Dicas de investimento para apostar na viagem da sua vida

Viajar é a grande meta de boa parte dos brasileiros e, com um pouco de planejamento e disciplina, é possível economizar o suficiente para viabilizar a viagem dos seus sonhos. Manter o foco no objetivo principal, organizar as finanças, quitar dívidas e cortar gastos supérfluos são passos essenciais para quem pretende colocar o pé na estrada – ou no avião – em um futuro próximo. 

Para acelerar um pouco esse processo e garantir uma viagem tranquila e sem sustos, decidimos dar algumas dicas de investimentos com boa liquidez que rendem mais do que a Poupança.  Esperamos que essa leitura te ajude a fazer investimentos inteligentes e desfrutar, enfim, da viagem de sua vida! 

Existe um investimento ideal para quem quer viajar?

Na verdade, existem algumas opções. Certas aplicações têm rentabilidade baixa e podem acabar não valendo a pena, por fazer o dinheiro aplicado sofrer uma queda no poder de compra. É o caso da caderneta de poupança que, a depender do período, pode render menos do que a inflação.

O ideal é prestar atenção à liquidez do investimento pretendido. Certas aplicações têm regras que estabelecem um prazo mínimo para resgate, ou seja, se você precisar tirar o dinheiro antes, além de perder dinheiro, ainda pode ter que arcar com multas e encargos extras. 

Por isso, na hora de escolher o investimento perfeito, avalie quanto tempo você vai ter até precisar fazer o resgate, e opte por modalidades que permitam a retirada dentro desse prazo. Isso é importante pois, quando fazemos uma viagem, precisamos de fácil acesso ao dinheiro para pagar as passagens, as diárias de hotel, entre inúmeras outras despesas. Além disso, é bom viajar com uma certa quantia de dinheiro vivo, para não ficar refém dos cartões de créditos. 

Os três melhores investimentos para fazer uma viagem

Tesouro Direto

Já fizemos recentemente uma postagem somente sobre o Tesouro Direto, o queridinho da maior parte dos investidores. Trata-se de uma modalidade de renda fixa que alia segurança e boa rentabilidade, em um combo perfeito para quem planeja fazer uma viagem em breve. Outra vantagem é a liquidez diária desse tipo de investimento, uma vez que o Governo Federal se compromete a recomprar os títulos diariamente. 

Além disso, esse investimento é bem acessível e fácil de se fazer: a compra e a venda de títulos são feitas pela internet, através do site do Tesouro, e o valor mínimo de aplicação é de R$30. Dessa maneira, é possível investir com bem pouco dinheiro, e ainda assim ter ganhos interessantes. 

Quando o investidor desejar fazer o resgate, pode vender os títulos adquiridos e receber o valor aplicado + as taxas acordadas no início do contrato. Simples e fácil. 

 

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Os CDBs são títulos de Renda Fixa emitidos pelas instituições financeiras. Nessa modalidade, é como se o investidor emprestasse dinheiro ao banco e, no final, recebesse o valor aplicado, com o acréscimo de juros e correção monetária.

Trata-se de uma opção segura e rentável, com a vantagem extra de permitir resgates antecipados sem perdas financeiras, o que é ideal para quem planeja fazer uma viagem

Vale lembrar que as regras podem variar de acordo com a instituição financeira, portanto, informe-se sobre todos os pormenores, prazos e taxas antes de optar por esse tipo de investimento. 

Ações

Muitas pessoas têm medo de aplicar dinheiro em ações, mas, na realidade, sabendo como investir de maneira inteligente, as ações podem ser ótimas alternativas, por garantir boa rentabilidade e liquidez

Porém, como o Mercado de Ações é suscetível a variações, não é possível garantir lucros em todas as operações. De qualquer forma, hoje já se pode contar com recursos que ajudam a diminuir os riscos desse tipo de investimento e alcançar uma boa rentabilidade, que pode chegar a superar os ganhos em renda fixa. 

Em suma, viajar para o destino de seus sonhos é perfeitamente possível, desde que você comece a se planejar o quanto antes, economizando dinheiro e apostando em investimentos certeiros. Com uma boa dose de organização, disciplina, controle financeiro e aplicações realmente rentáveis, você pode alcançar o seu objetivo mais cedo do que esperava! 

Se precisar de ajuda para gerenciar seus investimentos e ajudar a viabilizar sua próxima viagem, já sabe: pode contar com o Live Capital! Visite nosso site e conheça nossas soluções