Mercado financeiro: os 5 erros mais comuns cometidos por investidores

Fazer o seu dinheiro render em uma das opções do mercado financeiro é uma ótima opção para ter mais segurança e patrimônio. Porém, a conquista desses objetivos fica totalmente prejudicada ao cometer erros que colocam tudo a perder.

No ímpeto de conquistar bons resultados, muitos investidores pulam etapas e cometem falhas que podem custar caro. Para que esse não seja o seu caso, o melhor é reconhecer os problemas mais comuns e como fazer para evitá-los.

Veja nesse artigo os 5 erros mais frequentes nesse mercado e entenda como cada um pode prejudicar os bons resultados que você espera alcançar:

1. Investir sem conhecimento

O mercado financeiro não é sinônimo de jogo de azar. Não basta escolher, na sorte ou por intuição, qual possibilidade é a melhor para o seu dinheiro. É necessário considerar questões como o seu perfil, os seus objetivos e o funcionamento de cada investimento.

Ao tomar decisões estando devidamente informado, suas chances de erro diminuem e você poderá aproveitar melhor a rentabilidade dos recursos.

Mesmo assim, muitos investidores insistem em investir sem sequer conhecer previamente a aplicação. O resultado vai da frustração com os resultados ao subaproveitamento e à perda de dinheiro.

2. Não usar o senso crítico para tomar decisões

Sabendo que é necessário se informar, uma boa parcela dos investidores vai atrás de informação. Até aí, nada demais. Porém, é comum que eles acreditem em qualquer coisa ou mesmo na primeira análise com a qual se deparam.

A falta de senso crítico — como em relação à análise de riscos ou rentabilidade — leva muitos a aceitarem cegamente as “dicas” de outros investidores.

Isso leva a ações que podem ser prejudiciais para os recursos e para os objetivos. Sendo assim, o melhor é reunir informações e montar uma análise ampla e personalizada antes de decidir.

3. Desconsiderar os custos do investimento

Também não é incomum que os investidores olhem muito para os benefícios e atrativos de uma opção, mas se esqueçam de seus custos. Com isso, acabam investindo muito mais do que gostariam e, em alguns casos, até comprometem as finanças para fazer o aporte.

Além do “preço” de cada possibilidade, também é necessário analisar o custo de oportunidade. Para tanto, é fundamental calcular quanto custa perder outras oportunidades, tanto em relação à liquidez quanto outros investimentos melhores.

Isso dará uma visão muito mais completa para saber se uma determinada escolha é, realmente, vantajosa e rentável.

4. Não manter um acompanhamento

Muita gente pensa que, uma vez feito, o investimento não precisa de qualquer atenção. Mesmo quando é de renda fixa pré-fixada, é fundamental acompanhar o desempenho e a segurança da aplicação.

Ao não fazer isso, você deixa de reconhecer oportunidades melhores que poderiam ser aproveitadas ou necessidades de mudança para conseguir resultados satisfatórios.

Mesmo em se tratando de um investimento com riscos menores e de longo prazo vale a pena acompanhar de perto a movimentação do mercado e em seus indicadores. Dependendo do caso, você poderá realizar novos aportes ou mesmo tirar os recursos e colocá-los em outro local mais vantajoso.

5. Deixar a diversificação de lado

Todo investimento traz riscos, por mais seguro que ele prometa ser. Embora não seja possível eliminá-los por completo, dá para diminuí-los e isso é viável ao empregar a diversificação.

Ao criar uma carteira mista, com investimentos em aplicações com perfis de risco e rentabilidades diferentes, você conseguirá navegar por águas turbulentas com mais facilidade. Se uma opção levar a perdas, a outra gerará ganhos e o dinheiro ficará protegido.

Com o desejo de ganhar mais ou de não correr um pouco mais de riscos, muito investidores deixam de lado essa estratégia. Porém, o ideal é apostar em uma carteira diversificada para torná-la mais segura e cada vez mais eficiente na construção de patrimônio.

Para vencer no mercado financeiro, evitar estes 5 erros é um bom começo. Assim, prepare-se com informações e boas tomadas de decisão de modo a maximizar os seus ganhos e atingir seus objetivos.

Já que a informação é algo tão importante, curta a nossa página no Facebook e acompanhe novidades e dicas do universo das finanças!