mito perpetuado pelos filmes e seriados que retratam o mercado das ações. O investidor que opera na Bolsa não necessariamente é um grande especulador. Pelo contrário, raríssimos são os casos de pessoas que ganham fortunas somente comprando e vendendo ações conforme os movimentos do mercado. 

Na verdade, melhor do que ter talento para especular é ter conhecimento técnico sobre o mercado acionário e, é claro, ter auxílio de especialistas caso você ainda não se sinta seguro. 

Investir em renda fixa é garantia de não perder dinheiro

Mais um mito que cai por terra!

É claro que as aplicações de renda fixa são consideradas mais seguras do que as de renda variável, entretanto, eles também têm volatilidade e, em determinadas situações, é possível “perder” dinheiro (ou lucrar menos que o esperado) se você não souber como funciona o mercado financeiro e fizer apostas ruins.

Esses foram apenas alguns mitos e verdades que rondam o mercado financeiro. Nossa dica final é: fuja do senso comum na hora de investir, e veja seus ganhos se multiplicarem!