Descubra o que é necessário para ser um investidor de sucesso

O mundo dos investimentos pode ser um campo minado, não é mesmo? Por essa razão, existem algumas dicas e rotinas que você deve seguir para ser um investidor de sucesso.

Para isso, é necessário ter amplo conhecimento e usar estratégias para conseguir obter sucesso no mercado de investimentos. Sendo assim, disciplina e educação financeira são indispensáveis.

Pensando nisso, separamos neste post os principais pontos que merecem atenção se você deseja tornar-se um investidor de sucesso ou apresentar melhores resultados aos seus clientes. Confira:

Identifique as tendências

Muitos segmentos do mercado são sazonais. Por essa razão, é preciso estar por dentro do que está em alta para não correr o risco de perder dinheiro. A tendência é o preço que uma determinada ação está seguindo e sendo negociada.

Para definir o melhor momento de comprar ou vender um ativo, você deve saber identificar as ações que estão em tendência. Para isso, atente-se à lei da oferta e da procura.

No entanto, é preciso atenção, uma vez que as oscilações de grande parte do mercado financeiro ocorrem diariamente ou até mesmo em questão de horas.

Utilize a tecnologia

Nem sempre é possível acompanhar o mercado de ações o tempo todo e, por isso, a tecnologia pode ser sua aliada na jornada para se tornar um investidor de sucesso. Já está disponível no mercado uma ferramenta chamada “robô advisor”, que nada mais é do que um assessor.

Esse robô funciona como uma consultoria automatizada por meio de uma plataforma. O advisor é capaz de fazer recomendações, compor e aumentar sua carteira de investimentos, e até mesmo monitorar os seus ativos.

As inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes no setor de investimentos, facilitando o trabalho e poupando o tempo dos investidores.

Entenda como o mercado funciona

Outro ponto essencial para ser um investidor de sucesso é entender como o mercado de ações funciona. Sendo assim, é fundamental estudar e se atualizar, pois será de grande risco começar um investimento sem saber como aquele mercado trabalha.

Para essa educação financeira, é indispensável fazer cursos, ler sobre o assunto, acompanhar vídeos e blogs.

Aprenda com os mais experientes

Espelhar-se em quem já é um investidor de sucesso também é uma ótima estratégia. Com certeza você verá que os casos de sucesso não vieram do dia para noite, pois é preciso experiência.

Dessa forma, seguir os passos de quem já entende amplamente sobre o assunto evitará que você caia em ações de risco ou tenha grandes prejuízos.

Seja realista

É preciso ter os pés no chão e conhecer suas limitações financeiras e de conhecimento. Baseie-se na sua condição financeira e no seu perfil investidor. Por isso, não ultrapasse a sua realidade se expondo a grandes riscos, tenha um bom controle financeiro, prefira os investimentos seguros se não tem muita experiência e, o mais importante: não se apegue somente aos ganhos!

Para ser um investidor de sucesso é preciso muito estudo, disciplina e ser realista. Não é do dia para a noite que você se tornará referência no mercado. Então, alie boas oportunidades ao preparo e conhecimento.

Gostou deste post? Que tal assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos em primeira mão?

Sobre o Autor

LiveCapital

LiveCapital é um gerenciador de investimentos que ajuda você a controlar online todas as suas ações, derivativos, fundos, renda fixa e outros ativos.