Como usar o FGTS para investimentos?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador, que consiste em um depósito mensal realizado pelo empregador. Esse dinheiro fica em um fundo e é disponibilizado ao funcionário em casos especiais.

Ele pode ser retirado, por exemplo, por quem é demitido sem justa causa, bem como por quem trabalhava em empresa extinta, por quem se aposenta ou tem alguma necessidade pessoal urgente, como doença grave ou terminal. Além disso, em 2017 o saque das contas inativas (ou seja, com mais de 2 anos) foi autorizado pelo Governo Federal.

Porém, tão importante quanto saber quando e como sacar, é como usar o FGTS para investimentos, de modo a fazer o seu dinheiro render. Por isso, veja como esse processo funciona e entenda o que deve ser feito. Confira:

Analise quais são as melhores possibilidades

O fato é que o FGTS pode ser usado em investimentos de diversos tipos, garantindo robustez para o seu patrimônio e atendimento às suas necessidades. Portanto, o primeiro passo consiste em conhecer quais são as possibilidades para aplicar esses recursos.

Entre as opções, estão:

Imóveis

Comprar um imóvel ou quitá-lo parcialmente é uma das principais formas de uso do FGTS para investimentos. Há a possibilidade de o dinheiro presente no fundo ser utilizado em um financiamento no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), por exemplo.

Nesse caso, o valor do FGTS é transferido para o financiamento e, dependendo do montante, pode servir para finalizar a aquisição do imóvel. Posteriormente, há a chance de ser usado para aluguel ou revenda.

Ações

O que pouca gente sabe é que esses recursos também são aplicáveis em ações. Eventualmente, o Governo permite parte do valor desse fundo em ações determinadas e por um período mínimo.

Em geral, o investimento é limitado a 30% do total disponível e é taxado em 10% do Imposto de Renda em relação ao excedente do limite de rentabilidade estabelecido para o FGTS.

Porém, tudo muda se os recursos forem provenientes das contas inativas, que tiveram o saque autorizado até julho de 2017. Nessa situação, é possível investir em várias opções de renda fixa (CDB, LCI, LCA, etc.) e nos de renda variável (ações, fundos de investimento, etc.).

Verifique as condições de uso do FGTS para investimentos

Para que seja possível usar esse valor para investir, é preciso seguir algumas regras. No caso dos imóveis, é necessário ter, pelo menos, três anos de contribuição, não ter um imóvel no mesmo município e trabalhar na cidade onde o bem será adquirido.

Já para ações, os recursos devem ser destinados de acordo com as exigências do Governo, para empresas / fundos de ações específicos e por um tempo pré-determinado.

Novamente, caso tenha sacado o dinheiro por direito, não há regras determinadas. Você poderá encontrar uma boa corretora de valores e aplicar os recursos nas opções que forem mais convenientes para o seu perfil.

Acompanhe os resultados

Independentemente da forma de investimento, é necessário que todas as ações sejam acompanhadas de perto. Imagine, por exemplo, que sacou o valor e investiu parte no Tesouro Direto e parte em ações.

Sendo assim, é indispensável acompanhar os resultados de rentabilidade e as notícias do mercado para ambas as situações. Se for necessário, é viável vender títulos para diminuir os prejuízos ou para aumentar os lucros.

Portanto, não é porque o FGTS está aplicado que você deve se esquecer de analisar quais são as melhores opções de aplicações financeiras.

O FGTS para investimentos pode ser usado em imóveis ou ações para quem ainda não tem autorização para retirá-lo. Nas outras situações, pode ser empregado da maneira que tiver a ver com seu perfil, mas é fundamental ter análise e controle para obter bons efeitos.

Se você achou essas dicas úteis, compartilhe o post nas suas redes sociais e deixe seus contatos por dentro desse tema!