CDB no vencimento ou com liquidez diária? Compare as vantagens

Dentre os investimentos em renda fixa, um dos mais interessantes é o Certificado de Depósito Bancário (CDB) pois, além de oferecer uma boa rentabilidade, também apresenta riscos baixos para o investidor. Já explicamos tudo sobre o CDB aqui no blog e, caso você tenha alguma dúvida de como esse tipo de investimento funciona, dê uma olhada nesse post para entender melhor suas vantagens e desvantagens.

Em geral, tanto a modalidade do CDB no vencimento quanto a do CDB com liquidez diária costumam trazer bons retornos. Por isso, é muito comum o questionamento: afinal, qual desses formatos é mais vantajoso?

Na verdade, não existe uma resposta correta, uma vez que cada modalidade atende a objetivos e demandas específicas. Pensando nisso, resolvemos produzir este post explicando as principais diferenças entre o CDB no vencimento e CBB com liquidez diária, e como fazer a melhor escolha para o seu perfil. 

Qual é a diferença entre essas duas modalidades?

Para darmos conta de explicar essa diferença, é preciso, antes, retomar o conceito de liquidez. Trata-se da capacidade de um ativo qualquer se transformar em dinheiro que possa ser resgatado pelo investidor. Quanto mais fácil e menos burocrático é fazer esse resgate, mais alta será a liquidez, e vice-versa.

Em casos de emergências ou crises repentinas, momentos em que é necessário sacar o dinheiro de uma hora para outra, a liquidez diária pode ser uma opção interessante, já que o dinheiro aplicado em ativos dessa modalidade pode ser retirado do montante facilmente, com direito aos juros proporcionais da operação.

Já a liquidez no vencimento só garante o retorno previsto caso o capital fique aplicado até o final do período do investimento. Como você pode imaginar, trata-se de uma opção mais viável quando se pensa em investir a longo prazo (como, por exemplo, fazer uma reserva para financiar a faculdade dos filhos no futuro). 

Vale lembrar que mesmo os ativos com liquidez diária também têm data de vencimento, entretanto, é possível fazer o saque a qualquer momento e, ainda assim, garantir o retorno proporcional. 

No próximo tópico, vamos mostrar os principais benefícios entre cada uma das opções, para que você possa fazer uma escolha mais assertiva. 

Quando optar pela liquidez diária

O maior atrativo da liquidez diária é a possibilidade de ter acesso ao dinheiro corrigido a qualquer momento, sem complicações. No instante em que for necessário fazer o resgate, basta fazer a solicitação e sacar após um dia útil.  

Dessa maneira, o CDB com liquidez diária é mais indicado para aplicações de curto prazo, e pode ser mais interessante para aqueles investidores que não têm certeza se vão precisar retirar o dinheiro antes do vencimento previsto.

Caso a intenção seja fazer uma reserva de emergência, por exemplo, a alternativa mais válida seria mesmo a liquidez diária. Se o objetivo for investir para um projeto que se realizará em um futuro próximo, como uma viagem dentro dos próximos meses, também pode ser uma boa apostar nesse formato. 

Outra situação em que essa modalidade pode ser vantajosa é naqueles momentos em que é necessário fazer o dinheiro parado na conta-corrente render. Ao invés de “perder” esse dinheiro, seria mais benéfico fazê-lo circular aplicando em um CDB com liquidez diária, mais ou menos como se faria em uma caderneta de poupança, porém com uma rentabilidade muito melhor. 

Quando optar pela liquidez no vencimento 

Quando um investidor opta por investir em um CDB no vencimento, conta com a possibilidade de obter rendimentos mais altos do que na liquidez diária. Além de render mais, a carga tributária que incide sobre ativos dessa modalidade também é menor, já que há redução da alíquota do imposto de renda. Por essas razões, os CDBs no vencimento costumam trazer retornos mais efetivos. 

Entretanto, trata-se de um tipo de investimento contra-indicado para projetos de curto prazo ou para quem não tem certeza se vai precisar retirar o dinheiro antecipadamente, uma vez que, caso o capital seja retirado antes da data estabelecida, não será possível obter o retorno proporcional, e pode-se até mesmo perder dinheiro, devido às oscilações do mercado. 

Isso acontece porque as instituições financeiras aplicam taxas de juros mais atraentes para quem pretende manter o dinheiro investido em um ativo por mais tempo. Ao longo desse período, os juros compostos fazem a sua mágica, aumentando o capital.

Por ser indicado para quem tem disponibilidade de deixar o dinheiro aplicado por um prazo mais longo, o mais aconselhável é que o investidor leve em consideração a data do vencimento da aplicação para saber quando, efetivamente, poderá fazer o resgate com segurança.

Afinal, qual é a melhor escolha?

Para obter retornos financeiros significativos, o ideal é que a liquidez esteja equilibrada com a rentabilidade e o risco do investimento. Em geral, quanto maior for o risco de determinada aplicação, maior será sua rentabilidade, e quanto mais tempo o dinheiro permanecer aplicado, maior será o potencial de retorno. 

Por isso, se você tem a intenção de investir para viabilizar um projeto de curto prazo ou queira fazer uma reserva de emergência que possa ser acessada a qualquer momento, opte pelo CDB de liquidez diária. Já se for um objetivo de longo prazo, como, por exemplo, aplicar o dinheiro para assegurar sua estabilidade financeira após a aposentadoria, o melhor a se fazer é optar pelo CDB no vencimento

Esperamos que este post tenha sido útil e ajudado a sanar as principais dúvidas sobre as diferenças entre o CDB no vencimento e CDB com liquidez diária. Não se esqueça de que, se precisar de um auxílio extra para gerenciar sua carteira de investimentos, o LiveCapital está aqui para ajudar!