É seguro manter o controle dos investimentos na nuvem?

O mercado de computação na nuvem está crescendo no Brasil e se tornando uma ferramenta básica de trabalho em praticamente todos os setores de serviços. Não seria diferente com o mercado de investimentos.

Atualmente, há diversas soluções na nuvem que auxiliam consultores a fazer a gestão das aplicações de seus clientes. Contudo, ainda existem muitas dúvidas e receios quanto ao funcionamento e, principalmente, à segurança dessa tecnologia.

Especialmente no mercado de investimentos, é importante entender a que nível de segurança estamos expondo os dados financeiros. É por isso que, no post de hoje, vamos responder a essa pergunta e mostrar como otimizar investimentos na nuvem.

A segurança dos investimentos na nuvem

Antes de começar, é preciso estabelecer que todo e qualquer dispositivo está sujeito a perdas. Você pode achar que seus dados estão seguros no seu notebook, protegido por senha, mas eles ainda estão expostos a roubos e ataques de hackers. Mas e a quanto à segurança dos investimentos na nuvem?

A computação em nuvem tornou-se um ativo presente em nossas vidas suportadas pela tecnologia. Ela é conveniente e fácil, e, no mundo dos negócios, faz sentido economicamente, visto que significa que você não precisa gastar muito dinheiro com infraestrutura para armazenamento de dados ou manutenção de servidores.

Contudo, você pode pensar que a nuvem é ótima para suas fotos e músicas, mas, quando considera as informações pessoais que guarda sobre as finanças dos seus clientes, a história é outra.

A forma como a nuvem garante dados seguros

Os dados da gestão de ativos que você salva na nuvem ficam muito mais seguros do que em seu próprio disco rígido. Os servidores em nuvem são fortemente protegidos. Além disso, os dados, nesses sistemas, são criptografados, o que torna a o trabalho de hackers uma tarefa laboriosa.

Considerando que uma infecção por malware em seu computador pode expor todos os seus dados facilmente e até mesmo deixar seus arquivos vulneráveis ​​a ameaças de ransomware, usar a nuvem para a sua guarda faz todo sentido.

Os provedores de nuvem investem muito tempo e dinheiro em sua tecnologia e processos operacionais para manter os centros de dados e servidores seguros e protegidos. Quando você armazena seus dados na nuvem, pode, então, aproveitar-se dessa segurança aprimorada.

Como a Microsoft afirma: “A proteção contra ameaças conhecidas e emergentes requer uma vigilância constante e uma série de defesas em vigor” — algo que a maioria das PMEs teria que se esforçar muito para alcançar com orçamentos e recursos limitados.

O que fazer para otimizar investimentos na nuvem

Sim, seus investimentos na nuvem estão bem seguros, provavelmente muito mais do que em seu próprio disco rígido, como já dissemos anteriormente. Além disso, dessa forma, os arquivos ficam fáceis de acessar e manter.

Se você está pronto para otimizar os investimentos na nuvem, sugerimos que busque um fornecedor desse serviço que seja de confiança. Além disso, siga essas práticas recomendadas para ajudar a manter os dados dos investimentos dos seus clientes seguros na nuvem:

  • Use senhas fortes. Senhas longas e aleatórias devem ser usadas para proteger o acesso aos dados. Não use a mesma senha duas vezes e não coloque nenhuma informação pessoal nela;
  • Use o software do gerenciador de senha para criar, armazenar, organizar e preencher senhas complexas sem ter que se lembrar delas;
  • Pratique a navegação inteligente. Se você estiver acessando a nuvem em um computador público, lembre-se de sair e nunca salvar a senha.

Gostou de aprender como otimizar investimentos na nuvem? Quer continuar recebendo dicas sobre como melhorar a gestão do seu negócio? Assine a newsletter da LiveCapital e receba tudo gratuitamente no seu e-mail!