Erros de investidor: 5 principais erros que você não deve cometer

Os erros de investidor podem custar caro e prejudicar suas aplicações de tal forma que afete diretamente a sua rentabilidade. Muitos desses erros podem ser evitados com pequenas práticas que devem fazer parte da sua rotina no gerenciamento de cada aplicação.

A maior parte das falhas e equívocos que muitos investidores praticam é ocasionada principalmente pela falta de informação. Então, se você não quer cometer os mesmos erros e ter sucesso nas suas aplicações, continue acompanhando este post e confira 5 atitudes a serem evitadas!

1. Não diversificar a sua carteira de investimentos

Apostar todo o seu capital em um único tipo de aplicação é um erro de investidor que aumenta consideravelmente os riscos a que você está exposto. A estratégia de diversificar a carteira permite a possibilidade de rendimentos maiores e protegidos contra as constantes oscilações e quedas do mercado financeiro. Para isso, escolha diferentes tipos de aplicações, de diferentes regiões geográficas e construa um time de objetivos como os de curto, médio e longo prazo.

2. Agir irracionalmente

O excesso de confiança é uma prática muito prejudicial para as suas aplicações. Ter confiança é muito bom, já que por meio dela você terá foco para cumprir os seus objetivos. No entanto, o excesso desse sentimento leva você a tomar atitudes impensadas e irracionais.

Acreditar que o mercado financeiro não apresentará queda em determinado período ou até mesmo a confiança de que os seus investimentos não serão atingidos pelas crises do cenário econômico pode gerar prejuízos irreparáveis à sua carteira.

Sendo assim, sempre pense e avalie muito bem qualquer atitude que esteja pensando em tomar. Tenha uma base sólida para a tomada de decisões e sempre analise o cenário político, econômico, os riscos atrelados aos investimentos e o histórico da empresa na qual pretende aplicar seus recursos.

3. Não entender o perfil de investimento adequado ao investidor

Dentre os erros de investidor que geralmente são cometidos, é muito comum a falta de conhecimento acerca do perfil, tanto do investidor quanto da aplicação. O primeiro passo a ser tomado antes de mesmo de começar a realizar seus aportes é conhecer e definir o seu perfil para, a partir daí, selecionar os investimentos que estejam de acordo com as suas características.

Os perfis de investidores mais comuns são os conservadores, os moderados e os arrojados ou agressivos. Então estude e defina qual é o seu objetivo, pois optar por aplicações que não estejam de acordo com suas necessidades e condições certamente fará você perder dinheiro.

4. Deixar os investimentos parados

Para entrar no mundo dos investimentos, é preciso que você tenha em mente que terá de separar um tempo para gerenciar as suas aplicações. Esse é um hábito saudável que permite a identificação de riscos e erros a tempo de serem corrigidos e evitados.

Para isso, aposte em plataformas e aplicativos para gerenciamento de investimentos. Assim você terá informações completas sobre o comportamento de cada aplicação da sua carteira e poderá acessar as informações de qualquer lugar.

5. Ter conhecimento insuficiente

Se você quer ter sucesso em qualquer atividade é preciso se esforçar e buscar por conhecimento, não é mesmo? Em relação aos investimentos isso não é diferente. Existem diversos tipos de aplicações, diversas modalidades, objetivos e acontecimentos diários que podem beneficiar ou prejudicar as suas aplicações.

Sendo assim, esteja sempre atualizado: leia, pesquise e busque se informar sobre tudo que tenha a ver com o mercado financeiro, carteira de investimentos e aplicações. Dessa forma, você evita ser passado para trás e garante cada vez mais experiência, ficando assim mais perto do sucesso.

Os erros de investidor são fortemente prejudiciais aos seus rendimentos e aplicações. No entanto, com algumas práticas que podem ser facilmente adotadas você consegue eliminar os erros e, consequentemente, ter mais segurança.

Para ficar por dentro das novidades do mundo dos investimentos, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em primeira mão!