Controle financeiro: como administrar os impostos de investimento?

Investimentos podem ser excepcionalmente lucrativos para os investidores, mas também são muito complicados de se manusear, pois poucos erros e desinformações geram redução da rentabilidade ou, até mesmo, prejuízos.

Uma das complexidades que todo investidor ou consultor deve lidar consiste nos impostos que recaem sobre as aplicações. Por essa razão, saber realizar um controle financeiro sobre a tributação pertinente ao assunto é fundamental para que as metas de lucratividade sejam alcançadas. Neste post, você encontrará tudo o que precisa saber sobre o assunto! Acompanhe!

Como é a tributação sobre investimentos?

No setor de investimentos, apesar de existirem várias taxas de pequenos valores que incidem sobre eles, há apenas dois impostos que geram cobranças consideráveis sobre as aplicações: o IOF e o IR. Confira uma breve explicação sobre a incidência deles:

IOF

O Imposto Sobre Operações Financeiras – IOF não recai sobre a poupança e é regresso para as CDBs e os Fundos de Investimentos. Sua alíquota diminui à medida que aumenta o prazo de aplicação, sendo de 96% para retiradas realizadas no primeiro dia e até 3% no 29ª dia. A partir do 30ª dia, seu valor será nulo.

IR

Algumas aplicações são isentas do Imposto de Renda – IR, são elas: LCAs, LCIs e Caderneta de Poupança. Lembre-se de que é obrigatório o preenchimento da Declaração Anual de Imposto de Renda, mesmo para os investimentos isentos.

Quanto aos demais investimentos, as alíquotas do tributo variam de acordo com sua modalidade e o tempo de aplicação. Confira os principais investimentos, seus prazos e respectivas alíquotas:

Tesouro Direto, CDB e Fundos de Longo Prazo

  • até 180 dias – 22,5%;
  • de 181 a 360 dias – 20%;
  • de 361 a 720 dias – 17,5%;
  • acima de 720 dias – 15%.

Fundos de Curto Prazo

  • até 180 dias – 22,25%;
  • acima de 180 dias – 20%.

Ações

Essa modalidade tem alíquota fixa em 15%, porém aumentará para 20% caso as transações sejam de day trade — compras e vendas realizadas a curtíssimo prazo.

Quais são as vantagens do controle financeiro?

Confeccionar um controle financeiro sobre a tributação é essencial para aproveitar todos os benefícios de um investimento. Confira as essas vantagens obtidas:

  • certeza financeira;
  • melhor acompanhamento do retorno sobre investimentos;
  • alcance das metas e objetivos;
  • contas sempre positivas ao final do mês;
  • decisões mais assertivas sobre as aplicações;
  • planejamento a longo prazo.

Como fazer um controle financeiro?

Os privilégios listados somente serão aproveitados com uma boa administração das aplicações. Confira como fazê-la a seguir:

Anote todos os valores incididos

Fazer anotações das cobranças dos tributos gera um grande impacto nos seus investimentos. Ao fazê-lo, você pode perceber como se dá a tributação sobre seu investimento, e as eventuais cobranças indevidas não passarão despercebidas por você. Assim, bastará contratar um advogado para reaver a quantia que foi cobrada indevidamente.

Mantenha uma planilha de informações

Arquitetar uma planilha financeira é uma ação extremamente útil para manter o controle sobre suas finanças, os valores das aplicações e seus respectivos impostos incidentes. É importante criar uma rotina de atualização da planilha. Em longo prazo, você poderá comparar os valores atuais com os antigos e identificar quais investimentos são mais vantajoso ou se encaixam no seu perfil.

Estruture uma reserva financeira

Criar uma reserva financeira é essencial para se prevenir contra imprevisibilidades ou eventuais prejuízos. Ao fazê-lo, você estará sempre preparado para efetuar o pagamento de despesas extraordinárias, como também nunca faltará com o pagamento de valores relativos aos tributos dos investimentos.

Utilize um gerenciador de investimentos

A burocracia pode ser muito grande se o controle for realizado pelo próprio investidor, pois são vários os valores que devem ser geridos por ele. Mas essa questão pode ser facilmente solucionada com o uso de um gerenciador de investimentos, já que a ferramenta realizará todos os cálculos de forma automática e sem erros.

O controle financeiro sobre os impostos de investimentos pode ser trabalhoso, mas, para ter firmeza quanto às aplicações e à sua renda, é essencial fazê-lo. Um gerenciador de investimentos facilitará muito a vida do investidor nesse aspecto, pois todas as finanças serão organizadas rapidamente e sem complicações.

Gostou do nosso conteúdo? Então não perca tempo e assine nossa newsletter para receber gratuitamente mais guias como este!