Investimento a médio prazo: o que você precisa saber

Investimento a médio prazo é aquele em que seu rendimento será por um período de dois a cinco anos. Para isso, é muito importante que você avalie a liquidez e rentabilidade de um investimento para que seu resgate seja feito dentro desse prazo.

Existem diversas opções de investimentos a médio prazo, no entanto, é preciso ter uma estratégia de planejamento em relação ao vencimento para, assim, ser possível fazer planos com o seu resgate.

Pensando nisso, listaremos, neste post, os principais investimentos a médio prazo, como investir e como planejar o seu rendimento. Confira!

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Você sabe de onde os bancos tiram dinheiro para fazer empréstimos? De você, investidor!

Sendo assim, no Certificado de Depósito Bancário você empresta dinheiro para instituições financeiras e lucra com os juros. Para investir, basta escolher um banco que emita CDB.

O CDB disponibiliza a categoria prefixada, em que você será informado no ato do acordo qual será o seu retorno financeiro, e a opção pós-fixada, em que seus rendimentos e taxas serão determinados pelo tipo de contrato. Além de ser considerado um investimento de médio prazo, o CDB é um tipo de investimento seguro.

Letras de Crédito Imobiliário (LCI)

Outro investimento de médio prazo é o LCI, que são títulos de crédito imobiliário, seja de hipoteca ou por alienação fiduciária. É outra modalidade de investimento em que você empresta dinheiro para uma instituição, entretanto, nesse caso, é para financiar o setor imobiliário.

Vale ressaltar que dentre as vantagens de investir em Letras de Crédito Imobiliário está a isenção do Imposto de Renda para pessoa física.

Letras de Crédito do Agronegócio (LCA)

São títulos emitidos por instituições financeiras públicas e privadas. O dinheiro aplicado é usado para financiar, investir e conseguir recursos no setor agrícola. Além de ser um investimento de médio prazo, é de renda fixa.

Para investir no LCA, assim como no LCI, você só precisa procurar um banco ou corretora que possa intermediar a compra desses títulos.

Fundos Multimercados

Os fundos multimercados, como o próprio nome diz, englobam diversos tipo de ativos. Essas ações podem ser fixas, de câmbio ou investimentos no exterior, com isso é possível passar pelos momentos de instabilidade econômica.

Para esse tipo de investimento a médio prazo você também tem a opção de investir por meio de um banco ou corretora. A desvantagem de optar pelo banco é que ele pode apresentar altas taxas administrativas.

Geralmente, quanto maior o prazo de vencimento, maior será a rentabilidade. Sendo assim, ao fazer algum planejamento com investimento de médio prazo, fique atento a esse prazo.

Está pensando em comprar um carro, fazer uma pós-graduação ou investir em uma casa? Então escolha um investimento em que a data de vencimento possibilite que você realize seu sonho para que, assim, você não tire o dinheiro antes da hora e possa se beneficiar com a máxima rentabilidade do título.

Para investimento a médio prazo você deve evitar aqueles que apresentem baixa liquidez e alto risco, pois isso afetará seu prazo de rentabilidade. No entanto, eles são uma ótima opção se você deseja adquirir um bem ou realizar um sonho.

Para ter sucesso em seus investimentos é preciso saber seu grau de risco. Confira nosso post e conheça as características de um investimento seguro.