5 dicas para fazer o controle diário de investimentos

Se você possui uma boa renda, que te proporciona algum excedente a cada mês, pode ser uma boa ideia aplicar esse dinheiro. Isso te ajuda a acumular capital para uma grande compra, ou apenas para garantir mais conforto no futuro. Porém, para alcançar esses resultados, você precisa fazer um bom controle de investimentos todos os dias.

Existem várias opções para aplicação de capital, da renda variável, como a bolsa de valores, até a fixa. Se você souber como atuar, pode aproveitar muito melhor as oportunidades de ganhos. Para te auxiliar nessa tarefa, trouxemos, aqui, 5 dicas simples para controlar diariamente os seus investimentos. Acompanhe:

1. Tenha um horário específico na sua rotina

Mesmo que você não possua muito conhecimento sobre o mercado financeiro, o primeiro passo para entendê-lo é torná-lo parte do seu dia a dia. Algo como ter uma hora depois do almoço ou todo dia de manhã, apenas para sentar e avaliar o resultado dos seus investimentos.

Com o tempo, você poderá tirar dúvidas sobre o funcionamento do mercado, aprenderá a identificar oportunidades e não correrá o risco de perder seu faturamento de vista.

2. Separe seus investimentos em categorias

Da mesma forma que você organiza seu orçamento doméstico, o controle de investimentos é mais fácil quando usa diferentes categorias. Afinal, as rendas fixa e variável seguem regras um pouco diferentes.

Tentar analisar tudo sob a mesma lente pode provocar bastante confusão, como um investimento pequeno que aparenta render mais de 200%.

3. Monte uma planilha de controle de investimentos

Por mais que confie na própria memória, é impossível garantir que ela nunca vai falhar, especialmente se você tiver passado por um momento muito estressante. Arriscar esquecer-se dos seus principais investimentos, com certeza, não é uma boa ideia.

Para isso, existem as planilhas de controle. Com uma simples página, você pode projetar seu rendimento para os próximos meses, além de acompanhar os resultados de suas aplicações ao longo do tempo. Se você utilizar um software de finanças, é possível, inclusive, importar seus dados financeiros diretamente da sua conta bancária, o que te poupa muito tempo.

4. Use um software para acompanhar as cotações

Falando em softwares, o controle de investimentos depende bastante da sua fonte de informação. Ter dados atualizados rapidamente e com menor margem de erro pode ser a diferença entre lucros e prejuízos.

Por isso, é necessário buscar um canal dedicado a fornecer informações atualizadas e confiáveis. E ele pode ser o mesmo utilizado para o controle, já que as funcionalidades se agregam.

5. Anote as informações mais relevantes

Mesmo depois de fechar um investimento, você não pode se esquecer dele, especialmente quando chegar a época da declaração do Imposto de Renda. Então, sempre guarde os dados e as documentações de aplicações e lucros. Mais uma vez, um software de controle financeiro pode te ajudar nessa tarefa, levando até a uma redução do seu IR.

Agora que você já tem essas dicas de controle de investimentos, que tal ver uma ferramenta que te ajude ainda mais? Entre em contato com a LiveCapital e veja nosso aplicativo online para investidores. Com ele, você pode acompanhar seus dados e garantir mais rendimento em todas as suas aplicações financeiras!