Controle de investimentos: como acompanhar e principais vantagens

Fazer e manter um controle de investimentos é fundamental para não ter prejuízos em suas aplicações. Nesse sentido, é preciso que você controle todas e quaisquer alterações nos seus investimentos ou no mercado financeiro, acompanhe a economia e registre os aportes.

No entanto, muitos investidores não sabem como fazer esse controle e acompanhamento e simplesmente abandonam as suas aplicações. Pensando nisso, vamos apresentar, a seguir, os melhores meios de controlar os seus investimentos e os benefícios dessa prática. Confira!

Planilhas

É uma forma fácil de controlar investimento. É muito simples encontrar vários modelos para download na internet e, geralmente, as corretas também disponibilizam um modelo para que você possa fazer esse acompanhamento — porém, de uma maneira mais básica.

Para isso, a planilha dispõe de informações como controle de aplicações, situação do investimento, rentabilidade, aplicações, resgate e informações separadas por mês referente àquele investimento, para que você possa fazer comparações e estipular metas.

Softwares

Os softwares são meios de controle de investimento para se ter conhecimentos mais específicos e avançados da situação das suas aplicações, por meio de fórmulas desenvolvidas para esse fim. Com isso, você poderá fazer o seu controle e avaliação de forma mais rápida, simples e de maneira otimizada.

Você só precisa registrar todo e qualquer acontecimento em relação aos seus investimentos e movimentações que o software o dará todas as respostas, resultados, comparações e demais informações necessárias para ficar a par dos seus investimentos.

Manualmente

É o meio mais básico de controlar e gerir o seu investimento. Geralmente, você terá que logar no site do investimento ou corretora que você utiliza para ter acesso a algumas informações, como a sua carteira, o histórico das aplicações e questões referentes ao seu patrimônio e resgate.

Aplicativo

Sem sombra de dúvidas, é o meio mais completo e mais fácil de controle de investimento. O aplicativo disponibiliza informações completas para que você gerencie as suas aplicações da maneira mais rápida possível e de qualquer lugar.

Para isso, é possível avaliar e gerir seus fundos, sendo eles de renda fixa, variável ou qualquer outro tipo de ativo. Além disso, você pode operar com várias instituições, como bancos ou corretoras.

O aplicativo também oferece sigilo das suas informações e rigorosos protocolos de segurança para proteger seus dados por meio de criptografia.

Benefícios de acompanhar seus investimentos

A primeira boa prática para ter bons resultados com as suas aplicações é fazer o controle periódico. Com o controle de investimento, você terá mais segurança e evitará prejuízos por falta de conhecimento da situação do mercado e das suas aplicações.

Com isso, você evita perder dinheiro e terá mais facilidade em fazer o seu cálculo do imposto de renda, já que os aplicativos fornecem todos os dados para a declaração. Além disso, você terá mais flexibilidade e facilidade para investir na diversificação da sua carteira de investimentos. Então, escolha o meio que mais supre as suas necessidades de acordo com o seu perfil de investidor e aplicações que você realiza.

O controle de investimento, além de evitar que você tenha prejuízos nas suas aplicações, é uma maneira de ter mais segurança, evitar fraudes e estar atento às informações que podem influenciar na sua rentabilidade.

Precisando controlar os seus investimentos? Entre em contato conosco que daremos uma solução simples para esse problema!

Sobre o Autor

LiveCapital

LiveCapital é um gerenciador de investimentos que ajuda você a controlar online todas as suas ações, derivativos, fundos, renda fixa e outros ativos.