Investimentos: quanto mais cedo você começar, melhor!

Será que existe uma idade certa para começar a investir? De acordo com especialistas, não! Ao contrário, começar cedo a poupar dinheiro e fazer investimentos é uma ótima oportunidade de garantir um futuro mais confortável e desfrutar dos benefícios dos juros compostos, garantindo os rendimentos gerados pelo máximo de tempo possível, já que, quanto maior o tempo de aplicação, mais altos são os dividendos.

Confira a seguir algumas das principais vantagens de começar a investir o quanto antes

Adaptar-se mais facilmente ao mercado financeiro

Investir não é um dom divino concedido a poucos, mas um hábito que deve ser cultivado com foco, disciplina e, é claro, estudo sobre o mercado financeiro. Para adquirir esse costume e ser um bom investidor no futuro, é necessário passar por um período de adaptação.

Quanto antes você começa, mais fácil e rápido é passar por esse processo. Dessa maneira, poupar e fazer aportes regulares deixa de ser um sacrifício e passa a ser algo natural. Em resumo, é menos penoso economizar dinheiro para investir se isso for um hábito construído desde cedo.

Estar mais disposto a correr riscos 

Todos sabemos que investir em renda variável é uma ótima alternativa para quem quer aumentar a rentabilidade dos seus investimentos. Inclusive, já temos um post dando dicas para quem quer perder o medo da Bolsa de Valores. E é próprio do jovem ser mais ousado por natureza. Por que não, então, usar essa ousadia a seu favor? 

Tendo mais tempo pela frente, em geral, é mais fácil enfrentar a instabilidade do mercado de ações, assumindo os riscos e tendo a chance de ganhar muito mais. 

Ter tempo para aproveitar os rendimentos no futuro

A principal desvantagem de começar a investir tardiamente é que os resultados nunca são instantâneos e, por isso, é muito comum que o investidor só consiga aproveitar seus rendimentos muito tempo depois. Às vezes, isso, infelizmente, significa ter dinheiro na conta mas não ter disposição para viajar, fazer atividades de lazer e usufruir das mordomias que o capital investido pode proporcionar. 

Quem começa cedo as suas aplicações pode ter o privilégio de ter mais dinheiro no futuro. Assim,  pode ter uma situação patrimonial mais confortável muito antes do que outras pessoas. Por isso, o ideal é não deixar para ter um patrimônio sólido já na maturidade: começando cedo, você poderá aproveitar melhor o dinheiro obtido. 

Diluir o custo do aprendizado sobre o mercado financeiro 

Fazer investimentos requer dedicação e muito estudo sobre economia e o mercado financeiro. Não é incomum que investidores inexperientes, por desconhecimento, tomem decisões ruins que afetam seus ganhos. 

Começar cedo nessa jornada, portanto, faz com que o tempo trabalhe ao nosso favor. Há mais tempo para aprender, pesquisar e estudar, bem como para nos recuperarmos de eventuais erros de cálculo e falhas na estratégia. 

Alcançar seus sonhos

Qual jovem não tem sonhos? Seja fazer uma viagem internacional, estudar fora do país ou comprar um imóvel, é inerente à juventude cultivar desejos materiais que são muito mais fáceis de serem supridos se os investimentos começarem cedo.

Graças à economia e à aplicação de quantias regulares, é mais viável realizar esses sonhos em um tempo mais curto, sem necessariamente ter que se matar de trabalhar. 

Poder se aposentar mais cedo do que o usual

Um dos grandes chamarizes para começar a investir cedo é a possibilidade de aposentadoria precoce. Se quem começa a investir aos 40 anos tem a possibilidade de se aposentar aos 60, com um planejamento adequado é possível até mesmo começar a aplicar dinheiro aos 20 anos e se aposentar aos 40. 

Ter mais tempo para fazer ajustes em sua estratégia

Nem sempre a gente consegue controlar tudo na vida. A economia e o mercado financeiro são exemplos de coisas que, muitas vezes, escapam de nossos planos e acabam surpreendendo, para o bem ou para o mal. Por isso, é muito comum que, ao longo do caminho rumo à estabilidade financeira, seja necessário recalcular a rota, fazendo ajustes à estratégia para obter melhores rendimentos. 

Quanto mais tempo tivermos disponível para realizar essas mudanças, mais chances temos de garantir o sucesso da empreitada, e melhor é a nossa capacidade de resistir e reagir às novas realidades. 

Ter mais qualidade de vida no futuro

Começar a investir mais cedo necessariamente implica passar por menos apuros financeiros no futuro, garantindo maior qualidade de vida e menos preocupações. E todos queremos chegar a uma certa idade sem ter que passar por estresse, apenas colhendo os frutos do capital acumulado ao longo dos anos, não é mesmo? 

 

Se você já começou a investir, parabéns, continue assim! Se ainda não, saiba que antes tarde do que nunca. O importante é iniciar o quanto antes. Se precisar de ajuda, conte com o LiveCapital para gerenciar seus investimentos de forma simples e segura! Vem descobrir como funciona! 🙂 

Sobre o Autor

LiveCapital

LiveCapital é um gerenciador de investimentos que ajuda você a controlar online todas as suas ações, derivativos, fundos, renda fixa e outros ativos.