Descubra como explicar qual o melhor investimento para seu cliente

Ser consultor de investimentos é uma atividade complexa. Além da necessidade de permanecer sempre atualizado sobre o mercado e de possuir um profundo conhecimento dos produtos financeiros, um consultor de investimentos enfrenta diariamente diversos desafios no cumprimento da sua profissão.

Comparar investimentos, bater metas, garantir boa rentabilidade, acompanhar e apresentar resultados e, é claro, convencer o cliente de que determinado investimento é o melhor para ele são alguns dos desafios enfrentados pelo consultor.

Entretanto, muitos consultores têm dificuldade nessa última tarefa, pois, na maioria das vezes, os clientes são leigos no assunto e temem fazer escolhas erradas que os levem a diminuir ou perder seu patrimônio.

Para contornar essa situação, separamos neste post algumas dicas de como explicar de forma simples e eficiente qual o melhor investimento para o cliente. Confira abaixo!

Explique como determinado investimento condiz com o perfil do seu cliente

O primeiro passo do trabalho de qualquer consultor de investimentos é saber qual é o perfil de investidor do seu cliente. Não adianta, por exemplo, sugerir investimentos massivos em ações para um investidor que tenha perfil conservador.

Além disso, é preciso que um investimento esteja de acordo com a realidade financeira do cliente, já que muitos investimentos exigem aplicação de um valor mínimo que deve permanecer sem movimentação durante anos.

Assim, sempre que for apresentar ou sugerir um investimento, explique como ele está relacionado ao perfil do investidor e aos objetivos que o cliente pretende atingir. Ressalte também a importância daquele investimento para garantir uma carteira diversificada e mais segura.

Demonstre conhecimento técnico

Dificilmente o cliente ficará convencido de que aquele é um bom investimento se você não demonstrar conhecimento sobre o assunto. Explicar um investimento de forma técnica agrega credibilidade ao seu trabalho.

Além disso, é muito provável que o cliente faça inúmeras perguntas sobre as características do investimento (liquidez, rentabilidade, prazo, valor mínimo de aplicação, entre outros) e você precisa estar preparado para respondê-las.

Por essa razão, permaneça sempre atualizado sobre as novidades do mercado e aperfeiçoe continuamente seus conhecimentos sobre diferentes tipos de investimento.

Mostre casos de sucesso

Você também pode mostrar casos de sucesso de investimentos semelhantes ao do investidor, dando mais segurança ao cliente. Se quiser, use exemplos de outros clientes seus (sempre omitindo dados pessoais).

Entretanto, lembre-se de ressaltar que é apenas um exemplo e que situações diferentes podem acontecer. Os casos de sucesso servem para motivar o cliente e dar mais confiança, mas não podem ser vistos como garantia de bons resultados no futuro.

Conte com a ajuda de plataformas e aplicativos especializados

Para ajudar na apresentação das informações dos investimentos para o cliente, você pode contar com aplicativos e plataformas especializadas que geram gráficos e relatórios facilitando a visualização.

Além disso, essas plataformas podem ajudá-lo a monitorar os resultados dos investimentos e apresentá-los de forma simples aos clientes sempre que for necessário.

Busque uma ferramenta completa que possua funcionalidades diferentes, pois utilizar várias plataformas distintas pode tornar seu trabalho mais difícil e demorado

Com essas quatro dicas, vai ficar muito mais fácil de explicar qual é o melhor investimento para o cliente. Além de economizar tempo, você terá mais credibilidade e assertividade nas suas reuniões com os clientes.

Gostou do artigo? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como esse! Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!