Comece a investir hoje – Dicas rentáveis e seguras para principiantes

Muitas pessoas têm interesse em começar a investir, porém não sabem por onde começar. Isso é muito comum pois, sem experiência no assunto, a tendência é que tantas aplicações disponíveis no mercado  e tantas variáveis a serem consideradas de fato deixem o investidor de primeira viagem um pouco confuso.

Neste post, vamos dar algumas dicas para você começar a investir com segurança e garantia de retorno.

Diversifique sua carteira

É sempre interessante optar pelas aplicações que estejam mais alinhados com seu perfil de investidor mas, mais do que isso, é fundamental diversificar seu portfólio de investimentos. Quando se faz várias apostas diferentes, ao invés de colocar todo o seu patrimônio em um só lugar, você fica menos sujeito às oscilações do mercado e seus retornos financeiros são mais garantidos. Já se você puser todo o seu capital em um único investimento, estará centralizando todo o risco.

Saiba que todo investimento gera custos

Para investir seu dinheiro, é sempre necessário pagar alguma coisa, por mínimo que seja. As instituições financeiras que oferecem os investimentos cobram tarifas pelos seus serviços, como, por exemplo, a taxa de administração e a taxa de custódia, entre outras.  Também é necessário arcar com alguns custos para movimentar o dinheiro, como as tarifas de TED e DOC dos bancos. Além disso, os investimentos também são tributados: a maior parte deles não é isenta de imposto de renda e, fora esse tributo, algumas aplicações também pagam IOF, o imposto sobre operações financeiras. 

Quem está começando a investir precisa estar atento a todos esses impostos e taxas de transação para não ser pego de surpresa. Essas despesas podem diminuir a rentabilidade de suas aplicações, e precisam ser incluídas nos seus cálculos para descobrir se um investimento vale ou não a pena.  

Estude o mercado

O mercado financeiro é muito dinâmico e sujeito a oscilações. Por isso, dominar seu modo de funcionamento é primordial. Há muitos detalhes e peculiaridades envolvidos nos investimentos, tais como os fatores que causam a oscilação dos ativos e interferem no seu desempenho. 

Também é muito importante entender sobre economia, e compreender o que está por trás da inflação, da taxa básica de juros, entre outros conceitos importantes. Por isso, informe-se o máximo que conseguir sobre as especificidades desse campo, acompanhe sites, jornais e revistas relevantes nesse segmento e busque sempre se atualizar. 

Acompanhe a performance dos seus investimentos

Se você seguiu a nossa primeira dica e diversificou a sua carteira de investimentos, saiba que é necessário acompanhar regularmente o desempenho de suas aplicações após investir seu dinheiro.  

Por meio desse acompanhamento, você consegue identificar problemas antes que eles atinjam proporções muito grandes e, assim, evitar perder dinheiro. O contrário também é possível: monitorando o andamento das aplicações, é mais fácil identificar oportunidades de aumentar os rendimentos.  

Não foque somente na rentabilidade, mas também na liquidez

Para pensar no futuro, você deve garantir o presente. Isso significa que não basta investir a longo prazo, para viabilizarem objetivos mais ambiciosos: é necessário ter uma reserva financeira para o presente. Por isso, é aconselhável ter o equivalente a pelo menos seis meses de seu orçamento familiar aplicado em investimentos de alta liquidez, e que possam ser regatados a qualquer tempo. 

Alguns investimentos seguros para iniciantes

Quem está começando não deve ir com muita sede ao pote. É importante priorizar aplicações de menor risco nesse primeiro momento para, aos poucos, ir se permitindo ousar mais. Confira a seguir algumas sugestões de investimentos aconselháveis para quem quer começar a investir. 

Tesouro Direto 

O Tesouro Direto é um investimento de renda fixa de curto prazo, muito visado pelos investidores ainda inexperientes não só por ter um aporte inicial baixo, de menos de cem reais, mas também por ser seguro, apresentar baixa volatilidade e ser rentável.

Além disso, ele pode ser resgatado a qualquer momento, com os ganhos proporcionais, o que faz dele uma excelente opção para quem quer montar uma reserva de emergência ou juntar dinheiro para um futuro próximo. 

Tesouro IPCA

Esse tipo específico de tesouro é mais indicado para objetivos de médio e longo prazo, e tem sua rentabilidade atrelada à inflação, somada de uma taxa fixa. Isso significa que ele renderá mais do que a inflação, o que o torna muito seguro. Porém, para ter ganhos reais com esse tipo de aplicação, é importante levá-lo até a data de vencimento, sem tirar o dinheiro antes do prazo. 

CDB de liquidez diária

Um dos investimentos mais populares é o CDB (Certificado de Depósito Bancário), sobretudo o CDB de liquidez diária. Trata-se de um investimento em que você “empresta” dinheiro ao banco e, no final do prazo, recebe o valor com juros. O aporte inicial é de R$1000, é uma aplicação assegurada pelo Fundo Garantidor de Crédito e a rentabilidade segue a taxa Selic, o que faz dele um investimento promissor para os iniciantes. 

LCI e LCA

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA) são investimentos de renda fixa emitidos pelos bancos que funcionam de forma muito semelhante. A diferença entre essas duas aplicações é em qual setor o banco aplicará o seu dinheiro: no imobiliário ou no agronegócio. A LCI e a LCA costumam ter taxas de rentabilidade próximas do CDI, o benchmark da renda fixa. Por isso, podem ser ótimas opções se você quiser investir com rendimentos alinhados ao mercado. 

A única diferença entre elas é em qual setor o banco vai aplicar o seu dinheiro, no imobiliário ou do agronegócio. A data de vencimento e a rentabilidade são definidas no momento do contrato e elas têm a vantagem de serem isentas de imposto de renda. 

Seguindo essas sugestões, começar a investir no mercado financeiro vai ser bem mais simples. Nossa dica extra é contar com o apoio do LiveCapital para gerenciar todos os seus investimentos, controlar melhor seu patrimônio e fazê-lo se multiplicar!