Fundo multimercado: o que é e como investir?

O fundo multimercado é uma modalidade de fundo de investimento em que envolve aplicações de diferentes mercados como a  renda fixa, câmbio, ações, ouro etc. Assim como os outros fundos de investimento, ele também agrega investidores de perfis diversos, com condições financeiras distintas.

Existem diferentes tipos de riscos para os fundos multimercados, desde o risco muito baixo (perfil conservador), que é mais raro, e os riscos médios e elevados (que são indicados para os perfis moderado e agressivo), que são mais comuns.

Essa modalidade de fundo é mais arriscada que os fundos de renda fixa, mas é mais segura que os fundos de ações e de câmbio. Pelo fato de mesclar categorias diferentes de investimentos, o fundo multimercado oferece melhor rentabilidade com risco mais controlado. Veja a seguir como investir nessa  opção!

Abra uma conta em uma corretora de valores

Apesar de o investidor poder investir por meio de bancos, as corretoras de valores podem oferecer melhores resultados, com taxas de administração mais acessíveis. Pesquisando na internet, é possível encontrar diferentes opções de corretoras de investimentos.

Antes de tudo, certifique-se de que ela efetivamente oferece a opção de fundos multimercado. Depois, deve considerar outras questões como:

  • o valor da taxa de administração e taxa de performance: a primeira é anual e fica geralmente em torno de 1,5% e 2% ao ano; a outra incide somente quando a rentabilidade do fundo é maior que o índice de referência (como o CDI);
  • o atendimento: é importante que os profissionais atendam bem os clientes, tirando suas dúvidas e estando sempre à disposição para servi-lo;
  • as ferramentas: uma boa corretora deve contar com ferramentas tecnológicas que facilitem a vida do investidor, como aplicativos mobile e outras plataformas;
  • os serviços: o investidor deve contar com suporte na forma de relatórios, análises, consultoria etc.

Observe o histórico de rentabilidade do fundo multimercado

Apesar de a rentabilidade passada não ser uma garantia para a rentabilidade futura, a análise do histórico serve como forma de avaliação, permitindo verificar se o fundo está oferecendo bons resultados ao longo dos anos ou se melhorou somente há pouco tempo.

O histórico também permite avaliar o engajamento dos gestores do fundo e concluir se as estratégias desenvolvidas por eles estão realmente surtindo efeito.

Verifique a estratégia da equipe

A estratégia pode variar conforme o tipo de fundo multimercado. Assim, existem ações mais e menos arriscadas. Os fundos multimercados balanceados, por exemplo, que oferecem riscos médios, gozam geralmente de estratégias mais bem definidas em relação à alocação dos recursos, utilizando rebalanceamentos frequentes e proibindo a alavancagem.

Os fundos do tipo trading e long & short, que oferecem riscos mais elevados, procuram explorar as mudanças de curto prazo no preço dos produtos.

O investidor deve analisar toda documentação relativa ao fundo, além do prospecto e da regulamentação específica, para compreender melhor a estratégia usada, se ela é viável ou não para os seus objetivos.

Considere a liquidez e a volatilidade do fundo multimercado

A liquidez equivale ao prazo para receber o dinheiro de volta. Existe uma fórmula para calcular a liquidez: D + X, sendo X o total de dias úteis e D o dia em que é solicitado o resgate. O resgate do dinheiro acontece em duas etapas:

  1. conversão do volume total de capital solicitado em número de cotas;
  2. disponibilização do dinheiro para o investidor.

Os fundos multimercados apresentam liquidez variável. Uns liberam o dinheiro em D+1 enquanto outros liberam em D+30 ou D+45.

Sobre a volatilidade, ela representa o quanto o retorno de um fundo pode se desviar da média de rentabilidade, seja para mais ou para menos (ela é expressa em percentuais). Fundos com maior volatilidade são indicados para investimentos em longo prazo, pois assim é possível recuperar as perdas.

Agora que já entende melhor o funcionamento de um fundo multimercado, que tal compartilhar este post e dividir essas informações com outras pessoas que têm interesse sobre o assunto?