Como acompanhar e se beneficiar de sua evolução patrimonial?

Acompanhar a sua evolução patrimonial não é só uma prática saudável para as suas aplicações como também é necessária. Por meio do gerenciamento e monitoramento, você poderá tomar decisões mais rápidas e certeiras, levando em consideração a atual e a real condição dos seus bens. Isso resulta em proteção e possíveis aumentos da sua rentabilidade.

No entanto, muitas pessoas ainda não têm esse hábito, geralmente por dois motivos. O primeiro é por causa da falta de conhecimento e por não saber que os investimentos parados podem ser prejudiciais para sua remuneração. O outro motivo é pela dificuldade que muitos investidores encontram para fazer esse gerenciamento.

Pensando nisso, reunimos, neste post, formas que você pode utilizar para controlar e acompanhar a sua evolução patrimonial. Confira!

Contratar um profissional especializado

Existem profissionais que trabalham exclusivamente cuidando de diversos tipos de aplicações de diferentes perfis de investidores. Se você não tem tempo para cuidar da evolução dos seus bens ou acredita que seu conhecimento é muito superficial e não está seguro, esse profissional pode lhe ajudar.

Para isso, o consultor vai acompanhar o comportamento das suas aplicações, estudar os seus objetivos e condições e, por meio disso, poderá aconselhar sobre os investimentos mais adequados para você. Sendo assim, ele vai ajudar a traçar um plano de aplicações e a acompanhar o andamento e evolução desse planejamento.

Fazer o controle manual

Outra opção para acompanhar e gerenciar a sua evolução patrimonial é fazer, por conta própria, de forma manual. Normalmente, são utilizadas planilhas para anotar e avaliar o comportamento de cada ativo que está em processo. Para melhorar os seus resultados, trace metas, tenha objetivos e foque em estratégias que levem em consideração o tipo de investimento, seu perfil e as suas condições — tempo e recursos financeiros — para aplicação.

Contudo, para optar por esse meio, é preciso que você delegue um tempo não só para fazer esse controle, mas também para estudar sobre o mercado financeiro e o cenário econômico. Além disso, é preciso que você se mantenha atualizado sobre qualquer acontecimento que possa afetar as suas aplicações.

Usar plataformas

Se você quer controlar os próprios investimentos e dispensa a contratação de assessores ou de consultores, as plataformas de gerenciamento podem ser a sua opção. Para mensurar a evolução do seu patrimônio, gerenciar o comportamento e os acontecimentos que influenciam na sua rentabilidade, as plataformas e aplicativos são meios de fácil acesso e simples utilização.

Para isso, elas disponibilizam dados, automatizam atualizações e informações e mostram uma visão geral e real da situação de cada ativo, sejam eles ações, derivativos, fundosrenda fixa e demais tipos. Além disso, é possível operar esses gerenciadores mesmo sendo cliente de várias instituições financeiras.

As plataformas de gerenciamento levam em consideração os dados financeiros e disponibilizam, em fácil linguagem, informações que sejam úteis para que você tome as melhores decisões.

Existem diversas formas para acompanhar a evolução patrimonial. Mas, para optar entre uma delas, é preciso que entenda o que cada uma requer e disponibiliza. No entanto, as plataformas são ferramentas acessíveis e que otimizam grande parte do trabalho.

Quer controlar seus investimentos por conta própria, mas acha as planilhas ineficientes? Entre em contato conosco que mostraremos uma opção para resolver esse problema.

Sobre o Autor

LiveCapital

LiveCapital é um gerenciador de investimentos que ajuda você a controlar online todas as suas ações, derivativos, fundos, renda fixa e outros ativos.