Filmes sobre o mercado financeiro que você precisa assistir

É uma verdade incontestável que o brasileiro não tem o costume de investir, e parte disso se deve à falta de conhecimento sobre o mercado financeiro. Infelizmente, não contamos com educação financeira desde cedo, o que dificulta muito a iniciativa de se aventurar no mundo dos investimentos.

Uma boa maneira de começar a conhecer esse universo é por meio das obras de ficção, afinal, quer coisa melhor do que aliar o entretenimento ao acesso à informação? Existem muitos filmes sobre o mercado financeiro que são verdadeiras aulas! Por isso, neste post, vamos listar os principais filmes sobre esse assunto, e que todo investidor precisa assistir!

O lobo de Wall Street

O filme de Martin Scorsese, com atuação brilhante de Leonardo Dicaprio, é um dos exemplos mais recentes e grandiosos de longas que retratam as dores e as delícias do mercado financeiro. E o mais curioso é que se trata da adaptação de uma história real. 

Em O lobo de Wall Street, Jordan Belfort é um jovem investidor extremamente talentoso, que alcançou seu auge nas décadas de 80 e 90. Infelizmente, porém, acabou deixando que o poder, o sucesso e o dinheiro subissem à cabeça, e naufragando em uma vida de excessos, extravagâncias e muitas, muitas drogas ilícitas. 

O longa traz alguns estereótipos do mercado financeiro, é verdade. Mas, de certa forma, a mensagem que fica é a seguinte: quando o dinheiro vem muito fácil, sem necessidade de grandes esforços, é sinal de que há algo errado, e que alguém está sendo enganado. 

Wall Street – Poder e cobiça

Ainda circulando o mesmo tema, esse filme também versa sobre a Bolsa de Valores americana. 

Gordon Gekko, interpretado por Michael Douglas, é um investidor notório não só pelo talento, mas também pela ganância nos negócios. Paralelamente, Buddy Fox, vivido por Charlie Sheen, é um corretor jovem e ambicioso, disposto a qualquer coisa para conquistar uma grande oportunidade. Quando os caminhos dos dois se cruzam, abre-se terreno para um jogo de cobiça e corrupção.

O legal deste filme é que ele mostra ao espectador os bastidores do mundo dos negócios na década de 80. Vale lembrar que existe uma continuação de 2010: Wall Street – O dinheiro nunca dorme

A grande aposta

A grande aposta já chama atenção pelo número de estrelas: nomes como Christian Bale, Brad Pitt, Steve Carrell e Ryan Gosling são apenas alguns presentes no longa-metragem. 

A temática do filme é tão grandiosa quanto seu elenco: a famosa crise financeira de 2008, vista pela ótica de investidores que fizeram de tudo para tentar contornar a situação e lucrar com isso.

Em 2008, o guru de Wall Street Michael Burry descobre que uma série de empréstimos feitos para o setor imobiliário está em risco de inadimplência e, a partir disso, resolve apostar contra o mercado, investindo mais de um bilhão de dólares dos seus investidores. Suas ações atraem a atenção do corretor Jared Vennet, que percebe a oportunidade e passa a oferecê-la também a seus clientes. O filme conta como esses dois investidores conseguem ganhar rios de dinheiro em meio ao caos econômico.

Margin Call – O dia antes do fim

Em Margin Call, a crise imobiliária de 2008 também é abordada, mas não de uma forma didática. 

Peter Sullivan, Seth Bregman e Will Emerson trabalham no setor de riscos em uma corretora, que está fazendo uma série de demissões. Um dos funcionários demitidos acaba deixando para trás um pen-drive com dados sobre o risco de falência de seu negócio. O objeto é encontrado e, logicamente, seu conteúdo logo gera um burburinho que trará importantes consequências para o desfecho da crise. 

A partir disso, difíceis decisões financeiras, morais e éticas devem ser tomadas, e empurram a vida de todos os envolvidos para o abismo. 

Grande demais para quebrar

Mais um filme interessante sobre a crise de 2008 nos EUA, Grande demais para quebrar mostra como grandes líderes financeiros entram em ação quando a economia dos Estados Unidos ameaça entrar em colapso. 

O filme explica os motivos pelos quais os cidadãos comuns norte-americanos decidiram investir massivamente em imóveis, contam como os bancos tiveram sua parcela de responsabilidade ao incentivar empréstimos e supervalorizar as transações e, finalmente, mostra o momento em que a “bolha” se rompeu e a situação se tornou insustentável.

O aspecto mais interessante de Grande demais para quebrar é abordar os conflitos de interesses dos banqueiros, do Congresso norte-americano e do FED (equivalente ao nosso Banco Central). 

Bônus: Como ser Warren Buffett

Fugindo um pouco da ficção, Como ser Warren Buffett é um documentário que conta a história de Buffet, considerado por muitos o grande nome do value investing. No filme, seu gosto precoce pelos números e cálculos é bastante explorado.

Embora não entre a fundo na questão do mercado financeiro, é uma dica extra de filme interessantíssimo, sobre um grande investidor que precisa ser mais comentado. 

Você já assistiu a algum destes filmes? Tem mais algum título interessante para acrescentar à lista? Conte para a gente nos comentários da postagem!