Descubra o que são juros compostos e como investir neles!

Você já ouviu falar em juros compostos? Sabe como funcionam e que é possível investir neles? Para entender mais sobre o assunto acompanhe este post.

Juros compostos são os juros de um período (geralmente do mês) somados ao capital para serem calculados novos juros, com isso é gerado um novo capital todos os meses. Resumindo: é dinheiro fazendo dinheiro.

Esse cálculo é feito principalmente pelas empresas financeiras para a construção de financiamentos, podendo ser muito vantajoso o investimento nesse tipo de rendimento.

Sendo assim, preparamos para você 5 maneiras de como investir nos juros compostos. Confira:

1. Economize renda para aumentar o patrimônio

Na sua vida financeira como um todo, ter disciplina e controle é fundamental. Para isso, economizar é muito importante, pois, o valor de rentabilidade é diretamente influenciado pela quantia que você investe.

Portanto, a fim de aumentar sua carteira de investimentos e ter bons retornos é preciso poupar gastos e pensar no futuro.

2. Invista a longo prazo

Quem diria que os juros compostos poderiam ser uma fonte de investimentos e de ganhar dinheiro, não é mesmo?

Dessa maneira, se tratando de juros, a palavra-chave é tempo. Esse tipo de investimento pode ser muito rentável a longo prazo. Por conseguinte, como os investimentos relacionados aos juros compostos são basicamente dinheiro rendendo dinheiro, quanto mais tempo sua aplicação puder ficar, maior será sua rentabilidade.

Além do mais, o seu rendimento se dá de forma crescente, ou seja, a cada mês que seu dinheiro fica investido, renderá mais que no mês anterior.

3. Comece cedo

O brasileiro não tem a cultura de fazer investimentos, e os jovens muito menos. Porém, nesse tipo de aplicações, quanto mais cedo forem iniciadas, melhor.

Afinal, como dito, quanto mais tempo o seu dinheiro ficar investido maior será sua rentabilidade.

Consequentemente, quanto mais cedo você começar a investir nos juros compostos, maior será o seu prazo, rendimentos e tempo para aplicação.

Então, não adie! Comece o quanto antes e tenha ótimos frutos no futuro.

4. Não movimente o dinheiro

Tenha paciência. Essa é uma das dicas primordiais para ter sucesso nesse tipo de investimento. Não fazer movimentações e não mexer nesse dinheiro é essencial para que os seus juros cresçam.

Dessa maneira, eles funcionam como uma bola de neve, os juros iniciais podem lhe desanimar, mas ao longo do tempo, se você não tocar nesse dinheiro, terá bons resultados com certeza.

5. Faça com que os juros trabalhem para você

A melhor maneira de ter sucesso nessa modalidade de investimento é optar por aplicações que rendem bem mensalmente.

No âmbito de juros compostos, há opções como tesouro direto, ações, fundos de investimento e CDB.

A sua escolha deve considerar os seus objetivos com a aplicação, tempo de retorno (curto, médio e longo prazo), o grau de risco do investimento e também o seu perfil como investidor.

Apesar de a poupança aparecer como investimento para juros compostos, ela pode não ser o melhor fim para o seu dinheiro. Isso é devido a sua baixa taxa de juros que pode levar ainda mais tempo para trazer bons resultados.

Posto isso, pesquise as opções mais vantajosas e seguras.

A aplicação em juros compostos é a chave de sucesso para investidores que têm paciência e enxergam a longo prazo. Então, tenha em mente os seus objetivos e comece o quanto antes.

Quer mais opções para render o seu dinheiro? Confira nossas dicas de como investir na bolsa de valores clicando aqui.