É possível investir com pouco dinheiro – saiba como!

Um mito muito difundido pelo senso comum é o de que é necessário muito dinheiro para começar a investir e que, portanto, essa não é uma atividade para todos. Porém, essa afirmação não é verdade: é possível, sim, investir com pouco capital.

Há, hoje, investimentos que iniciam a partir de valores bem baixos, de R$25 a R$30, e que podem ajudar a aumentar seus rendimentos a longo prazo. Nesse artigo, vamos dar algumas dicas para tornar esse sonho uma realidade!

1- Comece o quanto antes

Não é necessário você esperar saber tudo o que é preciso saber sobre economia e rendimentos, ou então aguardar juntar uma determinada quantia para só então pensar em investir. Comece com o que você tem hoje, fazendo investimentos mais modestos e, aos poucos, vá estudando sobre o mercado financeiro, os diferentes tipos de investimentos, até finalmente partir para passos mais ousados e investir mais capital.

2- Mas antes, pague todas as dívidas!

Antes de começar de verdade, porém, é preciso quitar quaisquer pendências financeiras que estejam em atraso. Não faz sentido você ficar pagando os juros altíssimos do cheque especial enquanto mantém se dinheiro aplicado na renda fixa, por exemplo. Priorize o pagamento das dívidas em aberto, saia do pesadelo do cheque especial para, então, começar finalmente a investir.

3- Defina suas metas e foque nelas

Quem tem pouco para investir não pode se dar ao luxo de ter milhares de planos a longo prazo ao mesmo tempo. Você precisa priorizar o que é mais importante para a sua realidade atual: fazer uma viagem? Economizar para comprar um carro ou um apartamento? Poupar dinheiro para morar fora ou mesmo para viabilizar seus estudos futuramente? Seja qual for o objetivo maior, você precisa se planejar e focar 100% nele. Uma ideia interessante é colocar na ponta do lápis seus objetivos financeiros para daqui a 5, 10, 15, 20 anos, assim, é mais fácil definir com clareza o quanto você precisa poupar para alcançá-los.

4- Corte supérfluos e não viva em um padrão mais alto que suas posses

Se você não tem muito para investir no começo, infelizmente, vai precisar fazer algumas escolhas e sacrifícios financeiros. Será preciso abrir mão de alguns gastos para priorizar os investimentos. Por isso, o ideal é cortar tudo o que for supérfluo e se condicionar a viver em um padrão mais baixo, para facilitar que sobre dinheiro no fim do mês e você possa investir com mais facilidade. Isso pode significar deixar o carro na garagem de vez em quando, morar em um bairro mais barato, gastar menos em restaurantes, eliminar o hábito de fazer compras por impulso…

5- Planeje cada gasto

Já que será necessário reduzir um pouco o padrão de vida, você precisará planejar todos os seus gastos. Isso inclui fazer pesquisa de preço nos supermercados para economizar nas compras do dia a dia, não comprar mais do que o necessário, ou abastecer em um posto mais barato, por exemplo. Se você pretende fazer uma compra de valor mais alto, planeje essa compra, pesquise valores e deixe para comprar em promoções, na época da Black Friday ou em qualquer outro momento em que o preço esteja realmente vantajoso. E nunca, jamais, compre algo sem necessidade somente porque está com desconto!

6- Escolha o melhor investimento para a sua realidade

CDB, Tesouro Direto, Bolsa de Valores… existem muitas opções para vocês investir, algumas das quais serão mais adequadas ao valor que você investir e aos seus objetivos, se são de curto, médio ou longo prazo. Fazer a escolha correta é muito importante, afinal, hoje existem títulos em que você pode começar a investir com um capital inicial muito baixo. É preciso ter em mente quais deles cabem em seu orçamento e nos seus planos futuros.

Para ajudar a administrar suas finanças, você pode sempre contar com o LiveCapital, o gerenciador universal de investimentos que controla seus derivativos, fundos, renda fixa, dentre outros ativos, em um só local, de forma online e segura. Conheça nosso sistema e aprenda como investir melhor!

Sobre o Autor

LiveCapital

LiveCapital é um gerenciador de investimentos que ajuda você a controlar online todas as suas ações, derivativos, fundos, renda fixa e outros ativos.