Como investir para ganhar dinheiro?

Já pensou em aumentar o seu patrimônio? Ou em elevar o seu padrão de vida? Pois saiba que isso pode ser conquistado de maneira muito mais fácil do que você imagina.

Basta saber como investir. Seja por meio de renda fixa ou variável, você tem como obter resultados altamente significativos se usar a informação ao seu favor.

É isso que pretendemos mostrar aqui! Confira quatro dicas simples para fazer com que você tenha melhores condições de investir e, assim, ganhar dinheiro. Acompanhe:

1. Estabeleça objetivos

O ideal é que você organize suas aplicações considerando o curto, o médio e o longo prazo. Esses devem ser os seus objetivos e é em função deles que as estratégias precisarão ser montadas.

Em curto prazo, você pode garantir a sua segurança financeira — é o que chamamos de reserva financeira de emergência, um valor que costuma reunir entre 6 e 12 vezes o seu salário atual.

Uma vez formada essa reserva, seu objetivo em médio prazo pode ser a compra de um apartamento, uma viagem ou a abertura de uma empresa própria, dependendo dos seus interesses.

Já em longo prazo, o objetivo deve ser algo que demorará mais tempo para chegar, como a aposentadoria ou a independência financeira.

2. Conheça as aplicações

Com os objetivos estabelecidos, é hora de procurar alternativas para investir e atingir essas metas. O Tesouro Direto, por exemplo, permite que você aplique considerando todos os três tipos de objetivos.

Como o Tesouro Selic apresenta liquidez diária, ele é indicado para a composição da reserva de emergência.

Já o Tesouro Prefixado permite que você saiba exatamente o que ganhará no seu vencimento, independentemente da inflação, sendo ideal para investimentos em médio prazo.

O IPCA, por sua vez, é útil para o longo prazo, pois permite que você tenha uma rentabilidade sempre maior do que a inflação, independentemente do que acontecer até a data de resgate.

Além disso, existem as Letras de Crédito e os Fundos DI, entre outras opções. Estude as características de cada uma e invista na que for mais compatível com os seus interesses.

3. Tenha periodicidade

Você não precisa juntar muito dinheiro de uma só vez para fazer uma grande aplicação. Para alcançar seus objetivos futuros, basta se organizar financeiramente para ter sempre um valor a ser destinado a investimentos.

Uma ideia interessante a adotar é a regra dos 50-15-35, em que você usa metade do seu salário para quitar despesas fixas, 15% para prioridades financeiras e outros 35% para despesas ligadas à manutenção do estilo de vida.

Assim, reservando somente 15% do seu salário, você já pode começar a investir no futuro.

4. Diversifique sua carteira

Não se limite a fazer apenas um tipo de aplicação. Fazendo mais de um investimento, sempre de maneira responsável, você não fica vulnerável a questões como a inflação, por exemplo, que pode interferir na rentabilidade do Tesouro Selic, ou alguma eventualidade do mercado que pode prejudicar o investimento nas ações de uma empresa em renda variável.

O ideal é que você “não ponha todos os ovos na mesma cesta” para reduzir o risco total da sua carteira. Assim, você faz o seu dinheiro render mesmo que determinado ativo não apresente resultados interessantes.

Agora que você já sabe como investir, não se esqueça de deixar seu comentário com suas dúvidas e/ou experiências!