Fundos de Investimento Imobiliário: tenha uma renda mensal fixa!

Os fundos de investimento já se tornaram populares entre os investidores como uma alternativa para diversificar a carteira de investimentos, reduzindo riscos e ampliando oportunidades de ganhar dinheiro.

Existem diferentes tipos, sendo que os Fundos de Investimento Imobiliário representam uma categoria especial. O setor imobiliário sempre esteve relacionado, de modo geral, a valores mais altos de aplicações e também a retornos mais polpudos.

Neste post, vamos analisar esses fundos de investimento, suas principais características, suas vantagens e como aplicar capital neles. Confira!

O que são os Fundos de Investimento Imobiliário

Primeiramente, vamos conceituar os FIIs, ou Fundos de Investimento Imobiliário. São um conjunto de recursos cuja destinação é a aplicação em ativos do mercado de imóveis. O administrador, que corresponde a uma determinada corretora, compõe o fundo e efetua o processo de captar recursos com os investidores, vendendo cotas.

Os recursos originados das vendas das cotas podem ser empregados de diferentes maneiras: compra de imóveis, rurais, urbanos, construídos, em construção, residenciais, comerciais; aquisição de títulos e valores mobiliários que estejam associados ao mercado imobiliário, como cotas de outros FIIs, LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários), ações de empresas que atuam nesse setor e assim por diante.

As características dos FIIs

Os Fundos de Investimento Imobiliário apresentam características como:

  • liquidez — existem duas formas de analisar a liquidez dos FIIs; em geral, as cotas desses fundos são menos líquidas que as de uma ação da Ibovespa (para vender rapidamente, em alguns casos, pode haver algum deságio); contudo, se comparados com um imóvel real, os FIIs apresentam alta liquidez, já que podem ser vendidos por meio de alguns cliques;
  • tributação — para pessoas físicas, os FIIs são isentos de imposto de renda (mas o IR é recolhido sempre que o investidor vende cotas por um valor acima do valor da compra);
  • distribuição de rendimentos — os valores dos aluguéis de imóveis são distribuídos proporcionalmente entre os investidores mensalmente.

As vantagens dos FIIs

Entre as vantagens dos FIIs, estão:

  • ausência de tributação;
  • custos mais baixos (as taxas de administração e corretagem cobradas pela corretora geralmente são bem baixas);
  • gestão profissional;
  • facilidade de transação na bolsa de valores;
  • possibilidade de adquirir cotas de grandes empreendimentos.

As desvantagens dos FIIs

Também podemos citar algumas limitações dos Fundos de Investimento Imobiliário:

  • não se pode comprar um imóvel específico, pois o gestor define quais os melhores, avaliando as perspectivas de mercado;
  • o mercado imobiliário está sujeito a ciclos de alta e baixa;
  • o imóvel pode ficar muito tempo desocupado;
  • a inadimplência de um inquilino pode atrapalhar um pouco os rendimentos (mas, se esse percentual for baixo, os inquilinos pagantes podem até compensar as perdas).

Como adquirir Fundos de Investimento Imobiliário

O primeiro passo é avaliar suas próprias condições financeiras e o melhor momento para investir no segmento imobiliário. Depois, pesquise nas corretoras online os melhores fundos imobiliários, aqueles que oferecem melhores perspectivas de ganhos, principalmente em longo prazo.

Veja quem são os gestores dos fundos, a corretora que está administrando, sua reputação, seu histórico e os comentários dos clientes. Depois de confirmar a idoneidade da corretora, cadastre-se nela.

Para avaliar a qualidade da rentabilidade de um FII, confira o histórico de rentabilidade dele. Muitos gestores avaliam dividindo o preço do aluguel pelo valor das cotas. Um investimento pode ser considerado interessante se o retorno proporcionado superar os rendimentos da poupança e os de outros investimentos em renda fixa.

Geralmente, os lucros são distribuídos a cada mês, conforme a participação financeira de cada investidor, o que representa uma divisão justa e equilibrada. Porém, certifique-se de que a corretora trabalha dessa forma.

O que achou dos Fundos de Investimento Imobiliário? Deseja aprender sobre outros tipos de fundos? Então aproveite e saiba mais sobre os melhores fundos de ações para investir.