Bitcoin chega a U$8.000 e agita o mercado – Entenda os motivos

Já falamos aqui no blog anteriormente sobre o bitcoin e, neste post, explicamos o que é e como investir nessa criptomoeda, com todas as vantagens, riscos e cuidados a serem tomados. Se você ainda não leu essa postagem, é bom dar uma olhada, assim, será mais fácil compreender os segredos do investimento em moedas virtuais e tirar as principais dúvidas que cercam esse assunto. 

Hoje, vamos explicar por que o Bitcoin superou a marca dos U$8.000, acumulando ganhos de mais de 20% no período de uma semana, e podendo subir mais ainda. 

A alta do Bitcoin

No final de julho, o Bitcoin disparou e chegou ao seu maior preço ao longo de 60 dias. Foi o terceiro mês em 2018 em que a criptomoeda fechou em alta. É possível verificar a cotação atual no próprio Portal do Bitcoin

O que causou a alta do Bitcoin?

No momento, A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos avalia se será aprovado o ETF, apresentado através do Chicago Board of Exchange pela VanEck e pela plataforma blockchain SolidX. Em caso de aprovação, o ETF permitiria que todos pudessem adquirir bitcoins sem ter que lidar com as exchanges, as corretoras que comercializam criptomoedas.

Hoje, para começar a comprar ou vender qualquer moeda virtual, o usuário precisa se cadastrar em alguma exchange. A eliminação dessa necessidade diminuiria a burocracia envolvida, driblaria a luta com regulamentações e também a falta de confiança pública com esse mercado. Rumores indicam que o ETF de bitcoin tem grandes chances de ser aprovado, e que a decisão definitiva pode chegar já em agosto ou setembro, e causa grande impacto nesse mercado. Caso a aprovação de fato se confirme, é possível que a moeda digital volte a atingir suas máximas no fim deste ano. 

Para os especialistas, a calmaria anterior dos preços do Bitcoin era justificada pelo risco de uma bolha e pelos danos que uma alta especulação poderiam causar. Esses fatores, porém, parecem já ter sido superados. 

A iminência da aprovação de leis de regulamentação é, portanto, a principal responsável pela alta histórica no preço do Bitcoin. Além disso, o Jornal Financial News, referência britânica no mercado financeiro, noticiou recentemente que a BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo, estaria interessada em bitcoin e nas criptomoedas, e teria criado um grupo de trabalho para explorar as formas de atuar no mercado de moedas virtuais.

Essa notícia também está ajudando a impulsionar o preço do Bitcoin, já que a expectativa dos investidores é de que o aporte de capital institucional estimule a demanda por criptoativos no mercado

Um outro fator importante, que pode ter interferido na alta, foi a  recente nomeação de David Solomon como novo presidente-executivo do Goldman Sachs. Em junho, Solomon afirmara que o banco de investimentos de Nova York estaria interessado em adicionar mais serviços de criptomoedas ao seu portfólio, o que ajudou a aumentar o frisson em torno do Bitcoin. Vale salientar que, apesar de o maior destaque no mercado ser mesmo o bitcoin, o restante do mercado de criptomoedas também está em alta nos últimos tempos. 

Será essa a hora de investir em Bitcoin? 

Com a disparada do Bitcoin e as especulações em torno disso, fica a dúvida no ar: será esse o momento de investir nas criptomoedas? Bem, essa é uma decisão muito delicada e particular, que deve ser tomada com toda a atenção.

Conforme já é notório, o investimento nas bitcoins traz algumas importantes vantagens, como a possibilidade de transferir bitcoins quase de graça e, além disso, o total controle do investidor, que não depende de governos ou bancos. Outra vantagem óbvia é a possibilidade de altos lucros. Se há benefícios, porém, operar com bitcoins também traz uma série de riscos, sendo o principal deles a alta volatilidade (os preços podem subir ou descer até 30% em um único dia!), o que torna esse tipo de investimento muito difícil de se prever

Por isso, a dica é: não invista uma parcela muito alta de seu capital disponível em bitcoins. Reserve cerca de 1 a 2% do seu portfólio geral para esse tipo de investimento. Assim, você diminui os riscos de perder dinheiro caso as coisas não saiam conforme o planejado. 

Quer saber como gerenciar seus investimentos de forma segura e inteligente, para nunca mais sair no prejuízo? Visite o nosso site e conheça todas as soluções que o LiveCapital tem a oferecer para você