Fundo Garantidor de Crédito: o que é e como ele garante segurança?

Com certeza, o medo de perder dinheiro está no topo da lista de motivos para não se tornar um investidor. No entanto, o que poucos sabem é que o Fundo Garantidor de Crédito cuida disso para você.

Para isso, é preciso que você conheça as aplicações amparadas por essa proteção e como ela funciona, a fim de ter mais segurança nos seus investimentos e de proteger a sua rentabilidade de prejuízos. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe este post!

O que é o Fundo Garantidor de Crédito (FGC)?

O FGC, ou Fundo Garantidor de Crédito, é uma organização privada criada em 1995 com o objetivo de proteger os investidores e correntistas em caso de falência do banco, liquidação ou intervenção. O FGC é um fundo sem fins lucrativos e formado por instituições financeiras.

As instituições que o formam são a Caixa Econômica Federal, as companhias de hipoteca, as associações de poupança, os bancos e as sociedades de financiamento, crédito imobiliário e de crédito. Esse fundo foi estabelecido por meio da Resolução do Conselho Monetário Nacional.

Como funciona?

O Fundo Garantidor de Crédito permite que você seja ressarcido em até R$ 250 mil do dinheiro que foi aplicado em diversos tipos de investimentos ou depositado em conta-corrente. Esse valor vale por CPF ou por instituição financeira.

Vale ressaltar que a garantia em R$ 250 mil é referente ao montante que foi investido. Dessa forma, mesmo que o valor seja acrescido de juros, se a soma final estiver dentro do limite estabelecido pelo fundo, esses juros obtidos também estarão assegurados. Para isso, caso você esteja dentro dos requisitos da cobertura do Fundo Garantidor de Crédito, o prazo para a conclusão de todo o processo leva em torno de dois a três meses.

Dessa forma, o FGC funciona com uma garantia de proteção e segurança contra o temido “calote” e os prejuízos ocasionados pelo mau funcionamento financeiro dos bancos. Contudo, é preciso que você esteja atento a quais são os investimentos que disponibilizam a cobertura dessa proteção, já que não são todos.

Quais são os investimentos amparados pelo FGC?

A proteção do Fundo Garantidor de Crédito é válida para:

  • LCI (Letras de Crédito Imobiliário);
  • LCA (Letras de Crédito do Agronegócio);
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário);
  • letras de câmbio;
  • letras hipotecárias;
  • letras imobiliárias;
  • depósitos de poupança;
  • depósitos à vista ou sacáveis com aviso prévio;
  • operações compromissadas para títulos emitidos após 08 de março de 2012 por empresa ligada.

Sendo assim, os fundos de investimento, as aplicações na bolsa de valores, os derivativos, os depósitos judiciais, os depósitos ou empréstimos no exterior, debêntures e tesouro direto — títulos do Tesouro Nacional — não disponibilizam a garantia e segurança do FGC.

Como pôde ser percebido, a maior parte das aplicações protegidas por esse fundo é composta dos investimentos que apresentam renda fixa. Já aqueles que se caracterizam pela renda variável não estão amparados.

O Fundo Garantidor de Crédito é uma proteção efetiva contra prejuízos e a perda de dinheiro ocasionada por falência e mau funcionamento das instituições financeiras. No entanto, antes de fazer uma aplicação, fique atento e verifique se há cobertura desse fundo.

Além do FGC, confira quais são as principais características de um investimento seguro e proteja o seu dinheiro e rentabilidade dos riscos.