Entenda sobre a rotina diária de um Swing Trader!

O mercado financeiro tem possibilitado boas condições de trabalho para quem almeja trabalhar em casa, ter autonomia e não ter limites para poder crescer. Essas condições vêm fazendo com que cada vez mais pessoas se interessem pela profissão de Swing Trader, apesar de não ser uma profissão reconhecida oficialmente.

A prática envolve conhecimentos profundos sobre o mercado, atualização constante das notícias, estratégias que envolvam gerenciamento de riscos e metas, entre outros requisitos.

Para você que tem interesse em ser um Swing Trader, mas não conhece bem as suas práticas, preparamos um post especial, explicando a rotina diária de um profissional nessa área. Confira!

O que é Swing Trade?

Swing Trade são operações de compra e venda de ações, opções, contratos futuros ou outros ativos por um tempo determinado pelas tendências de alta ou baixa. Geralmente, são operações de curto prazo, envolvendo de 1 a 30 dias, por exemplo. Tudo depende da mudança de tendência dos ativos.

Como ferramenta, o Swing Trader utiliza uma forma combinada ou isolada das análises fundamentalistas e técnicas, a fim de antecipar movimentos de preços e decidir quais papéis trabalhará no dia. Um gráfico com os preços dos ativos junto a indicadores técnicos são os recursos visuais utilizados para auxiliar na tomada de decisões de compra ou venda.

Quais as vantagens e desvantagens de trabalhar como Swing Trader?

Como toda profissão, o Swing Trade também tem as suas vantagens e desvantagens. Confira abaixo as principais:

Vantagens

  • trabalha no conforto de casa ou onde desejar, precisando apenas de um dispositivo móvel e um ponto de conexão com a internet;
  • investimentos com chances de grandes retornos no curto prazo;
  • não há limites para ganhos financeiros.

Desvantagens

  • altos riscos, demandando uma boa estratégia de controle para as perdas;
  • o fator psicológico pode pesar, exigindo frieza na análise e realização das operações;
  • elevadas taxas de imposto de renda (20% para operações iniciadas e encerradas no mesmo dia e 15% para operações iniciadas num dia e encerradas em outro).

Lembrando que operações de venda de ações até R$ 20 mil são isentas do Imposto de renda, caso fique posicionado mais de um dia com elas.

Como é a rotina diária de um Swing Trader?

Veja agora as ações que um Swing Trader executa no seu dia a dia de trabalho:

Período de pré-abertura do pregão

Bem antes da abertura do pregão, entre 7h e 9h, o Swing Trader busca uma visão geral do mercado por meio de relatórios de resultados, notícias relacionadas a política e economia, mercados estrangeiros, etc.

Essa base de informações servirá para analisar se mantém o posicionamento nos ativos atuais e descobrir quais terão maior potencial de alta ou queda, podendo planejar trabalhar com eles no dia. O potencial de oscilação dos ativos conta muito para o atingimento dos objetivos.

Período de abertura do pregão

Após escolher os ativos que vai trabalhar, o Swing Trader deve configurar um “setup” (condições de entrada e saída). Por exemplo, comprar ao atingir certo preço (entrada), sair quando o valor atingir certo objetivo (stop gain) e sair com uma perda limite tolerável (stop loss).

O monitoramento das operações é feito durante todo o dia, ajustando pontos de stop loss e stop gain, reduzindo a quantidade de ações de uma mesma empresa ao atingir os objetivos mais simples, acompanhando as notícias para se antecipar aos movimentos de reversão de tendência, etc.

Período “after market”

Por volta das 18h, o pregão do dia é encerrado. É hora de contabilizar e registrar as perdas e ganhos, analisar o desempenho das estratégias adotadas com o intuito de melhorá-las e ler algumas notícias e relatórios para ter uma ideia do que esperar para o dia seguinte.

Com um bom controle emocional e uma estratégia sólida de negociações, você pode ser um Swing Trader de sucesso. Para ter melhores resultados, recomendamos a utilização de um software gerenciador universal de investimentos. Assim, terá um panorama sobre os seus rendimentos, independentemente da modalidade de investimento e instituições financeiras que trabalha.

Se você gosta de ganhar dinheiro, siga nossos perfis nas redes sociais agora mesmo e descubra muito mais! Estamos presentes no Facebook, Twitter e LinkedIn.