Conheça os tipos de investimentos mais seguros

A caderneta de poupança sempre foi uma das preferências nacionais para aplicar os recursos e fazer uma reserva. O problema é que ela rende muito pouco — por vezes até menos do que a inflação. A boa notícia é que quem busca um retorno maior pode encontrar boas opções com baixo risco.

Confira o artigo de hoje e veja os investimentos mais seguros para sair da poupança!

Títulos públicos

A partir de apenas R$ 30 já é possível aplicar em títulos públicos federais por meio do Tesouro Direto, uma plataforma eletrônica de negociação criada para essa finalidade.

No momento existem basicamente três tipos de título público:

  • Tesouro Selic: seu rendimento acompanha a taxa básica de juros do país. Assim, o investidor vai receber a variação da Selic no período da compra até o vencimento. Portanto, ele é mais atrativo quanto maior estiver a taxa de juros;

  • Tesouro IPCA+: o rendimento desse tipo de título é composto de duas partes. A primeira é uma taxa de juros combinada no momento da compra. A segunda é a variação do índice de inflação IPCA no período da compra até o vencimento. Por isso, é o mais indicado para proteger o seu dinheiro da inflação;

  • Tesouro Prefixado: o rendimento é conhecido no momento da compra do título. Por isso, ele é o mais indicado para momentos de queda da taxa de juros do país, já que seu rendimento não cai com a redução da Selic.

Vale ressaltar que esses rendimentos só estão garantidos para quem ficar com o título até o vencimento. Caso decida vender o título antes do vencimento, o investidor receberá o valor pelo qual ele está sendo negociado naquele momento, que pode ser maior ou menor do que o que pagou por ele.

Por que é seguro

Os títulos públicos não têm uma segurança que a poupança oferece — o FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Esse mecanismo garante ao investidor o ressarcimento de até R$ 250.000,00 por CPF por instituição financeira caso a instituição quebre.

Ainda assim, eles são tão ou mais seguros do que a poupança. Afinal, comprar um título público basicamente é emprestar dinheiro ao governo — a chance de o governo não honrar seus compromissos é considerada mínima.

CDBs

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título emitido por uma instituição financeira. Também é uma aplicação de renda fixa que pode tanto ser prefixada (o rendimento é conhecido no momento da compra) quanto pós-fixada (indexada a algum índice, como a taxa Selic).

Os bancos grandes costumam oferecer uma rentabilidade menor em seus CDBs, justamente porque são grandes e não precisam oferecer rendimentos altos para atrair interessados.

Os bancos médios têm oferecido retornos mais atraentes para esse tipo de investimento, muitas vezes acima de 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancária, a taxa de juros praticadas entre os bancos, que acompanha de perto a Selic).

Além disso, os bancos grandes costumam oferecer rendimentos melhores para quem aplica um volume maior.

Por que é seguro

CDBs contam com a garantia do FGC. Além disso, no caso de uma instituição financeira de grande porte, a chance de que ela quebre é muito pequena.

Fundos DI

Os fundos de investimento DI também acompanham o CDI — sua rentabilidade está ligada à variação da taxa de juros. Entre suas principais vantagens estão a facilidade de aplicar e a liquidez diária. Se você precisar resgatar os recursos, o dinheiro cai na sua conta no mesmo dia.

É mais indicado, portanto, para a sua reserva de emergência. No entanto, é preciso ficar atento à taxa de administração cobrada pelo fundo. Taxas muito altas corroem os rendimentos e podem tornar o investimento pouco atrativo. Aqui o jeito é comparar!

Por que são seguros

Apesar de não contarem com a garantia do FGC, os fundos de investimento possuem um CNPJ próprio, o que separa seu patrimônio do fundo da instituição. Assim, mesmo que a instituição quebre, o patrimônio do fundo não é atingido.

Agora que você já conhece investimentos mais seguros e rentáveis, está esperando o quê para sair da poupança? Quer saber mais sobre o assunto? Siga as nossas páginas no Facebook, no Twitter e no LinkedIn e receba dicas valiosas para as suas finanças!