Controle financeiro: a tecnologia da informação a seu favor

Vivemos em uma sociedade na qual se oferecem diferentes opções de investimentos, dos mais simples aos mais complexos, dos mais seguros aos mais arriscados. O estresse financeiro é marca comum na população brasileira, submetida a uma economia instável e pouco confiável. Além disso, problemas internacionais também podem afetar o cenário econômico brasileiro.

Diante desses fatores, as pessoas acabam ficando confusas e não sabem bem em que investir — fazem investimentos precipitados, perdem muito dinheiro e acabam desistindo dos seus investimentos. Ou, o que é ainda pior: podem permanecer investindo sem critérios, aumentando os prejuízos.

Veja como a tecnologia da informação, por meio de aplicativos práticos e eficientes, pode realmente ajudar você a escolher melhor seus investimentos e a manter o devido controle financeiro sobre eles!

A tecnologia e as finanças

Atualmente, muitas transações podem ser feitas remotamente, à distância. Já existem lojas virtuais e diversos aplicativos que facilitam as compras e as vendas de diferentes produtos. Deslocamentos e gastos com papel tornam-se, cada vez mais, dispensáveis.

Muitas transações bancárias são realizadas por meio de celular, via internet. A bolsa de valores deixou de ser a habitual “feira” de ativos financeiros. O Home Broker, por exemplo, é uma plataforma que serve de ponte entre a bolsa e os investidores, as pessoas que querem vender e comprar ações. Além de realizar compra/venda, o investidor pode acompanhar o saldo da sua conta na corretora, verificar sua carteira e acompanhar as cotações em tempo real.

O trader é um profissional que vive somente da bolsa de valores, trabalhando sempre remotamente, por meio da internet.

O Tesouro Direto, por sua vez, é uma iniciativa do governo que permite aos investidores usarem a plataforma para comprar títulos públicos de investimentos. Em fins de 2016, foi lançado um aplicativo do Tesouro Direto para Android.

As vantagens de usar aplicativos para controle financeiro

Podem ser elencadas muitas vantagens em usar aplicativos para controle financeiro. Uma das mais importantes é a comodidade. Afinal, o investidor terá total liberdade para negociar e investir de onde estiver, sem ficar tão limitado a um local específico.

Além disso, ao contrário do que muitos pensam, os aplicativos conferem maior segurança aos negócios, resguardando a privacidade e criptografando dados.

Alguns aplicativos funcionam completamente online, ou seja, não exigem instalação, pois foram desenvolvidos conforme a tecnologia cloud computing. Essa característica costuma repercutir positivamente nos aspectos financeiros, pois aplicativos assim costumam ser mais baratos.

A agilidade é outra vantagem de utilizar aplicativos para investir. Você terá todas as informações que precisa acessando a plataforma e fazendo a consulta. Informações em tempo real, diga-se de passagem.

Os investimentos tornam-se menos estressantes e mais produtivos e as finanças tendem a ser mais bem administradas. Essas ferramentas geram relatórios detalhados, deixando você ciente do que está acontecendo.

Além de mais eficiência, a mobilidade confere maior autonomia ao usuário, que consegue controle financeiro a partir de poucos cliques. Essa proximidade com os investimentos gera familiaridade e facilita o aprendizado do investidor, especialmente se ele é ainda um iniciante.

O aplicativo Live Capital

Entre esses aplicativos, indicados para controle financeiro, seja de finanças pessoais, seja de finanças corporativas, destaca-se o Live Capital. O software é produzido pela empresa de mesmo nome, que atua no Brasil há aproximadamente 5 anos.

O Live Capital contribui para que a pessoa gerencie todos os seus investimentos de forma simples, sem complicações, totalmente segura e permitindo acesso a todas as corretoras e ao mercado internacional.

O software oferece informações sobre a bolsa de valores, os fundos de investimentos e a renda fixa. O módulo chamado de “conta-corrente” permite rápida visualização da entrada e da saída de dinheiro no decorrer das transações, favorecendo a noção mais clara possível do capital em ativos e em moeda. Também permite maior precisão no momento de calcular impostos. Além disso, é uma incrível solução online.

Deseja manter um controle financeiro eficiente? Aproveite e entre em contato com a Live Capital para obter mais informações sobre seu software de gestão de investimentos.