Você sabe o que são fundos DI e suas reais vantagens e riscos?

Os fundos de investimento são opções convenientes para aplicar o dinheiro. Graças a eles, os recursos são aplicados em várias opções, pulverizando o risco. Embora sejam de renda fixa, com os fundos DI isso não é diferente.

Considerado um investimento básico para a maior parte das carteiras, essa opção merece atenção especial. Para definir se ele é o melhor para você, não basta conhecer apenas as vantagens, pois os riscos desempenham um papel importante.

Sendo assim, veja, neste artigo, o que são os fundos DI e entenda mais sobre essa possibilidade.

Afinal, o que é um fundo DI?

Os fundos DI são de renda fixa, comumente chamados de referenciados. Eles aplicam entre 80 a 100% dos recursos em títulos do Tesouro Direto. O restante, se for o caso, vai para opções de baixo risco, como os investimentos pré-fixados.

Outra grande característica desses fundos é que eles procuram acompanhar a variação do CDI, índice que muda diariamente e que, por sua vez, acompanha a taxa Selic.

Quais são os seus benefícios?

Uma das maiores vantagens desse tipo de fundo é a segurança. Por acompanhar um indicador econômico, ele aumenta as chances de sucesso. Se for pré-fixado, há resultados ainda melhores quanto ao planejamento e à visibilidade.

Outro ponto é que a liquidez é diária, permitindo que o dinheiro seja retirado a qualquer momento.

Ele também tem rentabilidade satisfatória, ficando entre 80 a 100% do CDI. Para o padrão de segurança e o baixo risco que ele oferece, é uma condição atraente.

E os riscos?

Ao mesmo tempo, isso não significa que os fundos DI não apresentam nenhum risco. Como aplicam uma grande quantia em títulos federais, sempre há um risco de crédito, como de o Governo dar calote. Apesar disso, trata-se de uma situação muito improvável.

A sucessiva diminuição na Selic, derrubando o CDI, também pode comprometer a rentabilidade. Eventualmente, isso aumenta o custo de oportunidade, já que investimentos melhores deixam de ser aproveitados.

Para quem eles são indicados?

Por causa do baixíssimo risco, esses fundos são especialmente recomendados para investidores conservadores. Tratam-se de uma boa forma de diversificar a carteira — saindo da poupança — sem correr tantos riscos.

Eles também representam uma boa oportunidade para quem deseja fazer a transição entre investidor conservador e moderado.

Não são muito indicados, porém, para os arrojados, por não se alinharem aos interesses de quem tem apetite ao risco, mas, no geral, são convenientes e confortáveis para a diversificação, de forma genérica.

Como investir nos fundos DI?

Para fazer um investimento nessa possibilidade, tudo começa com a definição de objetivos e a seleção de quanto dinheiro você tem disponível para a aplicação inicial.

Em seguida, é o momento de escolher o fundo desejado e a instituição que intermediará essa aplicação.

O contrato será apresentado e é fundamental ler todas as condições com cuidado. A partir da assinatura, o investimento será feito, com a rentabilidade incidindo diariamente.

Como escolher um bom fundo?

Tão importante quanto entender como investir nos fundos DI é saber como selecionar um adequado. Para tanto, é fundamental comparar várias opções.

Analise, por exemplo, o histórico de desempenho. Lembre-se sempre de que a rentabilidade passada não garante ganhos futuros, mas a consistência de atuação é um bom indício.

Também é preciso pensar nos custos. Além da tributação, há o valor da taxa de administração. Portanto, o recomendado é escolher opções com um custo baixo, nesse sentido.

Para complementar, a gestora deve ser transparente, de qualidade e experiente. Assim, a segurança sobre a aplicação aumenta consideravelmente.

Os fundos DI trazem diversificação para a carteira e riscos baixíssimos. Com a rentabilidade acompanhando o CDI, podem ser boas opções, mas é sempre necessário considerar os riscos e a possibilidade de haver investimentos equivalentes e melhores.

Quer fazer o seu dinheiro render? Curta a Live Capital no Facebook e não perca nenhuma dica!