Qual é o melhor tipo de investimento para a aposentadoria?

Aplicar o dinheiro a uma boa taxa mensal, ou anual, e conseguir um bom rendimento é o sonho da maioria das pessoas. Principalmente agora — com a tão falada reforma da previdência no país, que tende a dificultar bastante a aposentadoria do trabalhador brasileiro —, a procura por investimentos em longo prazo cresceu bastante.

A maior parte dos cidadãos deseja uma aposentadoria tranquila e poder descansar quando for a hora, fazendo com que os investimentos longos sejam uma ótima opção.

Investir pensando no futuro é um costume que devia fazer parte do cotidiano de todos os brasileiros, mas, para isso, é muito importante que os investidores tomem certos cuidados e não cometam erros que possam até levá-los a perdas financeiras.

Investimentos sem garantias, ou até mesmo aqueles que prometem pagar juros astronômicos, não são uma boa escolha e possuem muitos riscos. Por isso, é importante estudar os investimentos e saber onde aplicar o dinheiro com segurança.

Não há uma aplicação que pode ser chamada de “melhor investimento para aposentadoria”, mas existem algumas que são muito seguras e pagam bons juros. Para ajudá-lo a escolher a ideal para você, separamos aquelas que mais se destacam no país. Confira!

Poupança particular

É o investimento mais conhecido e utilizado pelos brasileiros. A poupança é uma aplicação simples de ser feita; todos os bancos oferecem e remuneram na mesma taxa. A grande vantagem é que ela pode ser sacada no mesmo instante, podendo ser utilizada em casos de emergência.

Ela pode ser destinada também para a aposentadoria, porém é possível fazer outros investimentos que pagam juros melhores. As grandes vantagens da poupança são a comodidade e a liquidez rápida.

Previdência privada

Possivelmente, muitas pessoas já ouviram falar ou até mesmo alguns bancos já ofereceram essa modalidade de investimento. A previdência privada não possui ligação nenhuma com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social); ela é um investimento oferecido por outras instituições financeiras, sendo complementar à previdência pública.

Na previdência privada, o investidor adere a algum plano já existente, de forma que ele faz uma contribuição periódica de um valor escolhido por ele.  O montante recebido no final é proporcional ao que o contribuinte aplicou, sendo também que é possível resgatar o valor investido em um plano de previdência caso a pessoa desista.

A previdência privada é dividida em dois tipos distintos:

  1. Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL): indicado para pessoas de renda elevada, pois caso o valor investido represente até 12% da renda bruta anual, ele pode ser descontado no Imposto de Renda. Porém, paga-se o imposto quando o valor é sacado.
  2. Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL): diferencia-se do anterior pelo fato dele não poder ser abatido no IR. Por outro lado, quando o valor é sacado, o imposto é recolhido referente ao rendimento do investimento feito.

A previdência privada é um ótimo investimento para pessoas que não conseguem ter o hábito de investir, pois o valor destinado à previdência é debitado da conta e destinado ao plano da pessoa.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

É outro investimento que tem conquistado muitos brasileiros nos últimos anos. As LCIs são títulos de créditos lastreados por crédito imobiliários, em outras palavras, são empréstimos que são feitos por um investidor para uma instituição financeira que utiliza o valor aplicado para realizar financiamentos imobiliários.

Quando uma pessoa faz uma aplicação em LCI, ela faz um contrato com uma instituição que garante pagar determinados juros sobre o valor em um prazo combinado.

Uma das grandes vantagens da LCI é o fato de ser totalmente isenta de Imposto de Renda para pessoas físicas, tornando o investimento uma excelente modalidade de renda fixa. O valor pago pelos juros pode chegar ao dobro do praticado pela poupança, sendo uma ótima oportunidade para os investidores.

Outra vantagem das Letras de Crédito Imobiliário é o fato de elas contarem com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que protege os investidores em até R$ 250 mil, tornando o risco do investimento baixíssimo.

O único detalhe que as pessoas devem verificar é que as LCIs possuem prazos de no máximo quatro anos, pagando o valor ao término do período. Dessa forma, para investimentos nessa modalidade para a aposentadoria, é necessário fazer um novo investimento sempre que ele vencer.

Letra de Crédito Agrário (LCA)

É um investimento que segue a mesma linha das LCIs, porém é destinado ao agronegócio. Assim como a LCI, também é feito um contrato com uma instituição financeira que se compromete a pagar determinados juros em um tempo estabelecido. As LCAs também são garantidas pelo Fundo Garantidor e possuem isenção de Imposto de Renda.

Como a LCI e a LCA são muito parecidas, o investidor que opta por essas modalidades deve pesquisar quais possuem melhor pagamento de juros para obter maior rentabilidade.

Tesouro Direto

Entre todos os investimentos do país, os títulos do Tesouro Direto foram os que tiveram maior procura nos últimos anos. Diferentemente dos demais apresentados, que são títulos privados, o Tesouro Direto é um título público que tem como objetivo financiar investimentos do governo federal em educação, saúde, infraestrutura, entre outros.

Nesse investimento, as pessoas compram títulos da dívida pública e recebem uma determinada rentabilidade. Essa aplicação é considerada uma das mais seguras e possui os menores riscos, sendo uma excelente forma de investir para a aposentadoria. O Tesouro Direto não é coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), mas sim pelo próprio Tesouro Nacional.

Existem diversos títulos à venda, sendo que os mais indicados para quem deseja receber o valor na aposentadoria são:

  • Tesouro IPCA + 2035;
  • Tesouro IPCA + 2045;

Esses investimentos são de longo prazo e remuneram uma taxa mais o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), índice que gira em torno da inflação. São uma ótima opção para pessoas que desejam receber o valor quando forem mais velhas.

E então, gostou do nosso post de hoje? Conseguiu entender quais são os melhores investimentos para a aposentadoria? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das melhores dicas para você e seus negócios!