4 dicas de como apresentar os resultados para seus clientes

Além de trabalhar muito para alcançar os objetivos combinados, um gestor precisa saber como apresentar resultados. Uma apresentação de sucesso contribui para cativar e reter clientes, além de fazê-los investir ainda mais em seu trabalho.

A questão é: muitas pessoas ainda possuem dificuldades com o assunto. Se você acha que pode melhorar, continue lendo nosso post e aprenda a criar uma apresentação clara, relevante e entusiasmante. Boa leitura!

1. Conheça bem o seu público-alvo

Antes de esboçar o roteiro, coletar dados ou criar os slides que serão apresentados, é necessário compreender melhor seus clientes. Caso contrário, você não conseguirá condensar as informações em uma apresentação bem-sucedida.

Busque entender quais indicadores de desempenho são desejados, qual é o nível de conhecimento do cliente sobre o assunto, sua idade ou outras informações relevantes. Desse modo, você saberá que linguagem usar e quais resultados apresentar.

Além disso, conhecer o cliente ajuda a criar uma apresentação mais consistente e objetiva. Isso é fundamental, afinal, ninguém quer perder tempo com longas reuniões.

2. Crie um roteiro da apresentação

O roteiro é uma espécie de plano, o qual vai definir os passos que devem ser seguidos na apresentação. Ele deve identificar as informações mais importantes e estruturá-las de forma clara e entusiasmante para os clientes.

Para criar um bom roteiro, dívida sua apresentação em início, meio e fim — e defina quais informações (objetivos iniciais, resultados alcançados, recursos alocados etc.) devem ser apresentadas em cada momento.

Esse passo deve vir antes da criação do slide, especialmente para deixá-lo mais livre para criar esboços e voltar ao estágio inicial sempre que necessário. É indispensável basear a apresentação em dados reais e relevantes para o público-alvo.

3. Utilize recursos visuais

Uma boa apresentação deve contar com recursos visuais, caso contrário, ficará chata e cansativa para os clientes. Então busque transformar o roteiro já planejado em um slide ou infográfico dinâmico e eficiente.

Para isso, deve-se levar algumas coisas em consideração: utilize frases curtas e impactantes (até 150 caracteres), tenha atenção à fonte do texto, suas cores e gráficos utilizados (funil, linha do tempo, pizza etc.).

Se possível, conte com a ajuda de alguém da área de design. Se quiser economizar, você pode utilizar plataformas — como o Canva Design — que já oferecem a estrutura do slide (com cores, formas e imagens) pronta para usar, além de serem grátis.

4. Treine antes da apresentação

Por mais experiente que você seja, é sempre importante repassar as informações que serão apresentadas — especialmente se for um grande cliente. Com o treinamento, você ficará mais seguro, reduzindo seu grau de ansiedade e nervosismo.

Lembre-se sempre de que grande parte do sucesso da apresentação vem da comunicação não-verbal. Por isso, tenha atenção especial ao seu tom de voz, postura, gestos utilizados e contato visual com o receptor da mensagem.

Ao aplicar essas dicas, certamente você terá uma apresentação muito bem-sucedida. Assim, conseguirá manter seus clientes e convencê-los de que o investimento vale a pena.

Agora que você já conhece nossas dicas para apresentar resultados, aproveite para continuar aprendendo. Assine nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente em seu e-mail!