Você sabe qual o seu perfil de investidor?

“Digo ao mundo inteiro / Não quero dinheiro / Eu só quero amar”. Esse verso de sucesso pode ter feito muito sentido para Tim Maia, mas a realidade costuma ser bem diferente.  A expectativa do envelhecimento, futuras despesas com matrimônio e filhos ou mesmo a própria qualificação profissional são apenas alguns dos motivos que levam as pessoas a buscarem acumular recursos. Na hora de escolher o melhor jeito de prosperar, uma pergunta aparece: afinal, qual é o seu perfil de investidor?

Avalie riscos x oportunidades

A sabedoria popular ensina: “quem não arrisca, não petisca”. No mercado financeiro, quando se fala em risco, isso pode significar o esvaziamento de reservas duramente conquistadas ao longo dos anos.

Existem aplicações em que fatores externos exercem grande influência. Isso porque, na contratação do investimento, não estão pré determinadas as condições de como seu capital vai evoluir.

Por exemplo, se você adquire ações de uma empresa por determinado valor, pode lucrar muito ou perder dinheiro ao vendê-las. Títulos com esse perfil são classificados como renda variável.

É muito diferente quando você investe em renda fixa. O Brasil, ao contrário de países como Japão e Suíça, não tem juros negativos. Por isso, aplicações referenciadas em taxas como a Selic — a poupança, por exemplo — sempre vão gerar lucro. Em contrapartida, a rentabilidade é menor.

Então, o que leva as pessoas a assumirem riscos? Explicando isso, vamos ajudá-lo a responder à pergunta inicial do texto.

Conheça a seguir os principais tipos de investidor e saiba qual deles mais se parece com seu perfil.

Perfil de Investidor

Podemos classificar o investidor de acordo com a sua pré-disposição a assumir riscos. Confira abaixo essa classificação.

Conservadores

Geralmente são pessoas que buscam proteger o patrimônio. Não querem surpresas para o futuro, mas sim seguir um planejamento seguro. Para investidores de perfil conservador, perder recursos em aplicações é algo inaceitável.

Por isso, conservadores se satisfazem com rendimentos menores, desde que estejam sempre acumulando. Em muitos casos, escolhem produtos com boa liquidez, como poupança e Certificados de Depósito Bancário (CDB), pois não querem ser penalizados se houver alguma necessidade.

Moderados

Geralmente conhecem um pouco melhor as possibilidades oferecidas pelo mercado financeiro. Aprenderam a importância de diversificar a carteira de investimentos. Todavia, priorizam a segurança, disponibilizando uma pequena parcela de suas reservas para aplicações mas quais pode haver maiores ganhos (ou perdas).

Os títulos mais procurados por investidores de perfil moderado também são os de renda fixa. No entanto, aprenderam a ouvir e podem se tornar abertos a novidades com riscos calculados, apesar de precisarem de algum tempo para digeri-las.

Seu patrimônio pode estar aplicado em imóveis, Tesouro Direto, CDB, previdência privada e fundos sólidos. Mas alguma parte também pode ser direcionada a ações, especialmente de empresas rentáveis.

Arrojados

Também conhecidos como dinâmicos — ou até agressivos —, querem ganhar o máximo possível. E têm pressa.

Seus investimentos costumam ser distribuídos em aplicações mais voláteis como ações e moeda estrangeira, mas também são capazes de reservar algum capital em posições mais conservadoras.

Investidores arrojados são tolerantes a riscos e perdas, acreditando que eles fazem parte do jogo. São frios para manter posições em momentos de perda, confiando numa reversão futura.

Invista em sua educação financeira

Pode ser que em algum momento da vida você tenha se identificado com características deste ou daquele perfil de investidor. Afinal, jovens costumam se preocupar menos com previdência. Por outro lado, a educação financeira possibilita a pessoas menos corajosas ter alguma flexibilidade ao investir para conseguir melhores ganhos. Você também pode fazer testes online para descobrir qual é o seu perfil de investidor.

Estabeleça objetivos claros e direcione suas aplicações para realizá-los. Existem boas oportunidades de investimentos para todos os perfis.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais! Outras pessoas vão se interessar pelo assunto e vocês podem conversar mais a respeito.